13 Dezembro 2022 | Renata Vomero
Crucial ferramenta para o setor, RioFilme lança Oberservatório do Audiovisual Carioca
Dados serão usados para criar mapeamento da indústria e fortalecer estratégias para o futuro
Compartilhe:
A RioFilme anunciou no fim da semana passada a criação do Observatório do Audiovisual Carioca. A iniciativa acompanha o entendimento da importância de utilizar dados para a criação de um mapeamento do funcionamento da indústria na cidade do Rio de Janeiro e para fortalecer estratégias para o futuro do setor.
Publicidade fechar X
Já no ar, o observatório disponibiliza importantes informações sobre o volume de produções realizadas na cidade, lista os projetos aprovados nos editais da empresa pública, além dos projetos inscritos em tais editais entre 2021 e 2022. O espaço também oferece planilha de diárias de filmagens autorizadas pela Rio Film Commission entre 2018 e 2021 e relatório da Film in Rio, com balanço recente dos atendimentos às produções que filmaram no Rio de Janeiro. Há também um mapa interativo com as produções filmadas bairro a bairro.
Em constante atualização, o Observatório ganhou uma aba próprio dentro do próprio site da RioFilme, podendo ser acessado facilmente mediante download das informações.
Após alguns anos de paralisações, o setor audiovisual carioca foi retomado em agosto de 2021 com um plano de altos investimentos no segmento, tendo como peça-chave desse desenvolvimento a próprio RioFilme, que ganhou ainda maior importância no processo.
A partir de então foram anunciados diversos editais, como de cash rebate, o fortalecimento da Film Commission, criação de um conselho da próprio RioFilme e muito mais. Em março, a prefeitura anunciou o maior investimento na área no valor de R$55 milhões.
Compartilhe:
- 0 medalha