Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Aquisições

08 Dezembro 2022 | Renata Vomero

A Fábrica é adquirida majoritariamente pela Banijay Américas

Produtora passa a integrar pool com dez players norte-americanos e latinos

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Nesta semana, a Banijay, uma das maiores produtoras e distribuidoras audiovisual, anunciou mais uma novidade com relação ao Brasil. Sua divisão Banijay Américas adquiriu, em caráter majoritário, a produtora A Fábrica. A aquisição foi anunciada por Ben Samek, presidente e diretor de operações da Banijay Américas, e Laurens Drillich, presidente da Endemol Shine Latino.

Publicidade fechar X

Desta forma, A Fábrica passa a integrar um pool agora de dez produtoras da América do Norte e América Latina. Nos Estados Unidos são elas: Endemol Shine North America, Bunim/Murray Productions, Truly Original, 51 Minds Entertainment, Authentic Entertainment e Stephen David Entertainment. 

Já na América Latina, Endemol Shine Brasil (com sede em São Paulo) e Endemol Shine Boomdog, com sede na Cidade do México, e a recém-inaugurada Banijay Mexico & US Hispanic integram o estúdio.

“Quando olhamos para novas parcerias e ou aquisições em potencial, sempre começamos com uma busca por contadores de histórias talentosos e uma liderança forte, e a equipe de A Fábrica estava claramente no topo dessa lista”, disse Samek, da Banijay Américas. “Eles rapidamente estabeleceram A Fábrica como uma empresa de referência no Brasil para o melhor em filmes e conteúdos roteirizados e estamos muito entusiasmados por ter sua equipe se juntando à nossa gama de estúdios de produção de nível internacional nas Américas.”

A Fábrica, que tem sede no Rio de Janeiro e foi fundada em janeiro de 2016, está por trás de muitas das principais séries e filmes com os melhores roteiros do país. Atualmente, seu conteúdo pode ser encontrado em redes e plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, Turner, HBO Max, Globo, Globoplay, Canal GNT e Multishow.

A produtora foi fundada pelos sócios Luiz Noronha (CEO), Renato Fagundes (Chief Content Officer), Cecilia Grosso e Samanta Moraes (Produtoras) e Alberto Elias (CFO). A equipe de gestão da empresa será mantida, reportando-se a Drillich.

Noronha, afirmou: “Com a chegada da Banijay, temos a garantia de crescer com cada vez mais qualidade, tanto na gestão quanto na entrega. Mantemos a flexibilidade nos modelos de negócio e o atendimento personalizado dos clientes, reafirmando nosso compromisso com a originalidade e o resultado dos produtos.”

Do lado cinematográfico, A Fábrica tem produzido títulos originais para lançamento nos cinemas, bem como para plataformas de streaming. O estúdio recentemente conquistou a maior a audiência para um filme não falado em inglês na história da Netflix com Modo Avião. Em 2021, Lulli, da Netflix, esteve no top 10 das paradas em vários países, incluindo o Brasil.

 

Ainda em relação às telonas, a produtora lançou seu primeiro filme nos cinemas em 2018, Minha Vida em Marte, que vendeu mais de cinco milhões de ingressos nos cinemas do Brasil e foi premiado como a melhor comédia do ano no país. Atualmente, o estúdio tem oito longas-metragens em andamento, incluindo a comédia Cansei De Ser Nerd, em parceria com Hungry Man para a Paramount Pictures e Era Uma Vez Minha Primeira Vez, baseado no livro da autora best-seller brasileira Thalita Rebouças, uma produção da Warner Bros. 

A inclusão da companhia ao portfólio da Banijay reforça o compromisso global do grupo e o investimento em aumentar seu pipeline de scripts em todo o mundo. Seus últimos destaques de scripts anunciados / no ar incluem “SAS: Rogue Heroes” (Kudos para BBC One), “Marie Antoinette” (Banijay Studios France, CAPA Drama, Les Gens France para Canal+ e BBC Two), “Domina” (Tiger Aspect para Sky Atlantic), “Riding in Darkness” (Jarowskij para CMORE/TV4), “Ronja” (Filmlance para Viaplay), Fallen (Filmlance para CMORE/TV4/ZDF), “Bosé” (Shine Iberia, VIS, Elefantec Global, “Legacy Rock” para Paramount Plus), “Ripley” (Endemol Shine North America para SHOWTIME), “Gypsy Bride” (Diaganol TV para Antena3), “Dance Brothers” (Endemol Shine Finland para Netflix) e “Two Tone” (Kudos para BBC One).

Pelo visto, o Brasil está no foco de atenção da Banijay no momento. Neste mesmo, a empresa anunciou, em parceria com a Endemol Shine Brasil, a abertura do maior complexo audiovisual da América Latina, que será inaugurado em 2023.

 

Compartilhe:

  • 0 medalha