30 Novembro 2022 | Renata Vomero
Estúdios esquentam público com apostas de 2023 em marcante retorno da CCXP22
Evento de Cultura de Pop acontece entre quinta (1) e domingo (4) no São Paulo Expo
Compartilhe:
A CCXP está de volta ao presencial depois de dois anos realizando a CCXP Worlds no formato digital. O retorno acontecerá entre os dias 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo, mas o esquenta, com a Spoiler Night, já começa hoje (30) para convidados, imprensa e fãs com credenciais especiais. Em um crescimento acelerado desde sua criação em 2014, a expectativa, depois da pausa causada pela pandemia, é de público recorde, com 300 mil pessoas.
Publicidade fechar X
Pela primeira vez, o evento contará com mais de 16 empresas parceiras de conteúdos, ou Content Partners, que são as plataformas de streaming e estúdios. Entre elas estão Crunchyroll, Disney, Globoplay, HBO Max, Mauricio de Sousa Produções, Netflix, Paramount Pictures, Paramount+, Paris Filmes, Prime Video, Spotify e Universal. O público vai viver uma experiência épica com mais de 260 painéis, 220 horas de conteúdo, muitos deles exclusivos e inéditos, inclusive com premieres de filmes e séries.
O evento acontece em uma área de 115 mil m² e conta com mais de 70 estandes espalhados no pavilhão que abriga as mais de 100 marcas que apostaram em ativações, ambientes instagramáveis e muita interação. Como sempre, no centro do evento, encontra-se o Artists' Valley by Chiaroschuro Studios, um espaço voltado aos artistas inseridos no mundo dos quadrinhos, sejam eles independentes ou já consagrados. Este ano, são mais de 500 profissionais, nacionais e internacionais, que inspiram milhares de fãs e desfilam a diversidade e muitas histórias.
Os números denotam o tamanho do apetite do público e das marcas pelos grandes lançamentos e talentos, não é de hoje que a cultura de fã vem movimentando a indústria de entretenimento, especialmente a de cinema, somando cifras bilionárias aos estúdios e exibidores.
Tendo isso em vista, a maioria das distribuidoras aproveita a CCXP par dar start em suas campanhas de conteúdos voltadas para esse universo e também usar o evento como um termômetro de suas apostas para os cinemas no ano seguinte. Desta vez, a retomada da convenção em 2022 pode ser um ponto-chave para o alinhamento das estratégias dos players a partir de 2023.
“A volta para o presencial em 2022 é um cenário bem diferente de 2019. Muitas vertentes da cultura pop mudaram durante a pandemia e nesses anos chegaram novas plataformas e novos streamers surgiram, como é o caso do Gaules. Os estúdios também querem voltar a se conectar com os fãs e a comunidade, assim como nós, está ansiosa para o reencontro porque aqui, na CCXP, o fã pode ser quem ele quiser”, destacou Roberto Fabri, VP de conteúdo da CCXP.
Para Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company, o grande diferencial para esse ano é que o fã poderá ver nos detalhes o que a união entre a CCXP, estúdios e marcas pode proporcionar em questão de momentos inesquecíveis. “Cada painel, cada artista e cada estande foi fruto de muito planejamento, vontade e trabalho de todos. Tenho certeza que o evento deste ano vai ressignificar a palavra épico”.
Além do crescimento de público de 97 mil em 2014 para 280 mil pessoas presentes em 2019, a organização também mudou de nome. Passando de Comic Con Experience para CCXP e desde então realizou eventos fora de São Paulo, como a CCXP Tour, em Recife (PE), e a CCXP Cologne, na cidade de Colônia, na Alemanha, com a finalidade de promover a marca internacionalmente.
Abaixo você confere as expectativas e a programação das principais distribuidoras e players de cinema para o evento, especialmente no grandioso Palco Thunder, mais uma vez patrocinado pela Cinemark:
Paramount
Dona da maior bilheteria do ano, com Top Gun: Maverick e de muitos sucessos da cultura pop recentes, com destaque para o queridinho Sonic 2: O Filme. Para 2023, a grande aposta da distribuidora para o universo geek e nerd é Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes.
“Para a Paramount Pictures é um privilégio poder fazer parte de um evento tão relevante para a cultura pop e nerd no Brasil. Além da oportunidade de contato direto com o público, sabendo que estamos diante também de muitos fãs de nossas produções. É uma oportunidade concreta de ter retorno direto, de ouvir impressões de quem consome o que fazemos. A pandemia foi um período difícil tanto para os estúdios quanto para os fãs que encararam adiamentos de filmes e tiveram que ser pacientes para a retomada das atividades. Poder fazer parte da CCXP em 2022 é, de fato, uma celebração para todos que estão superando esse momento difícil, após dois anos de distanciamento social e eventos virtuais”, respondeu Luciana Falcão, diretora de marketing da Paramount Brasil.
Para tal, a distribuidora trará os astros do filme Chris Pine, Hugh Grant, Regé-Jean Page e Justice Smith, junto com os diretores do filme Jonathan Goldstein e John Francis Daley e o produtor Jeremy Latcham, que estarão presentes no painel de domingo, 4 de dezembro, às 17h30, no Palco Thunder.
Além do painel da distribuidora, que contará com apresentação de conteúdos exclusivos, o público poderá viver uma experiência imersiva no universo de Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes em um estande medieval inspirado na taverna apresentada na San Diego Comic Con, com atividades interativas.
“A essência da CCXP é o público apaixonado por cultura pop e antenado às novidades e lançamentos do universo do entretenimento, games, quadrinhos, tecnologia. Nossa participação foi inteiramente desenhada pensando nessas pessoas e no que elas gostariam de ver ou de que forma querem ser surpreendidas. Nossa principal ativação será voltada para ‘Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes’, que estreia em 13 de abril de 2023. Uma produção completamente conectada com tudo que o evento traz em seu DNA. É um universo muito rico e com camadas que podem ser muito bem exploradas nos cinemas. Como forma de antecipar ao público aquilo que verá nos cinemas, criamos um estande inteiro dedicado ao filme, com experiências imersivas para que o fã se sinta dentro de uma taverna como as do longa. Nossa ideia é oferecer ao público brasileiro a experiência que levamos para a San Diego Comic Con. Quem puder comparecer ao painel no domingo, dia 4, poderá compreender com o elenco e a equipe como foi construído esse mundo mágico no cinema, além de conferir prévias e conteúdos exclusivos do filme”, finalizou Luciana.
Paris Filmes
A Paris Filmes elevou a definição de “quebrar tudo” a um novo patamar ao anunciar a participação de Keanu Reeves em seu painel que será realizado no sábado, 3 de dezembro, às 20h30 no Palco Thunder.
“Sabemos da responsabilidade de trazer um nome como o Keanu Reeves para um evento como esse. É inevitável que expectativas sejam criadas para a maior atração do evento e trabalharemos não apenas para atingi-las, mas para superá-las. Traremos conteúdo exclusivo e inédito do novo filme da franquia, além de dar um presente especial para público presente no painel. Queremos que seja memorável e que os espectadores da apresentação saiam de lá com a certeza da grandiosidade de John Wick 4 que chega aos cinemas em março de 2023. Já DPA 4, não podemos falar muito sobre o projeto, mas os visitantes da CCXP descobrirão algumas novidades na apresentação”, comentou Jorge Assumpção, diretor da divisão de cinema da Paris Filmes.
O astro estará no evento para promover o quarto filme da franquia John Wick e participará de painel apresentado por Marcelo Forlani, em que ainda mostrará ao público conteúdos inéditos da produção.
“Estar na CCXP é um grande prazer. Em parte pelo contato único que conseguimos ter com o público, levar nossos conteúdos e proporcionar essa experiência imersiva e especial com talentos como o Keanu Reeves que está chegando ao Brasil nesta semana. Mas também é uma oportunidade de ofertar para o espectador presente na feira a chance de estar perto do ídolo, de um ator tão relevante para o cinema mundial e que está chegando em 2023 com mais um grande sucesso para as telonas. O que vamos trazer de John Wick 4 para o painel do dia 03 de dezembro é um presente especial para os fãs da saga que estarão presentes e que durante todos esses anos refletiram o sucesso em bilheteria. Detetives do Prédio Azul é um outro grande projeto que teremos na CCXP com um painel no stand da Globoplay para dar um gostinho do que será o novo filme DPA 4”, ressaltou o executivo.
O2 Play
A O2 Play é a distribuidora independente que terá maior espaço com diversos conteúdos programados nesta CCXP. Essa edição tem um sabor ainda mais especial já que o homenageado é Fernando Meirelles, cineasta e sócio -fundador da O2 Filmes, dona da O2 Play e que comemora 20 anos do lançamento do icônico Cidade de Deus.
Inclusive, é justamente com a homenagem ao cineasta que a programação do Palco Thunder será aberta amanhã (1) às 12h30. Na sequência, haverá uma celebração aos 20 vinte anos de Cidade de Deus. Para encerrar o dia, às 17 horas, o Palco Ultra receberá a comemoração aos 30 anos da O2 Filmes com a participação dos sócios da produtora, Andrea Barata Ribeiro, Fernando Meirelles e Paulo Morelli - e com moderação dos atores Luiz Navarro e Henrique Santana.
Mas voltando à programação da O2 Play, a distribuidora terá dois painéis sobre quatro de seus próximos lançamentos nacionais e grandes apostas para os cinemas em 2023 e reiterando: todos filmes brasileiros.
“É sensacional! Estamos com saudades. E poder levar quatro dos nossos filmes em dois painéis é uma celebração! A Covid-19 será uma realidade por muito tempo, mas a pandemia está acabando. Temos que recriar a cultura do encontro, do cinema, da troca, do convívio, e acredito que esta CCXP será a mais importante e simbólica de todos os tempos para isso”, disse Igor Kupstas, diretor da O2 Play.
O primeiro painel, intitulado “O2 Play e o Novo Cinema Indie Brasileiro” será no sábado, às 12h30, no Palco Ultra, em que a distribuidora falará de três lançamentos inéditos: Urubus, Raquel 1:1 e O Homem Cordial. O bate-papo com equipe e elenco de cada filme será mediado pelo jornalista Roberto Sadovski.
O segundo painel será no domingo, 12h30, também no Palco Ultra com a première do filme Ciclo e após a exibição vai rolar uma sessão de perguntas e respostas moderada por Antonio Tabet com o diretor do longa Ian SBF e o produtor PH Souza.
“Estamos levando talentos, diretores, produtores e material exclusivo e inédito. Tratamento VIP. Paulo Miklos, Valentina Herszage, Thaíde, Ian SBF, Roberto Sadovski e Antonio Tabet como mediadores. É a maior participação da O2 Play de todos os tempos. Acho que nunca uma distribuidora independente brasileira teve tanto conteúdo e espaço. E isso em um ano em que a O2 Filmes é homenageada no evento, com painéis para o Fernando Meirelles, sobre Cidade de Deus e sobre os 30 anos da produtora. Essa é a CCXP mais épica de todos os tempos para nós e queremos entregar um trabalho a altura”, finalizou o executivo.
Globo Filmes
A Globo Filmes estará com sua marca associada à CCXP 2022 em três painéis. O primeiro será em homenagem à carreira de Fernando Meirelles, diretor do aclamado Cidade de Deus, longa que completa 20 anos este ano.
No segundo painel, o diretor Alê Abreu, indicado ao Oscar por O Menino e o Mundo, vai apresentar e exibir para o público sua nova animação Perlimps. Esses dois primeiros painéis acontecem no Palco Thunder, no dia 1º e 2 de dezembro, respectivamente. Já o terceiro painel vai celebrar os 10 anos de D.P.A - Detetives do Prédio Azul na Arena Globoplay, no dia 3 de dezembro, além de divulgar grandes novidades para os próximos anos. Cidade de Deus, D.P.A e Perlimps são coproduzidos pela Globo Filmes.
Logo após a exibição de Perlimps, no dia 2 de dezembro, o diretor Alê Abreu vai receber no palco a produtora Laís Bodansky, o compositor André Hosoi, e os dubladores Giulia Benite e Lorenzo Tarantelli. Eles vão conversar sobre o processo de criação do longa-metragem, além de detalhar bastidores e outras experiências.
"Perlimps é uma incrível animação dirigida pelo Alê Abreu, indicado ao Oscar. É fundamental que filmes como estes façam parte de um evento do tamanho da CCXP, em contato com o público fã de animação e de cinema de qualidade. Nós da Vitrine junto à Globo Filmes, coprodutora do filme e parceira não só nesta ação como no lançamento do filme, temos certeza que será um ótimo painel junto à exibição de Perlimps", ressaltou Felipe Lopes, da Vitrine Filmes, distribuidora da animação.
No painel de D.P.A, no dia 3 de dezembro, a Globo Filmes, a produtora Conspiração Filmes e o Gloob estarão presentes junto com parte do elenco. Do grupo, estão confirmados os atores Letícia Pedro (Mila), Pedro Henriques Motta (Pippo), Cauê Campos (Capim) e Ronaldo Reis, o querido porteiro Severino. Com momentos e revelações imperdíveis, a programação será dividida em quatro partes: retrospectiva da marca; trajetória dos atores e personagens; trama de sucesso, repleta de mistério e magia; e spoilers sobre os próximos conteúdos.
Disney
A Disney trará atrações relacionadas às suas principais marcas que dão match com o público viciado em cultura pop, são eles LucasFilm, Marvel, Pixar e 20thCentury Studios. O encontro com os fãs está marcado para acontecer a partir das 16h30 do dia 1 de dezembro no Palco Thunder.
A programação será iniciada com o painel da animação Elementos, da Pixar. A produtora Denise Ream marca presença no palco, representando o estúdio. Denise é um dos principais nomes por trás de Elementos, que será lançado em junho de 2023. Dirigido por Peter Sohn, o filme animado embarca na aventura de uma dupla improvável, Ember e Wade, em uma cidade onde os moradores do fogo, água, terra e ar vivem juntos. A faiscante jovem e o garoto tranquilo estão prestes a descobrir algo elementar: o quanto eles realmente têm em comum.
Em seguida, acontece um painel especial com Jon Favreau e Dave Filoni de forma remota e ao vivo para promover a aguardada terceira temporada de The Mandalorian, série original do Disney+, que estreia no começo de 2023 exclusivamente na plataforma.
Dando sequência ao painel da Lucasfilm, a programação conta com a produção de ação do estúdio fora da franquia Star Wars: Untitled Indiana Jones 5, o quinto filme da icônica franquia com Harrison Ford retornando como o heróico arqueólogo. O longa está previsto para estrear em junho de 2023.
Já Zoe Saldaña e Jon Landau sobem ao palco para promover o próximo filme da 20th Century Studios: Avatar: O Caminho da Água, que estreia em 15 de dezembro de 2022 nos cinemas nacionais. A atriz, que interpreta novamente a princesa Na’vi a Neytiri, e o produtor do filme vêm ao Brasil para comentar sobre a sequência da icônica franquia de James Cameron.
Para finalizar com chave de ouro, o público contará com ninguém mais, ninguém menos que o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, para apresentar as novidades do estúdio, com destaque para o próximo lançamento Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que chega aos cinemas nacionais em 16 de fevereiro de 2023. Para falar mais sobre o filme, serão recebidos Paul Rudd (Homem-Formiga), Evangeline Lilly (Vespa), Jhonatan Majors (Kang, o Conquistador), e o diretor Peyton Reed.
Warner
Com diversas atrações confirmadas dentro das produções da HBO Max, os fãs das marcas cinematográficas da Warner poderão aproveitar um espaço especial na feira com o estande do estúdio trazendo diversas ações especiais e interativas dos filmes Shazam! Fúria dos Deuses, The Flash e Aquaman 2: O Reino Perdido.
Outro destaque do estande será a ativação da nova aventura da Warner Bros. com o ícone global Barbie, que permitirá aos participantes uma viagem pelo universo cor-de-rosa do filme.
Para completar, durante os quatro dias de evento, o auditório do estande também terá debates e conversas com influenciadores e fãs de diversas propriedades e franquias da Warner, como DC e HorrorVerse, além de bate-papos focados nos próximos lançamentos de cinema, entre outros.
Universal
A Universal Pictures trará Gato de Botas 2: O Último Pedido para um painel da CCXP22 com direito a exibição do filme pela primeira vez no Brasil dentro do Palco Thunder by Cinemark Club, no dia 3 de dezembro às 10h30.
A animação marca a primeira vez em mais de uma década que a DreamWorks Animation apresentou as aventuras do Gato de Botas em Gato de Botas, lançado em 2011. Vale lembrar também que o personagem apareceu pela primeira vez em Shrek 2, indicado ao Oscar em 2004, e roubou a cena se tornando uma sensação global. Além do filme solo, estrelou as duas sequências seguintes de Shrek, bem como vídeos da DreamWorks Animation e séries de TV. Os filmes Shrek e Gato de Botas arrecadaram juntos mais de US$ 3,5 bilhões em todo o mundo.
No pavilhão, a Universal Pictures terá um estande que promete entreter os fãs com muitas ativações e produtos promocionais envolvendo os próximos lançamentos do estúdio como Trolls 3, e, claro, Gato de Botas 2.
Compartilhe:
- 0 medalha