29 Novembro 2022 | Yuri Codogno
Legendary Entertainment rompe contrato de distribuição com a Warner e assina com a Sony
Novo acordo prevê prioridade em lançamentos nos cinemas
Compartilhe:
A Sony Pictures e a Legendary Entertainment firmaram um novo contrato na distribuição mundial para os filmes da produtora. Apesar do acordo substituir o antigo pacto que a Legendary tinha com a Warner Bros, a Warner ainda irá operar títulos selecionados, como Duna: Parte Dois, que está sendo filmado para lançamento em novembro de 2023, assim como os longas do Monsterverse (Godzilla, King Kong, etc…) e outros em produção. As informações são dos portais Deadline e Variety.
Publicidade fechar X
O novo acordo prevê que os novos títulos serão comercializados mundialmente pela Sony, com exceção da China, onde a Legendary East cuidará de todo o marketing e distribuição de seus filmes. A Sony Pictures e a Legendary estão alinhadas em seu compromisso contínuo com a distribuição prioritária nos cinemas.
A Sony também será a responsável por distribuir os filmes da Legendary para as TVs norte-americanas, respeitando sempre a janela de lançamentos dos cinemas. Entretanto, a Legendary manterá os direitos de produzir e distribuir filmes a parte exclusivamente para as plataformas de streamings, algo que a produtora já faz há anos.
“É uma rara oportunidade de fazer parceria dessa forma mutuamente benéfica com verdadeiros profissionais, que estão completamente alinhados com nosso compromisso cinematográfico e visão para este negócio. O brilho criativo e o poder de Legendary são enormes e estamos ansiosos para levar seu trabalho aos cinemas de todo o mundo”, disseram Josh Greenstein e Sanford Panitch, presidentes do Sony Pictures.
Joshua Grode, CEO da Legendary, também se posicionou: “À medida que continuamos a aumentar nossas ofertas de conteúdo, estamos entusiasmados em estabelecer esse relacionamento com Tony, Tom, Sanford, Josh e o restante da equipe excepcional da Sony. O compromisso da Sony com a distribuição nos cinemas se alinha com nossa visão de como extrair o máximo de valor dos filmes da Legendary. A incrível lista de filmes que [a produtora] Mary Parent acumulou foi criada para a experiência nas telonas e estamos entusiasmados com nossa parceria com a Sony para esta próxima fase de crescimento da Legendary”.
O antigo acordo da Legendary com a Warner rendeu bons números de bilheterias, com Duna e Godzilla vs. Kong, juntos, arrecadando quase US$ 900 milhões globalmente durante a pandemia, por exemplo. Outros recentes sucessos da Legendary incluem Detetive Pikachu, que faturou mais de US$ 433 milhões globais antes da pandemia, assim como a franquia Enola Holmes, da Netflix.
Apesar da parceria ser antiga, a Legendary estava com um pé atrás com a Warner há alguns anos, muito por causa dos lançamentos simultâneos nas telonas e na HBO Max, algo que a produtora sempre foi contra. Como citado, o novo acordo com a Sony prevê prioridade para lançamentos nos cinemas e o fato da Sony não possuir streaming próprio pode ter sido decisivo para o contrato.
Apesar do término, Grode elogiou a parceria que teve com a Warner: “Também somos gratos à Warner Bros. Pictures, que tem sido um parceiro valioso da Legendary por muitos anos, e esperamos continuar nosso trabalho com os talentosos executivos da Warner/Discovery”.
Compartilhe:
- 1 medalha