Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Apoio

25 Novembro 2022 | Renata Vomero

Programa de internacionalização do Governo de SP levará empresas do setor ao Ventana Sur

Visita ao maior evento do setor audiovisual da América Latina será a 9ª missão do programa CreativeSP

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Governo de São Paulo realiza a 9ª – e última – missão de 2022 do CreativeSP/Programa de Internacionalização da Economia Criativa, que tem como objetivo gerar negócios, atrair investimento estrangeiro para o estado, incentivar o intercâmbio das empresas paulistas do setor e promover São Paulo lá fora. O destino será o Ventana Sur, maior evento do setor audiovisual da América Latina, que acontece de 28 de novembro a 2 de dezembro, em Buenos Aires, na Argentina.

Publicidade fechar X

Foram selecionadas cinco empresas para participar desta missão. São elas Big Bonsai, Salvatore Filmes, Eva Filmes,  Pinguim Content e Barry Company. As companhias contarão com ações gratuitas de capacitação, consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-eventos, além da possibilidade de participação em rodadas internacionais de negócios e reuniões com investidores. O programa ainda reembolsa as empresas em até 50% dos custos com a viagem, no limite de US$ 3 mil em despesas elegíveis.

O Ventana Sur deve reunir pelo menos três mil produtores, distribuidores e investidores de mais de 50 países, que irão à Argentina para negociar direitos, apoios e patrocínios, por exemplo. Entre os organizadores do evento está o Marché du Film (Mercado do Filme), responsável pela área de negócios do Festival de Cinema de Cannes, na França, para o qual o Creative SP levou 10 empresas, em maio.

Esta é a terceira missão do ano voltada apenas ao audiovisual, que ganha destaque no programa, como explica o Coordenador da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Christiano Lima Braga: “O primeiro foi o Festival Internacional de Cannes, que a gente fez em parceria com o Cinema do Brasil, e depois a participação do Festival de Cinema de San Sebastian, com o Cinema do Brasil também. Em Cannes, a gente levou dez empresas e fizemos um trabalho forte de qualificação com elas previamente. Durante o festival fizemos reuniões com fundos internacionais, programadores de festivais, encontros de coprodução com países de interesse do Brasil, entre outros.”

O programa, nascido em 2022, é fruto de parceria entre a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado, e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais. A missão para o Ventana Sur ainda conta com apoio de BRAVI (Brasil Audiovisual Independente), Cinema do Brasil e Spcine.

Antes do Ventana Sur, o último evento de 2022, o Creative SP realizou outras oito missões, que levaram 68 empresas paulistas -- selecionadas entre quase 900 inscritos - para eventos internacionais focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, música, literatura, artes visuais e design: SXSW, nos Estados Unidos, Festival de Cinema de Cannes, na França, Festival Fringe, na Escócia, Gamescom, na Alemanha, Festival de Cinema de San Sebástian, na Espanha, C2 Montreal, no Canadá, Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e Web Summit, em Portugal.

 A expectativa do Governo de SP e das empresas participantes é que, no período de um ano, essas missões gerem cerca de R$ 300 milhões em negócios e 6,5 mil empregos no estado. Até agora, os empreendedores puderam fazer contato com mais de 1,2 mil possíveis parceiros de aproximadamente 100 países, principalmente de Estados Unidos, Alemanha, França, Canadá e Reino Unido. O valor de R$ 300 milhões supera em mais de 50 vezes o investimento público no Creative SP, que em 2022 será de R$ 5,5 milhões.

“O Creative tem sido um programa exitoso e o audiovisual tem destaque nele, é o setor mais contemplado hoje, até porque integra TV, novas mídias, cinema... e é um setor estruturado com uma oferta exportadora forte. Tem sido um retorno positivo, temos expectativa de continuar em 2023 apoiando a presença dos produtores audiovisual do estado. É importante para promover carreira do filme, para ampliar presença e circulação de empresas e formar networking internacional. O programa traz e trará benefícios para o audiovisual no estado de são Paulo”, finalizou o coordenador.

Compartilhe:

  • 0 medalha