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21 Novembro 2022 | Yuri Codogno

Itália lança iniciativa para distribuir seu novos filmes nos cinemas brasileiros

Com o novo plano, distribuidoras nacionais podem ter 30% dos gastos ressarcidos

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(Foto: Divulgação)

Em evento que ocorreu na última sexta-feira (18), a Anica (Associação Italiana das Indústrias Cinematográficas) anunciou seu novo plano de subsídio para a exibição do novo cinema italiano nos cinemas brasileiros. O Portal Exibidor esteve presente durante a apresentação, que foi feita por Roberto Stabile, diretor e responsável pelas Relações Internacionais da Anica. O evento faz parte da programação do Festival de Cinema Italiano.

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“Não temos mais nomes grandiosos como [o do diretor Federico] Fellini ou [do ator Marcello] Mastroianni, mas a atual produção cinematográfica italiana é riquíssima. Daqui alguns anos, nomes como [os dos diretores] Paolo Sorrentino e Matteo Garrone também serão muito celebrados como grandes do nosso cinema”, disse Stabile.

A iniciativa foi promovida pelo Ministério da Cultura da Itália e do Cinecittà (complexo de estúdios responsável pela maior parte da produção cinematográfica italiana) para abastecer a distribuição dos filmes locais nas salas de exibição de outros países. O novo plano de fomento cobre 30% dos custos, com um teto de 30 mil euros (R$ 163 mil, na cotação atual) por filme. Segundo o edital, o fundo estabelece um total de € 1.2 milhão como incentivo para o mundo inteiro. 

Participam da campanha filmes (longas-metragens de ficção, documentários ou animações) que sejam 100% italianos ou coproduções majoritariamente italianas. Ou seja, coproduções que sejam 70% do Brasil (ou outro país) e 30% Itália, por exemplo, não são elegíveis para o reembolso.

Para participar, as distribuidoras nacionais devem entrar com um pedido com pelo menos 90 dias de antecedência à data que pretendem lançar o filme no Brasil. Além disso, apenas longas produzidos nos 24 meses anteriores à apresentação do pedido serão considerados, assim como futuros lançamentos que estrarão em cartaz na Itália em um prazo de 180 dias também são elegíveis. Aliás, para validar a participação, a distribuidora deve ser independente e o longa não pode ter estreado no Brasil antes do pedido.

Por fim, a distribuidora deve garantir que o filme seja exibido nas salas de cinema por, pelo menos, uma semana em programação comercial comum, excluindo festivais e afins. Ainda, para longas-metragens e animações são necessárias um mínimo de seis exibições por semana e para documentários um efetivo de pelo menos três por semana. 

Caso aprovadas, as distribuidoras serão reembolsadas nos custos técnicos, de publicidade e lançamento e de produção. “Falando assim, a burocracia do processo pode parecer complicada, mas é muito simples. Cumprindo todas as exigências, o reembolso por parte do Italian Screens chega no prazo de 90 dias”, concluiu Stabile.

Em relação aos prazos, outras informações e aplicações, os interessados devem consultar o site oficial da Cinecittà, com editais disponíveis em inglês e em italiano.

Lembrando que o Festival de Cinema Italiano está acontecendo em São Paulo e, até o dia 4 de dezembro, exibirá 33 filmes inéditos, lançados entre 2021 e 2022. É uma chance única para os distribuidores escolherem alguns filmes para entrar na grade do cinema comercial do Brasil.

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