09 Novembro 2022 | Renata Vomero
Com "One Piece Film Red", Diamond Films reforça aposta na diversificação de conteúdo
Distribuidora celebra números da abertura do anime, sendo a maior estreia do fim de semana
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Com mais de 25 anos de existência, o público fã de animes conseguiu ver pela primeira vez nos cinemas brasileiros um filme da franquia One Piece, o 15º deles, na verdade. A Diamond Films trouxe One Piece Film Red estreou o filme em 3 de novembro e conseguiu atrair aos cinemas no fim de semana a soma de 191,7 mil espectadores, contando as sessões antecipadas de quarta-feira (2). Com isso, o filme foi a maior estreia da cine-semana. Os dados são da Comscore.
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Com investimento em uma estratégia criativa e assertiva, além de ser consoante com a vontade deste público, a distribuidora alcançou o marco de 3ª maior abertura entre os animes, abaixo apenas de Dragon Ball Super Broly (lançado nas férias de janeiro) e Cavaleiros do Zodíaco, de 2014. Considerando apenas os números de sua primeira semana acima apresentados, o filme está prestes a superar a carreira de todos os similares (que não tiveram carreira em tv no Brasil).
Em valores atualizados até o momento apresentados pela Diamond Films, o longa já conta com 230 mil espectadores e R$4,2 milhões em renda, ficando atrás apenas do blockbuster Adão Negro (Warner). Com esses números, a produção deve crescer em salas, mostrando também o quanto esse tipo de conteúdo encontra seu público quando bem ofertado e trabalhado, deixando de ser um universo de nicho, passando a ser mainstream.
“A resposta foi imediata, já na pré-venda percebemos um novo comportamento dos fãs de anime, que não estão mais apenas concentrados em determinadas regiões, como nos cinemas próximos às colônias japonesas. A cultura pop não tem mais fronteiras, nem idioma preferido. Conteúdos de fora do eixo geram cada vez mais curiosidade e aglomeram fãs de diversas idades e em qualquer lugar. O óbvio de antes, não se aplica mais”, comentou a Gerente de Programação da Diamond Films e Galeria Distribuidora, Rebeca de Paula, com exclusividade ao Portal Exibidor.
Aqui vale lembrar que o Brasil conta com a maior comunidade japonesa fora do Japão no mundo e, para além disso, soma admiradores e fãs da cultura pop local que se formaram pela televisão e eventos voltados a esse universo, mas que recentemente estão sendo contemplados com títulos similares ao lançamento da Diamond em diversas plataformas de streaming. Segundo dados da Grand View Research compartilhados pelo Estadão, a América Latina representa 16% do consumo de anime em um mercado que movimentou US$25,5 bilhões em 2021 e tem expectativa de se aproximar dos US$50 bilhões em 2028. Ou seja, de nicho não tem nada.
Desta forma, fica claro com os resultados de One Piece de que há demanda para este tipo de conteúdo, com um público sedento pelo consumo também na tela grande, o que garante a experiência conjunta de uma comunidade bastante estabelecida e afeita pela experiência em grupo e compartilhada.
One Piece Film Red fez uma abertura acima de gêneros consagrados entre o público brasileiro, mesmo tendo uma presença mais limitada no circuito, o que reforça essa questão da importância da diversificação de títulos e conteúdos.
“É hora de desconfiar das velhas fórmulas e nos aproximarmos mais do modo como as pessoas vêm consumindo audiovisual. Nem todo gênero comunica com as mesmas pessoas, nem todo anime é para o mesmo público. Hoje lidamos com clusters cada vez mais refinados, errar o alvo é fácil e letal”, reforçou Rebeca.
A Diamond Films também ressalta outra aposta em algo que não parecia seguro nos cinemas, mas que funcionou bastante na tela grande, com a confiança também dos exibidores. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, um dos favoritos do público e crítica do ano, atraiu 190 mil pessoas aos cinemas com presença em menos de 150 cinemas do circuito. e é um forte candidato ao Oscar 2023.
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