Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Oscar 23

07 Novembro 2022 | Yuri Codogno

Jimmy Kimmel será o apresentador do Oscar 2023

Humorista retorna para sua terceira participação

Compartilhe:

(Foto: ABC)

O apresentador e humorista do programa Jimmy Kimmel Live!, do canal estadunidense ABC, está de volta ao palco do Oscar como o principal host da noite. Será a terceira participação de Jimmy Kimmel nessa função, no ano em que a cerimônia de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas chega a sua 95ª edição. 

Publicidade fechar X

Programado para acontecer no dia 12 de março do ano que vem, o Oscar 2023 também contará com a participação de Glenn Weiss e Ricky Kirshner, anunciados em setembro, como produtores da cerimônia. Molly McNearney, esposa de Kimmel e co-roteirista e produtora executiva do Jimmy Kimmel Live!, executará a mesma função no 95º Oscar. “Estamos super empolgados por Jimmy fazer seu hat-trick neste palco global. Sabemos que ele será engraçado e estará pronto para qualquer coisa”, disseram Weiss e Kirshner em um comunicado conjunto. As informações são do portal Hollywood Reporter.

A contratação de Jimmy Kimmel reforça o compromisso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de ter apresentadores com “experiência em TV ao vivo”, visando retomar a audiência que a cerimônia  vem perdendo com o passar dos anos. O objetivo é voltar ao patamar de 50 milhões de espectadores.

Essa é uma das várias metas que o recém-contratado CEO da Academia, Bill Kramer, compartilhou recentemente. As transmissões de 2021 e 2022 foram produzidas pelo diretor de cinema Steven Soderbergh e pelo produtor de cinema Will Packer, respectivamente, e pouco agradaram aos membros da Academia e ao público. 

A última edição foi apresentada pelo trio de Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes e atraiu quase 17 milhões de espectadores, número bem superior ao ano anterior. Mesmo assim, foi a segunda transmissão do Oscar com menor audiência de todos os tempos. Além disso, a cerimônia de 2022 será para sempre lembrada por sua controversa decisão de pré-gravar e transmitir uma apresentação editada de oito prêmios e pelo tapa de Will Smith em Chris Rock.

Aliás, o próprio Jimmy Kimmel participou de uma das edições mais lembradas de todos os tempos. Em sua primeira apresentação, em 2017, durante a premiação do melhor filme, o ator Warren Beatty e a atriz Faye Dunaway pegaram o cartão errado e anunciaram La La Land como o vencedor, algo que foi corrigido na sequência e premiando Moonlight. Jimmy Kimmel nada a teve a ver com o erro, mas estava no palco no momento e aproveitou para fazer piadas com Warren. Kimmel voltou a apresentar a cerimônia em 2018.

Em setembro, Kramer e Janet Yang, a recém-eleita presidente da Academia, organizaram uma reunião com todos os membros onde foram discutidas as transmissões. “De nossa recente pesquisa com membros da Academia, aprendemos que eles não adoraram o 94º Oscar. Tive uma classificação de 20% de positividade dos membros, em comparação com 61% da 92ª¨edição; apenas 2% gostaram do Fan Favorite; 17% aprovaram os prêmios pré-gravados; e menos membros da Academia estão assistindo ao show completo”, reconheceu Kramer. 

“Jimmy é o anfitrião perfeito para nos ajudar a reconhecer os incríveis artistas e filmes do nosso 95º Oscar. Seu amor por filmes, experiência em TV ao vivo e capacidade de se conectar com o público global criará uma experiência inesquecível para nossos milhões de espectadores em todo o mundo”, observaram Kramer e Yang em outra declaração conjunta. “Com a nova perspectiva e orientação magistral de Kimmel, Weiss e Kirshner, o Oscar celebrará sua rica história de 95 anos, a natureza colaborativa do cinema e nossa comunidade diversificada, dinâmica e profundamente criativa de cineastas”, completou Kramer.

Kimmel agora se juntará ao seleto grupo de pessoas que apresentaram três vez o Oscar: Jerry Lewis, Steve Martin, Conrad Nagel e David Niven. As únicas pessoas com mais participações são Whoopi Goldberg e Jack Lemmon (4), Johnny Carson (5), Billy Crystal (9) e Bob Hope (11). “Ser convidado para apresentar o Oscar pela terceira vez é uma grande honra ou uma armadilha. De qualquer forma, sou grato à Academia por me convidar tão rapidamente depois que todos os candidatos bons disseram não”, ressaltou Kimmel.

Em relação à premiação, os membros da academia votarão na lista de filmes entre os dias 12 e 17 de janeiro, com as indicações oficiais sendo anunciadas em 24 de janeiro. Ao todo, 23 estatuetas estarão em disputa: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme Internacional, Melhor Animação, Melhor Documentário, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Efeitos Visuais, Melhor Canção Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Curta-Metragem, Melhor Animação em Curta Metragem e Melhor Documentário em Curta-Metragem.

Compartilhe:

  • 0 medalha