18 Outubro 2022 | Yuri Codogno
"Adão Negro" é a aposta dos exibidores para melhorar as bilheterias de outubro na América do Norte
O novo longa da DC promete compensar o mês de setembro, que foi pouco movimentado
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O mês de setembro foi de sensações mistas para as bilheterias da América do Norte. Se por um lado os US$ 317 milhões arrecadados superaram as projeções de US$ 300 milhões, por outro lado foi o mês em que houve a menor arrecadação desde abril de 2021, quando os cinemas ainda estavam começando a reabrir. As vendas de setembro deste ano correspondem apenas a 46% do mesmo mês de 2019, número que fica ainda pior se lembrarmos que os ingressos atuais estão 20% mais caros do que há três anos.
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Felizmente os três últimos meses de 2022 têm lançamentos que prometem reaquecer o mercado e compensar a arrecadação não tão agradável de setembro. As informações são do portal IndieWire.
Antes, é preciso ressaltar que o mês de outubro não começou mal para as bilheterias domésticas, mesmo sem franquias ou grandes sequências estreando no período. Até o momento, Sorria (Paramount) fez US$ 71 milhões, A Mulher Rei (Sony) lucrou R$ 59 milhões e Não se Preocupe, Querida (Warner) arrecadou US$ 42 milhões. Juntos, esses três filmes já fizeram mais de US$ 170 milhões na América do Norte - e ainda precisa contabilizar os recém-lançados Lilo, Lilo Crocodilo (Sony), Amsterdam (Disney) e Halloween Ends (Universal).
Mas a cereja do bolo de outubro ainda está por vir: Adão Negro (Warner) promete levar multidões aos cinemas. Com a estreia prevista para essa semana, serão apenas 11 dias até o final do mês (lembrando que na América do Norte a cine-semana começa sexta-feira), entretanto a previsão é que Adão Negro faça US$ 150 milhões até 31 de outubro.
Os últimos lançamentos da Warner para o Universo Estendido da DC foram O Esquadrão Suicida (2021), que apesar do sucesso de críticas e público, fez apenas US$ 55,8 milhões, e Mulher-Maravilha 1984 (2020), que arrecadou US$ 46,8 milhões, ambas em bilheteria doméstica. Importante lembrar que os dois tiveram estreia simultânea com a HBO Max e foram lançados meio ao ápice do Covid-19, o que pode ter diminuído consideravelmente a arrecadação final. Antes da pandemia, os últimos lançamentos do DCU foram Shazam! (2019) e Aves de Rapina (2020 e já afetado pelo coronavírus), que renderam domesticamente US$ 140,4 milhões e US$ 84,1 milhões, respectivamente.
Entretanto, nesse período a Warner lançou filmes do DC fora do universo estendido e que corresponderam ainda melhor nas bilheterias. Batman e DC Liga dos Superpets, lançados este ano, fizeram juntos mais de US$ 450 milhões na América do Norte, com destaque para o filme protagonizado por Robert Pattinson, que gerou US$ 359,3 milhões.
Por essas razões os exibidores estão ansiosos para a estreia de Adão Negro, que está tendo uma robusta campanha de lançamentos pela Warner. Indo além, os meses de novembro e dezembro também prometem altas arrecadações. Durante esse tempo, quem estará em alta é a Disney, com as estreias de Pantera Negra: Wakanda para Sempre e Avatar: O Caminho da Água.
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