Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Educação

17 Outubro 2022 | Yuri Codogno

Congresso Forcine 2022 abre inscrições e visa melhorias no ensino do audiovisual nacional

Entre os dias 24 e 28 de outubro, evento irá debater o futuro da formação do setor no Brasil

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

De 24 a 28 de outubro, o Congresso Forcine 2022 reunirá docentes, discentes, pesquisadores, especialistas, profissionais e todos os interessados no ensino e formação para o audiovisual nacional. O evento acontece de forma remota e será sediado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), que  é associada ao Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine).

Publicidade fechar X

O tema deste ano é Novas presencialidades e a construção de um ensino em rede. Na pauta, os debates contextualizam as oportunidades de compartilhamento de novas metodologias, conteúdos, janelas e formas de comunicação entre os profissionais de todas as regiões do país. 

Em 2022, o Congresso busca pensar sobre como os ensinos presenciais podem ser potencializados a partir das experiências pedagógicas do recente passado, em um esforço propositivo de continuar atravessando um período crítico da história do Brasil e lutar pela valorização da educação e do audiovisual como fatores de autonomia, dignidade e liberdade de expressão. Assim, a pergunta que norteia o evento é "Como canalizar tantas transformações ao pensar e viver os ensinos de Cinema e Audiovisual no Brasil?".

Participam das mesas especialistas, docentes e agentes do setor audiovisual. Estarão presentes nomes como Manuel Damasio, presidente da Federação Portuguesa de Escolas de Cinema e Audiovisual (FECA); o panamenho Jorge Martinez, representando a Federação de Escolas de Imagem e Som da América Latina (FEISAL); Bruno Melo, supervisor de operações do CIEE-SP; a pesquisadora Bernadete Porto; e Emília Silberstein, diretora de fotografia e docente.

"O Congresso é o evento anual mais importante do Fórum, pois reúne todo o Brasil em torno das principais pautas dedicadas ao ensino do audiovisual e a modalidade remota nos une", comentou Aletéia Selonk, presidenta do Forcine. "Para a Universidade Estadual de Goiás sediar o Congresso do Forcine é uma oportunidade de integrar o Brasil Central às demais regiões do país em uma discussão qualificada sobre o ensino do cinema e do audiovisual no Brasil", comemorou o professor Marcelo Costa. Já a professora Thais Rodrigues, em nome da Universidade, agradeceu a oportunidade de realização do evento em Goiás, no ano em que o curso de Cinema e Audiovisual da UEG completa 16 anos de criação.

Neste ano, as inscrições têm duas modalidades. A primeira delas convida a todos a realizarem uma doação, colaborando com a continuidade das atividades previstas no Congresso. A segunda modalidade é gratuita, garantindo o acesso de todos os interessados. As inscrições podem ser feitas através do link www.even3.com.br/congressoforcine2022/.

Compartilhe:

  • 0 medalha