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30 Setembro 2022 | Renata Vomero

Comscore faz análise da relação entre desempenhos de filmes nas bilheterias e redes sociais

Estudo intitulado "Cinema e Social Media: entretenimento e performance" foi divulgada na quinta-feira (29)

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Batman foi o filme de maiores engajamento nas redes em 2022 (Foto: Warner)

Nesta quinta-feira (29) a Comscore divulgou uma análise interessante intitulada Cinema e Social Media: entretenimento e performance, em que faz um estudo da relação entre os desempenhos de bilheteria e nas redes sociais dos principais filmes lançados em 2022.

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O estudo foi realizado com base em dados coletados usando as ferramentas Movies Comscore (International Box Office Essentials) - (de Janeiro de 2019 a Setembro de 2022) e Shareablee (de Janeiro a Setembro de 2022).

Antes de trazer esses insights do estudo, a Comscore trouxe um panorama completo da indústria nesse ano, destacando que em 2022 foram vendidos 71 milhões de ingressos, representando aumento de 214% com relação ao ano passado, mas ainda está cerca de 55% abaixo dos valores registrados em 2019, cujo público total foi próximo aos 130 milhões.

Segundo a empresa de análise de dados, atualmente são 59 circuitos atuando no Brasil, sendo 790 complexos e 3165 salas em atividade.

Agora, entrando no estudo de convergência entre bilheterias e redes sociais, os dados se mostram bastante proveitosos, especialmente para as distribuidoras que comandam as estratégias de marketing de cada lançamento.

Em 2022, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Disney) foi o filme mais visto entre os brasileiros, com 8,4 milhões de espectadores. Já nas redes sociais, na soma de engajamento, o filme ocupa a 2ª posição, com 3,4 milhões de interações. O líder de menções e ações de usuários nas redes é Batman (Warner), com 4,4 milhões interação, sendo, até o momento, o quarto filme mais visto no ano, registrando audiência de 5,9 milhões.

Entre os filmes brasileiros, Tô Ryca 2 (Downtown/Paris) foi o de maior audiência, vendendo 520 mil ingressos, no entanto, a comédia ocupa a quarta posição em interações nas mídias sociais, somando 61,4 mil delas. O longa mais comentado entre os usuários foi Medida Provisória (Elo Studios), chegando a 93,8 mil ações. Nos cinemas, o longa dirigido por Lázaro Ramos ocupa a segunda posição de público, com 462 mil espectadores.

A Comscore também destacou as postagens de melhor performance entre os filmes de maior engajamento. Quanto ao Batman, o jogador Neymar foi à première do filme em Paris e sua presença teve forte repercussão nas redes, saindo em canais de Instagram como TNT Sports e o do influenciador Hugo Gloss.

Doutor Estranho teve postagem com  a pré-estreia, que contou com famosos como Jade Picon, ex-BBB, o que alavancou a performance das redeis sociais, por meio do canal de Instagram da influenciadora. Outros destaques foram no Instagram do cantor Zé Felipe e no do site Ingresso.com.

Os longas internacionais de maior sucesso nas mídias sociais foram, para além de Batman e Doutor Estranho foram Thor: Amor e Trovão (2,2 milhões), Top Gun: Maverick (1,4 milhão) e Minions 2 (475,9 mil).

Quanto a Medida Provisória, a comunicadora social e ativista Gabi Oliveira marcou presença na pré-estreia, impactando positivamente na performance social de Medida Provisória através da publicação no seu canal de Twitter. Também se destacaram publicações nos canais de Instagram InstaCinefilos e do Portal iBahia.

Outro longa nacional de sucesso nas redes foi Juntos e Enrolados (Imagens), que teve participação do influenciador Jon Vlogs, o que garantiu boa performance de sua postagem no Instagram sobre o filme. Além disso, publicações sobre o filme repercutiram com melhores números nos canais de Instagram da atriz Cacau Protásio, que também fez parte do elenco, e também no perfil da distribuidora Imagem Filmes. O longa conta com 92,5 mil interações nas redes, sendo o segundo filme com maior engajamento e a quinta maior bilheteria do ano, vendendo 248 mil ingressos.

Os filmes nacionais mais engajados nas redes estão, além dos acima citados, Eduardo e Mônica (84,7 mil), Tô Ryca 2 (61,4 mil)  e Detetives do Prédio Azul 3 (36,3 mil).

Semana do Cinema

A Comscore trouxe também seus números consolidados da Semana do Cinema, campanha que aconteceu entre 15 e 21 de setembro oferecendo ingressos e combos em preços promocionais.

  • 3º melhor final de semana de 2022
  • + 3,3 milhões de espectadores
  • + de R$36,2 milhões de renda dos 10 filmes mais assistidos
  • 296% de crescimento em espectadores
  • 127% de crescimento de arrecadação
  • Órfã 2 foi líder de preferência com 1,4 milhões de espectadores e R$ 15,3 milhões de arrecadação

A análise completa pode ser acessada neste link.

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