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29 Setembro 2022 | Yuri Codogno

Lionsgate tem semana conturbada, cogita separar seus estúdios de produção e anuncia mudança de nome em seu streaming

Antes Starzplay, agora plataforma possui o nome de Lionsgate+; na América do Norte continua Starz

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(Foto: Divulgação)

A produtora e distribuidora Lionsgate está passando por uma semana daquelas. Com problemas financeiros e procurando soluções para equilibrar as contas, a empresa está cogitando dividir seus negócios de estúdio, separando o cinema da televisão e streaming. Na visão da companhia, essa é uma alternativa mais viável ao invés de “expulsar” o canal e a plataforma. As informações são dos portais Variety e The Hollywood Reporter.

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Em comunicado, a empresa ressaltou que “à medida que as negociações avançam, aumentamos nosso foco na possibilidade de girar nossos negócios de estúdio, criando uma série de benefícios financeiros e estratégicos. A esse respeito, continuamos negociações produtivas com potenciais parceiros estratégicos e financeiros em ambos os lados do nosso negócio”. Apesar disso, a Lionsgate ainda não encontrou esses parceiros.

Antes, porém, a empresa havia anunciado que estava considerando a cisão ou venda da Starz, que adquiriu em 2016 por US$ 4,4 bilhões, como parte da redução da dívida. Ainda pouco conhecido pelo público brasileiro, Starz é um canal de TV pago e que oferece um serviço de streaming. Em comparação, é como a HBO ou a Globo, que além dos canais possuem respectivamente o HBO Max e o Globoplay. 

No momento, apesar do ambiente de mercado volátil, a Lionsgate aparenta preferir separar seus negócios, visto que, no mercado internacional, a plataforma de streaming mudou seu nome de Starzplay para Lionsgate+, indicando que dará sequência ao projeto.

A partir de hoje (29), a plataforma de streaming Lionsgate+ está disponível em 16 mercados europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Finlândia, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido, Suécia, Suíça), 17 latinos (Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Venezuela) e dois asiáticos (Austrália e Japão).

Na América do Norte, Estados Unidos e Canadá continuarão com a marca Starz, enquanto no sul e sudeste asiático será Lionsgate Play e no Oriente Médio e norte da África será Starzplay Arabia.

Com a mudança de nome, a Lionsgate parece ter concluído que a economia de longo prazo do streaming vale a pena. No segundo trimestre, a base global de assinantes de streaming da Starz cresceu 4,8 milhões, chegando a 24,5 milhões, um aumento de 47% em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, contando TV + Streaming, a Starz tinha 35,8 milhões de clientes em todo o mundo no final de março. Segundo a empresa, o objetivo é atingir entre 50 milhões a 60 milhões de assinantes globais até o final do ano fiscal de 2025. 

Ao explicar o motivo da mudança de marca de Starzplay para Lionsgate+, o presidente e CEO da Starz, Jeffrey Hirsch, disse que ”operar internacionalmente sob o Lionsgate+ traz uma identidade distinta e diferenciada em um mercado internacional cada vez mais concorrido e se baseia no valor da marca no nome Lionsgate que nossa extensa pesquisa provou ser forte em todo o mundo. Mesmo com a separação da Starz e do negócio de estúdios da Lionsgate, a marca Lionsgate continuará sendo valiosa para o sucesso contínuo de nossa plataforma internacional”, dando a entender que a separação dos negócios é o caminho escolhido.

Superna Kalle, presidente de redes internacionais da Starz, acrescentou: “nosso compromisso de entregar histórias ousadas e selecionadas, onde ultrapassamos os limites e desafiamos as expectativas, permanece o mesmo. Construímos fortes relacionamentos com nossos espectadores e esperamos continuar fornecendo a eles uma narrativa premium como Lionsgate+”.

Mas a mudança de nome teve um certo preço… ao menos no Brasil. Quando a Disney+ chegou no país, trouxe posteriormente consigo a marca Star+. Porém a Lionsgate, que já estava no mercado nacional com Starzplay, bateu de frente, alegando que o nome é muito parecido e que poderia prejudicar suas ações. O resultado? A batalha chegou ao fim com um acordo extrajudicial e a Disney pagou R$ 50 milhões por possíveis danos causados ao Starzplay no mercado brasileiro. O público não esqueceu da história, mas agora resta esperar se a Disney dará um novo capítulo a essa novela.

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