26 Setembro 2022 | Yuri Codogno
Semana do Cinema registrou aumento de 296% de público nas salas nacionais
Com valor promocional de R$ 10, mais de 3,3 milhões de pessoas foram às salas escuras na última cine-semana
Compartilhe:
Um crescimento de 296% no público e 127% na renda. Esses são os ótimos números que a Comscore levantou, indicando o sucesso que a Semana do Cinema fez no Brasil. Ao todo, mais de 3,3 milhões de espectadores foram aos cinemas, gerando, entre os dias 15 e 21 de setembro, uma bilheteria de R$ 36,2 milhões.
Publicidade fechar X
A iniciativa foi idealizada pela FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas) e o objetivo era celebrar o retorno do público às salas escuras, após o longo período de paralisação provocado pela pandemia da Covid-19. Durante o período, os ingressos 2D foram comercializados por R$ 10 e os combos com pipoca e refrigerante tiveram preços especiais. 90% dos cinemas brasileiros foram adeptos do movimento, que contou com o apoio da ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex).
“A campanha superou as expectativas e celebrou a volta do público, que estava na expectativa de retomar às salas de cinema”, ressaltou Lúcio Otoni, presidente da FENEEC.
Para exemplificar o sucesso, a Semana do Cinema foi responsável pelo 3º melhor final de semana e pela 4ª melhor cine-semana de 2022, mesmo sem nenhum blockbuster tendo estreado nas últimas semanas. Deste modo, o mês de setembro acumula 5,3 milhões em público, valor 58% acima do resultado do mesmo mês do ano passado. Aliás, até o momento foram foram vendidos 72,3 milhões de ingressos em 2022, um crescimento de 216% frente ao mesmo período de 2021.
Em relação às bilheterias, o primeiro lugar ficou com Órfã 2: A Origem (Diamond), com R$ 15,3 milhões de arrecadação e 1,4 milhão de ingressos vendidos, o maior público que a distribuidora fez até hoje no país.
Na Ingresso.com, a Semana do Cinema ajudou a plataforma a fazer sua segunda maior venda do ano, com Órfã 2 sendo responsável por 51% dos tickets vendidos no período. A última semana ficou atrás somente da cine-semana de 5 de maio, quando estreou Doutor Estranho 2, que contou com uma campanha avassaladora de marketing.
A Semana do Cinema seguiu uma tendência mundial. Nos Estados Unidos aconteceu, em 3 de setembro, o National Cinema Day, com ingressos a US$ 3 em mais de três mil cinemas. Simultaneamente, o Reino Unido celebrou o National Cinema Day, que promoveu sessões por £3 libras (na cotação atual, US$ 3,24) em cerca de 550 salas.
No Brasil, as redes exibidoras participantes foram Cinemark, Cinépolis, UCI Cinemas, Cinesystem, GNC Cinemas, Moviecom, Arteplex e Cineart, além de eventuais cinemas de rua.
Compartilhe:
- 0 medalha