19 Setembro 2022 | Renata Vomero
Cinemas brasileiros fazem campanha e registram segundo melhor público do semestre
Dez filmes mais vistos do fim de semana somaram 1,84 milhão de espectadores
Compartilhe:
Este fim de semana contou com a campanha nacional “Semana do Cinema”, organizada pela FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), com apoio da Abraplex, e que contou com adesão de mais de 90% dos exibidores. Com ingressos e combos a preços promocionais, o público foi em peso para os cinemas, marcando o segundo melhor fim de semana do semestre e um dos melhores do ano. Os dados são da Comscore.
Publicidade fechar X
Entre os 10 filmes mais vistos, a venda de ingressos foi de 1,84 milhão, o mesmo valor do segundo fim de semana em que Thor: Amor e Trovão (Disney) estava em cartaz. A única vez que houve maior público no semestre foi na estreia do filme, quando 2,54 milhões de pessoas foram aos cinemas.
E antes disso, o maior número do ano, até o momento, foi na estreia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Disney), em maio, que mobilizou a ida de 3,17 milhões de espectadores aos cinemas.
“Com os números de quinta a domingo, podemos dizer que a Semana do Cinema, promoção idealizada pela FENEEC, com apoio da Abraplex foi um sucesso! Público e renda acima das expectativas mais otimistas, e adesão de mais de 92% do mercado exibidor.Acreditamos que essa promoção entrará no calendário anual dos próximos anos, com a adesão de 100% dos exibidores.Agradecemos a todos pelo empenho e pelo apoio”, celebrou Lucio Otto, presidente da FENEEC, em mensagem ao mercado. A renda entre os dez melhores filmes foi de R$20,57 milhões, mais do que o dobro da semana passada.
Desta vez, foi a estreia de Órfã 2: A Origem (Diamond) quem liderou o fim de semana de recordes. A sequência do bem-sucedido terror de 2009 atraiu 864,1 mil pessoas e faturou R$9,43 milhões. Na soma dos valores das sessões antecipadas, a produção foi vista por 882,5 mil espectadores. Essa é a maior abertura para um filme de terror no ano, segundo dados do Filme B.
A Semana do Cinema é uma iniciativa inédita e que acontecerá até 21 de setembro, os ingressos serão disponibilizados com preço único no valor de R$10 e os combos com pipoca e refrigerante terão preços especiais.
Brasil
Os excelentes números do fim de semana no Brasil foram bem complementados pelas opções variadas em cartaz. Depois de Órfã 2, se destacou Ingresso Para o Paraíso (Universal), comédia romântica estrelada por Julia Roberts e George Clooney. A produção foi vista por 229,1 mil pessoas e faturou R$3 milhões. Quase 500 mil ingressos já foram vendidos para o filme.
Em sua quarta semana em cartaz e fazendo excelentes números desde sua estreia, Não! Não Olhe! (Universal) fez bilheteria de R$1,9 milhão com os 172,1 mil ingressos vendidos. Ao todo, 688,4 mil pessoas já assistiram ao mais novo filme do consagrado Jordan Peele.
Fazendo uma volta triunfal na programação, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Sony) vendeu 168,1 mil ingressos, o que levou o filme a arrecadar R$1,7 milhão.
Depois dele, vem um dos grandes sucessos da pandemia: Minions 2: A Origem de Gru (Universal), que já foi visto por 6,59 milhões de pessoas e 162 mil só neste fim de semana.
Entre os cinco filmes mais vistos, três deles são da Universal, destacando a força que a distribuidora vem tendo ao trazer opções variadas e que encontram seus públicos específicos na tela grande. No Brasil, a operação da Universal é administrada pela Warner.
O ranking da Ingresso.com refletiu cenário semelhante aos dados consolidados da Comscore. Orfã 2: A Origem estreou nos cinemas liderando as vendas na plataforma. O filme foi responsável por 51% de todas as entradas comercializadas entre os dias 15 e 18 de setembro.
E terror foi o gênero preferido dos fãs que foram para frente das telonas no último fim de semana, pois Não! Não Olhe! foi o segundo com mais tickets vendidos no período. A comédia romântica Ingresso para o Paraíso apareceu na sequência. Minions 2: A Origem de Gru e a versão estendida de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa completaram, respectivamente, o ranking de vendas da Ingresso.com.
América do Norte
Os cinemas norte-americanos contaram com a estreia de A Mulher Rei (Sony), protagonizado pela grandiosa e premiada Viola Davis. Com uma história nunca antes contada sobre uma tribo africana cuja guarda era liderada por mulheres nos séculos 18 e 19, o filme estreou com excelentes US$19 milhões, quebrando o teto de US$10 milhões que não estava sendo superado nas últimas três semanas.
Este é um dos melhores resultados do ano considerando não se tratar de um filme que faz parte de uma franquia. Além disso, o longa estreou com a nota A+ no CinemaScope, último título a conseguir essa honra do público foi o fenômeno do ano, até o momento, Top Gun: Maverick (Paramount).
A produção vem seguida por Barbarian (Disney)que fez US$6,3 milhões, 40% a menos do que na semana passada e com uma grande discrepância com relação ao filme protagonizado por Davis.
Fechando o top 3 norte-americano vem a estreia de Pearl, derivado de X – A Marca da Morte (Playarte), da A24. O longa fez US$3,1 milhões.
Global
Mesmo fazendo abertura apenas no mercado da América do Norte, A Mulher Rei (Sony) liderou a bilheteria global com os US$19 milhões que fez na região. A expectativa é alta a partir da estreia mundial, incluindo no Brasil, nesta cine-semana.
Ingresso Para o Paraíso (Universal) fez US$12 milhões nos territórios internacionais em que está em cartaz, chegando à soma de US$14,7 milhões. A comédia romântica estreia apenas em 21 de outubro na América do Norte.
Fechando a trinca, Confidential Assignment 2: International, longa sul-coreano, arrecadou US$8 milhões em sua segunda semana em cartaz em cinco territórios asiáticos. A produção soma excelentes US$27,8 milhões na bilheteria global.
Compartilhe:
- 0 medalha