Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Entrevista

15 Setembro 2022 | Yuri Codogno

Sam Real destaca como formato ScreenX pode ser importante para a retomada dos cinemas

Executivo estará disponível para conversas durante os quatro dias da Expocine

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Primeiro cinema de multiprojeção do mundo com um campo de visão imersivo de 270º, o ScreenX expande a imagem além da tela, indo até as paredes das salas escuras. A CJ 4DPLEX, grupo responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, tem se alinhado com os principais estúdios e produtoras, garantindo aos exibidores e ao público uma nova experiência imersiva.

Publicidade fechar X

Samuel Real, vice-presidente sênior de vendas e operações da América Latina, conversou com exclusividade com o Portal Exibidor e revelou os planos para implementar as mais novas tecnologias da empresa, que além da ScreenX também tem o 4DX, no Brasil. “Eu adoraria poder abrir pelo menos em alguns cinemas este ano e estou aberto para discutir as possibilidades. Há um enorme interesse de exibidores multinacionais que espero que possam se espalhar para o Brasil”, completou o executivo.

Até o momento, existem mais de 380 salas ScreenX distribuídas em 38 países diferentes. E, segundo Samuel, mais salas e países irão implementar a tecnologia a partir do ano que vem. 

Em relação ao formato 4DX, ele oferece uma experiência multissensorial, permitindo que o público se conecte com os filmes por meio de movimento, vibração, água, vento, aromas e outros efeitos especiais que aprimoram os visuais na tela. Cada cinema 4DX possui poltronas que se movimentam sincronizadamente com mais de 21 efeitos diferentes. São mais de 784 salas 4DX em todo o mundo, abrangendo cerca de 70 países.

Confira a entrevista na íntegra:

Como foi o início do seu trabalho como executivo na CJ e como é o trabalhar a tecnologia ScreenX com os exibidores?

Embora eu esteja trabalhando na CJ por um período relativamente curto de tempo, a transição foi muito mais suave do que eu esperava. A abordagem de CJ de se vender para Hollywood é semelhante à de um estúdio, onde por 25 anos passei a maior parte do meu tempo. Eles estão constantemente investindo em conteúdo e em tecnologia, promovendo a experiência de ir ao cinema. Meu conhecimento do negócio e do relacionamento com os exibidores definitivamente me permitiu facilitar muito a transição.

Para um dono de cinema que nunca ouviu falar do ScreenX, o que é essa tecnologia? Você tem uma demonstração online?

O ScreenX é um dos dois formatos de cinema proprietários desenvolvidos pela CJ que tiveram um tremendo crescimento no ano passado. Ele expande cenas de filmes especialmente selecionadas nas paredes esquerda e direita do auditório, dando ao público a sensação de estar totalmente imerso no filme. A CJ trabalha em estreita colaboração com todos os principais estúdios e cineastas para selecionar cuidadosamente as cenas principais e garantir a apresentação da mais alta qualidade. Os nossos lançamentos recentes incluem vários filmes de grande sucesso, como Homem-Aranha: Sem Volta para Casa; Batman; Doutor Estranho no Multiverso da Loucura; Elvis; Trem-Bala; e Top Gun: Maverick. E, para fechar o ano, estamos nos preparando para lançar Pantera Negra: Wakanda para Sempre. Mas as palavras não fazem justiça ao formato, você realmente precisa experimentar a sensação. Aqui estão alguns links para demonstrar isso um pouco melhor

Quais mudanças o exibidor precisa fazer em seu cinema para ter o ScreenX?

De um modo geral, há poucas mudanças necessárias para adaptar qualquer cinema específico com a tecnologia ScreenX. Dependendo do tamanho do auditório, tudo o que seria necessário seria nosso tecido de parede proprietário para as paredes laterais, quatro projetores (dois de cada lado, projetando-se transversalmente) e um servidor ScreenX que sincroniza com o projetor central principal. O trabalho não é oneroso para a operação, pois ele todo pode ser feito fora do horário comercial, permitindo que o cinema continue funcionando normalmente. No entanto, é importante ser seletivo ao escolher a sala certa. Em nossa experiência em outros mercados, os melhores resultados vêm dos auditórios com as maiores telas centrais, os assentos mais confortáveis ​​e áudio imersivo. Portanto, recomendamos a instalação em auditórios VIP e/ou PLF.

Quantas salas ScreenX já existem no território dos EUA e como se comportaram durante o primeiro semestre neste território?

Tem havido uma demanda crescente por ScreenX nos EUA. No final de agosto, tínhamos mais de 380 mundialmente, dos quais existem 77 locais ScreenX na América do Norte (EUA e Canadá), com aproximadamente mais 60 planejados para 2023. Com o COVID-19, o público está procurando maneiras de se divertir. O ScreenX oferece o incentivo perfeito para as pessoas saírem de casa para se entreter, pois é um grande diferencial da experiência em casa. Sendo um dos principais formatos premium, o público está descobrindo uma experiência única. Isso ficou especialmente evidente com o recente lançamento de Top Gun: Maverick, um filme que quebrou vários recordes em todo o mundo, como foi o caso do filme no ScreenX. O filme ultrapassou US$ 57 milhões em 4DX e ScreenX, a maior bilheteria já registrada para o formato. À medida que o conhecimento da marca e da base de fidelização continua a crescer, esperamos que recordes como este continuem a ser quebrados. Com essas conquistas, esperamos um maior apoio do estúdio, ganhando a confiança de que o formato dará a cada filme uma vantagem adicional.

Como está a presença da ScreenX na Europa e em seu território natal (Coreia do Sul)?

O maior e mais antigo centro do ScreenX é na Ásia, onde existem mais de 190 salas com ScreenX. Na Coréia, onde está localizada a sede da CJ 4DPlex, temos mais de 60 salas e mais programadas para 2023. A Europa tem mais de 180 ScreenX. Há uma crescente valorização do formato na Europa e esperamos abrir muitos mais sites nos próximos anos.

Quais são as estratégias da ScreenX para começar a expandir na América do Sul?

Desde 2019 o formato ScreenX está presente em cinco localidades na América Latina (dois no México; dois no Peru; um em Porto Rico). Embora a Covid tenha interrompido nossos planos de expansão, esperamos voltar ao caminho certo para expandir na região à medida que as coisas voltem ao normal. Estamos empolgados com nossa robusta lista em 2023 e para os próximos anos. Trabalhar com os estúdios e talentos é a chave para o nosso sucesso. Tivemos uma tremenda quantidade de feedbacks positivos de cineastas, especialmente de Joe Kosinski e Tom Cruise, ambos que abraçaram o formato. Joe Kosinski trabalhou em estreita colaboração com a equipe de produção do ScreenX para selecionar e criar as imagens laterais. Com o ScreenX, estamos confiantes de que o formato exclusivo pode e será um contribuinte para restabelecer o cinema na região e, à medida que o formato cresce, esperamos que o ScreenX seja reconhecido como um dos formatos premium de estreia para o público.

Qual a sua expectativa em abrir o primeiro ScreenX no Brasil?

Eu adoraria poder abrir pelo menos em alguns cinemas este ano e estou aberto para discutir as possibilidades. Há um enorme interesse de exibidores multinacionais que espero que possam se espalhar para o Brasil.

Você estará na Expocine 2022? Como encontrar você?

Sim, com certeza estarei na Expocine este ano. Estou feliz por estar de volta para ver meus amigos da indústria. Já faz muito tempo. Estarei lá durante os quatro dias e se alguém quiser falar comigo, pode entrar em contato comigo pelo email: Samuel.real@cj.net. Farei o possível para falar em português, embora depois de dois anos sem falar, esteja um pouco enferrujado.

Compartilhe:

  • 2 medalha