Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

12 Setembro 2022 | Renata Vomero

"Ingresso para o Paraíso" lidera no Brasil enquanto filmes asiáticos se destacam globalmente

Este foi o pior fim de semana do ano no Brasil e segundo pior da América do Norte

Compartilhe:

(Foto: Universal)

Semana após semana desde que acabou a temporada de verão, os cinemas vêm registrando números que esfriam cada vez mais. Em mais uma cine-semana sem grandes blockbusters, a bilheteria nacional teve o pior desempenho do ano, considerando top 10, com 487,9 mil ingressos, e a América do Norte registrou o segundo pior fim de semana de 2022. As informações são da Comscore.

Publicidade fechar X

Essa lacuna de lançamentos do tipo arrasa quarteirões já era esperada desde antes mesmo de iniciarem as estreias de verão, que tiveram excelente performance nas arrecadações. Mesmo com bons títulos chegando ao público, estes apresentam,  no geral, potencial menor de reunirem grandes multidões dentro da sala escura.

É o caso das lideranças de bilheteria deste fim de semana, por exemplo. Na América do Norte, o longa mais visto foi Barbarian (Disney), sem previsão de estreia no Brasil. A produção arrecadou US$10 milhões, sendo, inclusive, a terceira semana consecutiva em que o líder do ranking não ultrapassa este valor.

No Brasil, a estreia da comédia romântica Ingresso Para o Paraíso (Universal) ficou na primeira posição, com público de 121,2 mil ingressos e R$2,8 milhões de arrecadação.

Na global, com excelente performance está Brahmastra Part 1: Shiva, produção de Bollywood do Star Studios, da Disney, que aliás distribui o filme apenas na América do Norte, Índia e Reino Unido. O filme abriu com US$23,9 milhões. Essa foi a décima melhor abertura da história na Índia e a quarta melhor abertura de bollywood da história na América do Norte, onde o filme fez US$4,4 milhões e ficou em segundo lugar no ranking. E um detalhe, a produção foi exibida em 810 cinemas, número menor do que a maior parte dos títulos, que, no geral, tem presença em mais de 2 mil complexos.

Brasil

Como já mencionamos, Ingresso Para o Paraíso (Universal) liderou a bilheteria com 121 mil ingressos vendidos. O filme, que contou com sessões antecipadas, somou 154,4 mil espectadores.

De volta para casa, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Sony) fez R$1,7 milhão com a venda de bons 92,8 mil ingressos. O longa, que estreou oficialmente em dezembro do ano passado e ganhou agora uma versão estendida, já foi visto por mais de 17 milhões de pessoas.

O título vem seguido pelo bem sucedido Não! Não Olhe! (Universal), que está há três semanas em cartaz. O longa de Jordan Peele foi visto por 77,1 mil pessoas e arrecadou R$1,59 milhões. O filme se aproxima dos 500 mil ingressos vendidos.

Sucesso absoluto do verão e para as famílias, Os Minions 2: A Origem de Gru (Universal) faturou R$1 milhão com 51,7 mil ingressos vendidos. Quase 6,5 milhões de brasileiros já foram minionzados.

Provando o quanto o Brasil se interessa pela temática espírita, Predestinado: Arigó e o Espírito de Dr. Fritz (Imagem) arrecadou R$825,1 mil com público de 40,3 mil pessoas. O filme nacional já foi visto por mais de 150 mil espectadores.

Ingresso para o Paraíso, comédia romântica estrelada por Julia Roberts e George Clooney, estreou liderando as vendas na Ingresso.com. O longa foi responsável por 29% de todos os tickets vendidos entre os dias 8 e 11 de setembro.

Não! Não Olhe! teve a segunda maior procura do fim de semana. A versão estendida de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa garantiu o terceiro lugar no ranking. Minions 2: A Origem de Gru e Predestinado: Arigó e o Espírito de Dr. Fritz completaram, respectivamente, a lista dos mais procurados pelos fãs.

 

América do Norte

Barbarian e Brahmastra Part 1: Shiva são seguido por Trem-Bala (Sony), que fez US$3,2 milhões e soma US$92 milhões na bilheteria doméstica. Este foi o filme responsável por fechar a temporada de verão nos cinemas.

O destaque da região, no entanto, é para a renda de bilheteria, sendo responsável por registrar o segundo pior fim de semana do ano e o pior desde janeiro com soma de US$42,2 milhões.

Global

Algo bastante interessante e que não é surpresa para ninguém aparece nos números da bilheteria global. Os três filmes que lideram o ranking são da Índia, China e Coreia do Sul, três grandes potências cinematográficas que têm como objetivo fortalecer – e como! – sua indústria local, mostrando a força do cinema e mercado asiático como um todo.

Depois de Brahmastra Part 1: Shiva vem Give Me Five que abriu na China com US$20,9 milhões. Ele é seguido pelo coreano Confidential Assignment 2: International, que abriu em quatro territórios e faturou US$16,6 milhões.

 

Compartilhe:

  • 0 medalha