06 Setembro 2022 | Yuri Codogno
Ancine anuncia plano de investimento para novos realizadores de cinema
Medida visa maior ocupação de produções nacionais nas telonas
Compartilhe:
A Ancine anunciou ontem (5) a ampliação de recursos para novos realizadores de cinema. A resolução é do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) que foi publicada na última sexta-feira (2), determinando a suplementação de recursos no valor de R$ 25 milhões. Somado aos recursos anteriores, o montante totaliza R$ 60 milhões em investimento.
Publicidade fechar X
A chamada visa disponibilizar verba para projetos audiovisuais, promovendo assim a inserção de novos realizadores e a regionalização da produção. O objetivo, deste modo, é que haja um aumento da participação de filmes nacionais nas salas de cinema.
O investimento irá possibilitar o aumento do número de contemplados, assim como agilizar e melhorar a eficiência na disponibilização dos recursos destinados aos projetos de novos realizadores. Para o próximo plano de expansão, há a possibilidade de considerar o desenvolvimento de novos talentos.
A Resolução nº 240/2022 foi deliberada por meio de consulta eletrônica extraordinária após as solicitações de entidades representativas do setor, como a API (Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual). Além disso, motivou a chamada o grande volume de projetos inscritos.
O investimento chega em momento conturbado da Ancine, logo após o Governo Bolsonaro propor a extinção da Condecine, colocando em risco a existência da produção audiovisual nacional.
Outra decisão tomada por consulta eletrônica extraordinária foi a revogação da Resolução nº 204/2020, que, motivada pelos efeitos da COVID-19, estabelecia critérios de priorização para a contratação dos projetos selecionados pelo Fundo.
Compartilhe:
- 0 medalha