05 Setembro 2022 | Renata Vomero
"Dia Nacional do Cinema" marca venda recorde de ingressos nos EUA em 2022
Bilheterias assimilam ressaca pós-verão em ritmo de desaceleração
Compartilhe:
Desde o fim da temporada de lançamentos de verão, os cinemas vêm buscando caminhos para preencher a lacuna de blockbusters que só retomam à programação em outubro. Este sábado (3) foi marcado, nos EUA, pelo Dia Nacional do Cinema, com ingressos a US$3. Mesmo sem reverter em renda direta de bilheteria, a data bateu recorde de público em 2022, com mais de 8 milhões de espectadores. Os dados são da Comscore.
Publicidade fechar X
Embora sem um grande lançamento no gatilho, o fim de semana teve como novidade na programação a versão estendida de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Sony), responsável por liderar o ranking doméstico, com US$6 milhões. Agora tendo acumulado de US$810 milhões e US$1,9 bilhão na global.
No geral, a Comscore reportou um crescimento de 100% nas bilheterias de sábado em comparação com a sexta-feira. Interessante reforçar que essas rendas foram substanciosas mesmo os ingressos estando 3x mais baratos do que a média de US$9. Cerca de 3 mil cinemas dos EUA participaram da celebração e mais de 500 também no Reino Unido.
Além da versão estendida do teioso, também se destacaram na América do Norte, com ênfase na celebração dos EUA, Top Gun: Maverick (Paramount) que fez US$5,5 milhões e chegou ao acumulado de quase US$698 milhões, consolidando seus US$1,4 bilhão global.
DC Liga dos Superpets (Warner) teve excelente desempenho com essa ação promocional, registrando crescimento de 32%. A animação da Warner arrecadou US$5,4 milhões no fim de semana, sendo US$2,5 milhões apenas no sábado.
Brasil
Desde que a temporada de verão do hemisfério norte passou, a bilheteria brasileira vem registrando números decrescentes de renda e público. Neste fim de semana, os dez filmes de melhor performance, segundo a Comscore, somaram 491,1 mil ingressos vendidos para R$10 milhões de arrecadação.
É interessante notar que, embora este período costume ser de morosidade nos cinemas, estes valores se assemelham ao mesmo período do ano passado, em que os exibidores ainda passavam por fortes restrições de ocupação de salas e obrigatoriedade de máscara.
No entanto, em 2021, este momento ficou marcado pelo agendamento de grandes títulos represados que geraram números melhores do que o próprio verão, como exemplo, entre setembro e outubro estrearam: Shang-Chi (Disney), 007 – Sem Tempo Para Morrer (Universal), Venom – Tempo de Carnificina (Sony) e Duna (Warner).
Desta vez, brilhando na programação nacional está Não! Não Olhe! (Universal), mais recente filme de Jordan Peele, e que chegou nas terras brasileiras um mês depois do lançamento nos EUA e com cópia digital já disponível, o que facilita a pirataria. Nesta segunda semana em cartaz, o filme de terror alienígena fez 117,9 mil espectadores e faturou R$2,5 milhões.
A estreia de Predestinado: Arigó e o Espírito de Dr. Fritz (Imagem) fez abertura de 74,6 mil ingressos e bilheteria de R$1,5 milhão. O filme contou com grande campanha da distribuidora que apostou no apelo do drama espírita com o público brasileiro. Funcionou!
Há dez semanas em cartaz, Minions 2: A Origem de Gru (Universal) arrecadou R$1,2 milhão com a venda de 63,9 mil ingressos. A animação já foi vista por 6,3 milhões de brasileiros e segue entre os melhores desempenhos do gênero.
Também estreando na programação, Um Lugar Bem Longe Daqui (Sony) atraiu público de 45 mil pessoas, o que gerou a arrecadação de R$947 mil. O filme é baseado em um best-seller homônimo.
Animação mais recente em cartaz, O Lendário Cão Guerreiro (Paramount) fez R$943 mil com 48 mil espectadores, valor maior do que a estreia do filme da Sony, no entanto, somou menor renda possivelmente por conta das meias-entradas do público infantil. Em duas semanas em cartaz, o longa já foi visto por 150 mil pessoas.
A Ingresso.com refletiu o cenário do fim de semana nas vendas da plataforma, Não! Não Olhe! foi o filme mais procurado, representando 24% das vendas, seguido de Predestinado e Minions 2.
América do Norte
Como já apontado na abertura desta análise, o destaque do fim de semana foi para a celebração do Dia Nacional do Cinema, data criada pela NATO para comemorar a experiência de cinema e agradecer o público pelo bom período do verão.
O período contou também com o feriado de Labor Day em que a Comscore divulgou os números consolidados dos quatro dias, incluindo esta segunda-feira (5). E na soma dos resultados, a figura que se forma é totalmente diferente do fim de semana. Liderando o ranking, entra, então, Top Gun: Maverick com US$7,9 milhões e US$701,2 milhões no acumulado. Com esse valor, o longa se torna a quinta maior bilheteria da América do Norte, ultrapassando Pantera Negra, de 2018, que tinha US$700 milhões.
Na sequência vem Trem-Bala (Sony) com US$7,3 milhões e acumulado de US$87 milhões. E fazendo a dobradinha da Sony, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, em versão estendida, fecha o top 3 do feriado com US$6,55 milhões.
Tanto a liderança do teioso nos números do fim de semana quanto de Top Gun no feriado denotam dois pontos importantes. O primeiro é realmente a falta de títulos que arrastem as pessoas aos cinemas, a segunda é o sucesso de dois filmes que já estão disponíveis em home entertainment, um deles há meses, fazendo com que o público ainda assim queira assisti-los na tela grande.
Global
A bilheteria global apresentou cenário diferente do doméstico e brasileiro. Trem-Bala (Sony) liderou o ranking com US$15,2 milhões, sendo US$9,8 milhões na bilheteria internacional. O filme estreou neste fim de semana no Japão, onde se passa a história baseada no romance japonês de Kōtarō Isaka.
Em seguida vem Minions 2 (Universal) com US$12 milhões e US$890 milhões no acumulado, um número impressionante e que não para de crescer.
Top Gun: Maverick (Paramount) também fez excelentes números no cenário global com US$11,3 milhões no fim de semana e US$1,4 bilhão global.
Na casa do bilhão, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa voltou ao ranking global com US$8,6 milhões e US$1,9 bilhão global. O longa contou com relançamento em uma versão estendida, os fãs poderão conferir 11 minutos a mais de cenas que foram cortadas do original.
Compartilhe:
- 0 medalha