Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estudo

25 Agosto 2022 | Renata Vomero

Mesmo com queda de público, cinema é atividade cultural presencial de maior interesse no pós-pandemia

Datafolha e Itaú Cultural divulgaram terceira fase do estudo Hábitos Culturais

Compartilhe:

(Foto: Itaú Cultural)

Nesta quarta-feira (24), o Datafolha em parceria com o Itaú Cultural divulgou a terceira fase do estudo Hábitos Culturais, que vem observando o comportamento dos brasileiros com relação às atividades culturais no período da pandemia.

Publicidade fechar X

Para tal, foram entrevistadas 2240 pessoas de todas as regiões do Brasil de idade entre 16 e 65 anos, de todas as classes econômicas e gêneros. As entrevistas foram realizadas entre os dias 2 de junho e 7 de julho.

Entre os principais insights, o estudo buscou analisar como está o comportamento das pessoas com relação a atividades culturais nesta fase de pós-pandemia, com a retomada total dos cinemas, teatros, shows e espetáculos.

Em um plano geral, a maior parte dos entrevistados disse ter diminuído a frequência nos espaços culturais e de entretenimento, mais especificamente 62% apontaram isso. Enquanto isso, 26% relataram manter a mesma frequência de antes da pandemia e 12% disseram estar consumindo mais produtos culturais agora.

Quanto ao cinema, antes da pandemia, ele era considerado uma atividade razoavelmente regular entre 59% dos entrevistados na última pesquisa. Neste último ano o número caiu para 26%, ficando entre as maiores quedas da pandemia.  

Com este valor, ainda assim, o cinema se mostrou como a principal atividade cultural presencial que os entrevistados consumiram neste último ano.  Apresentações artísticas, como teatro e exposições, foram citadas entre 18% dos participantes, mesmo valor da programação cultural infantil. Centros Culturais e Museus despertaram, respectivamente, 11% e 8% do interesse dos participantes.

Do outro lado do espectro estão as atividades online, que lideram o ranking de preferência dos brasileiros. São elas: ouvir música (80%), ver filmes e séries (70%), ouvir podcast (42%) e jogar videogame (39%).

Durante a pandemia, na segunda fase do estudo, os entrevistados apontaram o cinema como a atividade que mais sentiram falta de fazer e esse indicador se mantém no topo do ranking nesta nova fase, representando 58% das citações.

O estudo também analisou os custos mensais dos brasileiros com atividades culturais presenciais, 12% gastam de R$51 a R$100 por mês, 8% até R$50 e também 8% de R$151 a R$200. Neste sentido, portanto, o gasto médio com cultura é de R$178. 50% dos entrevistados relatou não gastar dinheiro com atividades culturais.

Confira o estudo completo no site do Itaú Cultural.

Compartilhe:

  • 0 medalha