22 Agosto 2022 | Renata Vomero
Acima das expectativas, "Dragon Ball Super" lidera as bilheterias do fim de semana
Produção fez arrecadação global de US$32 milhões e consolidou força do gênero nas telonas
Compartilhe:
Enquanto os lançamentos de verão começam a esfriar e o mercado se preocupa com os resultados até outubro, Dragon Ball Super: Super Hero (Sony) chegou na programação global garantindo impressionantes US$32 milhões, suficiente para liderar as bilheterias do fim de semana. Os dados são da Comscore.
Publicidade fechar X
O lançamento ficou nas mãos da Crunchyroll, especializada em animes e de propriedade da Sony (que cuida da distribuição internacional). Segundo a empresa, esta foi a maior abertura global para um anime e, de acordo com a Comscore, foi a abertura mais ampla da saga Dragon Ball, incluindo as salas Imax, formato do qual o filme se beneficiou bastante.
Na América do Norte, onde o anime estreou junto ao thriller A Fera (Universal), o filme fez quase o dobro do longa protagonizado por Idris Elba, com abertura de US$20,1 milhões. Na região, o filme de origem japonesa esteve em 3 mil cinemas, lançamento mais amplo para a distribuidora e também para o gênero.
Especialmente na região, o gênero vem se mostrando cada vez mais assertivo nestes últimos anos, talvez pelo fortalecimento de produções estrangeiras no streaming e pela influência das redes sociais. No início deste ano, o Jujutsu Kaisen 0 fez US$17,6 milhões na estreia, também liderando a bilheteria. No ano passado foi a vez de Demon Slayer the Movie: Mugen Train, com abertura de US$21,1 milhões, em um período de maiores restrições nos cinemas. Para comparação, Dragon Ball Super: Broly, de 2018, antecessor de Super Hero, abriu com menos de US$10 milhões na América do Norte.
No Brasil não foi diferente, depois de diversas semanas com Minions 2: A Origem de Gru (Universal) na liderança, Dragon Ball Super: Super Hero (Sony) liderou, embora com pouquíssima diferença, em renda e ingressos, com 128,5 mil espectadores e R$2,65 milhões de arrecadação.
Brasil
Como na semana passada, este fim de semana foi pouco movimentado para os cinemas brasileiros, mesmo depois de dias de frente fria na região sul e sudeste, o que tende a levar as pessoas para dentro da sala escura.
Os dez filmes de melhor performance somaram 647,8 mil ingressos vendidos, gerando renda de R$13,4 milhões.
Conforme pontuamos anteriormente, Dragon Ball Super liderou a bilheteria nacional, superando Minions 2. A animação da Universal fez, no entanto, bons 110,7 mil ingressos vendidos nesta oitava semana em cartaz, registrando faturamento de R$2,1 milhões. 6,1 milhões de brasileiros já viram o filme.
Há sete semanas nos cinemas, Thor: Amor e Trovão (Disney) faturou R$1,7 milhão com a venda de 84,4 mil ingressos. A produção foi assistida por 6,12 milhões de espectadores até o momento.
Rendendo bons números para a Sony também, Trem-Bala arrecadou R$1,6 milhão com público de 74 mil pessoas. A produção de ação com pitadas de comédia se aproxima dos 500 mil de público.
Elvis (Warner) ultrapassou uma importante marca neste fim de semana: 1 milhão de brasileiros já assistiram à cinebiografia do Rei do Rock. A produção vem garantindo boa sustentação semana a semana, estando há seis em cartaz. Agora, o longa vendeu 44,5 mil ingressos e faturou R$ 1,2 milhão.
Há cinco semanas nos cinemas, O Telefone Preto (Universal) também alcançou a marca do 1 milhão de espectadores. O número foi atingido graças aos 50,9 mil espectadores que viram o filme no fim de semana, o que gerou a arrecadação de R$ 1 milhão.
A Fera (Universal), DC Liga dos Superpets (Warner), Top Gun: Maverick (Paramount) e Gêmeo Maligno (Paris Filmes) também se destacaram nos cinemas do Brasil.
Dragon Ball Super: Super Hero liderou as vendas na Ingresso.com em seu fim de semana de estreia nos cinemas. Entre 18 e 21 de agosto, a animação foi responsável por 18% de todos os tickets comercializados.
A cinebiografia Elvis ficou na segunda posição. Trem-Bala, Minions 2: A Origem de Gru e Thor: Amor e Trovão completaram, respectivamente, o ranking dos mais vendidos na Ingresso.com no período.
América do Norte
O fator mais interessante da América do Norte foi realmente observar a performance das duas principais estreias da semana na região. A Fera (Universal) e Dragon Ball (Sony) pareciam que teriam uma discrepância menor entre si, dado o apelo do longa protagonizado por Idris Elba.
No entanto, talvez pela restrição etária (R-Rated), a superprodução eletrizante da Universal não conseguiu superar o anime japonês. O longa em que Elba luta contra um leão selvagem para salvar a vida de sua família fez US$11,5 milhões.
A produção veio seguida por outro R-Rated protagonizado por um veterano, Trem-Bala (Sony), último blockbuster do verão. Em sua terceira semana em cartaz, a produção fez US$8 milhões, uma queda de 40% com relação ao registro passado. No acumulado são quase US$70 milhões.
Mas tem um título específico que bateu uma importante marca na região neste fim de semana: Top Gun: Maverick. O longa, que soma US$683,3 milhões na bilheteria doméstica, agora ultrapassou a arrecadação total de Vingadores: Guerra Infinita (2018) na região. O mega blockbuster somou US$678 milhões quando esteve em cartaz.
Se continuar acumulando tais números, a produção protagonizada por Tom Cruise pode chegar ao top 5 de maiores bilheterias domésticas da históia, estando neste momento atrás de Pantera Negra, também de 2018, que fez US$700,4 milhões na bilheteria acumulada.
Global
No cenário global, alguns números merecem apontamentos. Sabemos o sucesso de Dragon Ball, com US$32 milhões e liderança da bilheteria. No entanto, quando focamos no cenário internacional, quem seguiu fazendo maior sucesso foi Minions 2, com bilheteria de US$26,6 milhões, tendo destaque a estreia na China, onde a animação arrecadou US$11,8 milhões. Quase o total de Dragon Ball no mercado internacional como um todo, com US$12 milhões.
Na global, Gru e sua turminha arrecadaram US$30,2 milhões, ficando na segunda posição do ranking geral.
Mas voltando a Dragon Ball, a Comscore destacou o sucesso do filme na América Latina, onde liderou em 11 territórios. Embora isso tenha acontecido no Brasil, o país não está incluso entre os principais resultados do filme na região. No México o longa fez US$3,7 milhões, na Argentina foi US$1,5 milhão e no Peru a produção arrecadou US$1,2 milhão.
Trem-Bala fez US$20,1 milhões globais, sendo US$12,1 milhões no mercado internacional. No acumulado, a produção protagonizada por Brad Pitt tem US$150 milhões.
Próximo a ele, esteve a estreia do chinês Xin Shen Bang: Yang Jian, que abriu com US$19,7 milhões. O filme está em cartaz apenas na China.
Top Gun somou US$1,4 bilhão e Jurassic World: Domínio (Universal) se aproxima do US$1 bilhão.
Compartilhe:
- 0 medalha