Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Homenagem

13 Julho 2022 | Renata Vomero

Dia Mundial do Rock: Bandas fictícias do cinema que poderiam ser reais

Gênero musical já ganhou diversas homenagens na tela grande

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rock, data escolhida em homenagem ao histórico show Live Aid, que aconteceu no mesmo dia em 1985. Ainda assim, a data é popular apenas no Brasil, sendo comemorada em outras ocasiões nos outros países.

Publicidade fechar X

Passada a explicação, é inquestionável a popularidade do gênero musical. Tão inquestionável é que é inesgotável o número de homenagens que recebe nos cinemas, começando pelas cinebiografias, tão populares entre os astros roqueiros e que neste ano ainda é reforçada pela estreia de Elvis (Warner), de Baz Luhrmann. O filme conta a história do, por muitos, considerado “Rei do Rock”.

A lista de ídolos retratados nas telonas é imensa, assim como a lista de vezes em que o gênero em si ganhou bom espaço na tela grande, estando presente em diversas trilhas sonoras e também gerando barulho na ficção, em que bandas ganharam um retrato tão fiel na história que nós, roqueiros de plantão, adoraríamos que fossem reais.

Tudo isso passa pelo sucesso de The Wonders, que até gerou confusão no público, Escola de Rock, que conquistou um público mais novo e ensinou muito sobre o gênero, pelo consagrado Quase Famosos e até mesmo pela comédia Sexta-feira Muito Louca.

Nós da Exibidor separamos uma lista com algumas dessas bandas que gostaríamos que fossem de verdade. Confira:

The Wonders - O Sonho Não Acabou (1996)

O filme mostra uma banda dos anos 1960, a The Wonders, que se torna famosa do dia para a noite nos EUA com seu hit That Thing You Do. Inspirado nos Beatles, o grupo não só fez sucesso no filme, dirigido por Tom Hanks, como causou uma espécie de confusão nos espectadores, que achavam que ela era de verdade.

A canção – que está no título original e tem assinatura de Adam Schlesinger, vocalista do Fountains of Wayn – foi responsável por garantir que a trilha sonora fosse indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro e também chegasse ao ranking da Billboard de hits daquele ano. The Wonders é até hoje considerada a “melhor banda que nunca existiu”.

Escola de Rock (2004)

Em 2004 já não era novidade a relação intrínseca de Jack Black com o rock, aliás, por conta disso não foi nada difícil sua escalação para viver o músico que se passa por professor de ensino fundamental de um carismático grupo de crianças.

Quando ele percebe que elas mandam super bem nos instrumentos musicais, decide ensinar tudo sobre rock e montar com elas a banda que dá nome ao filme, dirigido por Richard Linklater.

O carisma transborda a tela grande e até hoje os músicos mirins são relembrados nas redes sociais. A eletrizante trilha sonora foi indicada ao Grammy e Jack Black foi nomeado no Globo de Ouro por sua atuação.

Stillwater - Quase Famosos (2001)

Não tem um rockeiro que não coloque Quase Famosos na lista de filmes favoritos. Dirigido por Cameron Crowe, o longa, que se passa nos anos 1970, conta a história de William Miller, um adolescente de 15 anos que se torna crítico de música da revista Rolling Stone e é escalado para cobrir a turnê da banda Stillwater.

Passando pela temática de amadurecimento, abuso de drogas e relação com a fama, o longa se tornou um hit cult, sendo amplamente indicado nas principais premiações daquele ano. Inclusive, vencendo o Oscar de Melhor Roteiro Original, embora seja uma história semi-biográfica do cineasta, que viveu algo semelhante na adolescência ao cobrir uma turnê do Led Zeppelin.

Stillwater foi inspirada nas bandas favoritas do diretor: Led Zeppelin, The Allman Brothers Band e Lynyrd Skynyrd.

 

Sex Bob-Omb - Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)

Impossível não falar de Sex Bob-Omb, a banda que saiu direto dos quadrinhos de Scott Pilgrim para as telonas e ganhou o coração dos fãs. O filme é tratado como um dos melhores de Edgar Wright, conquistando a crítica e o público com a história do garoto que se apaixona por Ramona, mas precisa lutar contra seus ex-namorados para ficar com ela.

Em uma mistura de linguagem de quadrinhos e cinema, o longa traz a banda liderada por Scott Pilgrim como um dos pontos altos. Aliás, a frase de abertura dos shows “We are the Sex Bob-omb” já virou meme, estampa de camiseta e a frase favorita dos fãs do filme e do personagem.

 

Pink Slip - Sexta-feira Muito Louca (2003)

Se tem Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan interpretando mãe e filha que trocam de corpo, já temos aí a premissa perfeita para tornar Sexta-feira Muito Louca em um dos queridinhos teens dos anos 2000. Agora, além disso, o filme se consagrou com uma trilha sonora repleta do pop punk que fazia sucesso na época, com nomes como Simple Plan e All American Rejects, entre outros.

Para dar ainda mais vida ao peso musical, parte da narrativa gira em torno da banda Pink Slip, quase integralmente formada por mulheres e que tem a personagem de Lindsay como vocalista e guitarrista, o que gera um belo conflito quando ela troca de corpo com sua mãe.

O filme, de Mark Waters, é um remake de Se eu Fosse Minha Mãe (1976) e Tal Mãe, Tal filha (1994). Reconhecido pelas premiações tanto de cinema, quanto de cultura pop, o longa é até hoje celebrado pelos fãs do elenco e de rock.

Aliás, Lindsay Lohan também estrelou alguns anos depois o filme Sorte no Amor, comédia romântica responsável por lançar ao estrelato a banda de rock (essa de verdade) McFly.

Steel Dragon - Rock Star (2001)

Embora não seja considerado um grande sucesso dos cinemas, Rock Star conquistou o coração roqueiro dos espectadores, fazendo até mais sucesso na TV paga do que nas próprias telonas. A princípio concebido para contar a história do Judas Priest, o filme acabou por se tornar apenas uma narrativa sobre um fã de uma banda fictícia de metal, o Steel Dragon, que acaba conseguindo o posto de vocalista do grupo depois de alguns anos. Um sonho que 10 em cada 10 rockeiros têm.

Com Mark Whalberg como protagonista, o longa retrata o deslumbramento de uma pessoa comum ao se ver ao lado dos ídolos e o declínio que a relação mal resolvida com a fama pode causar.

A trilha sonora do longa talvez seja seu ponto mais alto, com canções originais criadas para serem interpretadas pela banda fictícia, com destaque para a famosa “Stand Up” e “We All Die Young”. O filme também conta com sucessos do gênero no soundtrack, com músicas de Bon Jovi, Motley Crue, Everclear, Kiss e INXS.

 Menções honrosas:

- Embora Tenacious D tenha se popularizado como banda nos anos 1990 antes mesmo de ganhar um filme próprio, foi o longa lançado em 2006 que lançou o grupo, liderado por Jack Black (olha ele aí de novo) a um outro patamar de fama, fazendo com que boa parte do público acreditasse que se tratava de uma banda fictícia.

- Não é cinema, mas não tem como não relembrar a fama da Vagabanda, banda fictícia da temporada de 2004 de Malhação. Ela ficou tão famosa que é até hoje relembrada e também teve suas músicas lançadas na trilha especial da novela teen, inclusive, lançando Marjorie Estiano como atriz e cantora na época.

Compartilhe:

  • 0 medalha