06 Junho 2022 | Renata Vomero
Residência Base anuncia nova edição e data de início das inscrições
Roteiristas de todo Brasil podem se inscrever a partir de 13 de junho
Compartilhe:
Produzida por Esmir Filho, Thereza Menezes, Mariana Bastos e Fernando Sapelli, a Residência Base tem sua quarta edição confirmada e as inscrições serão em abertas em 13 de junho e seguem até 3 de julho. O programa gratuito é uma residência de roteiros para cinema que se propõe a deslocar roteiristas do seu ambiente e levá-los para uma imersão na natureza em diálogo com outros roteiristas e consultoria especializada, além de encontros com grandes nomes da área que compartilham sua experiência.
Publicidade fechar X
Aceitando roteiristas de todo o Brasil, as inscrições para o programa gratuito podem ser feitas entre 13 de junho e 3 de julho pelo site: www.residenciabase.com. Os selecionados serão divulgação em 3 de agosto e a residência acontecerá entre 18 e 25 de agosto.
“Muitas vezes ficamos tempo demais trabalhando sozinhos em nossos roteiros, ou temos que dividir o tempo com outras atividades, e o programa permite tanto a imersão exclusiva no projeto, quanto a troca com outros colegas e profissionais experientes, o que acaba trazendo novos olhares e dando um novo fôlego. E nesse ano estamos felizes que as inscrições serão para todo Brasil. Conseguiremos angariar mais projetos e atingir mais pessoas de diferentes regiões do país”, ressaltou Esmir Filho.
Contando com a participação de profissionais renomados do cinema brasileiro, o programa permite uma discussão aprofundada com os roteiristas selecionados trazendo assim um olhar experiente para seus projetos. Além disso, a consultoria também dará oportunidade a novos talentos.
Para se inscrever, é necessário preencher um cadastro, e enviar um argumento de longa-metragem de cinco a oito páginas. As inscrições são limitadas a 400 projetos, por isso é importante que os interessados se inscrevam o quanto antes. Uma comissão julgadora, escolhida pela Residência Base, selecionará os projetos para a segunda etapa de entrevistas, e a partir dela, cinco projetos – de ficção, documentário ou animação – serão selecionados.
A residência contará com o apoio do Projeto Paradiso, que tem por objetivo investir em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. A iniciativa, focada na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.
No dia 14 de junho, às 10h, acontecerá um bate-papo aberto com organizadores da Base, uma representante do Projeto Paradiso e ex-participantes da Residência para explicar melhor seu funcionamento e tirar dúvidas do público. A conversa poderá ser acompanhada online pelos interessados. Inscreva-se aqui para participar.
Também como parceiro desse ano, a Base terá apoio da Navega, plataforma de cursos online com mestres da cultura brasileira, que dará para todos os selecionados um curso gratuito a ser escolhido dentro de seu catálogo.
A 3a edição do projeto, que aconteceu no ano passado, e teve como consultora a cineasta Josefina Trota, contou com mais de 120 inscritos, dos quais 12 foram selecionados para uma entrevista on-line, e, por fim, 5 participaram do programa, que, por conta da pandemia, se restringiu a projetos de roteiristas da grande São Paulo.
Os roteiristas selecionados ficarão hospedados na Pousada Fazenda Maristela (Tremembé), de 18 a 25 de agosto. Também por conta da pandemia, os participantes serão testados antes e após a estadia, e deverão seguir os protocolos de segurança e as orientações da OMS para prevenção da COVID-19.
A Residência Base é um programa realizado com patrocínio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo (PROAC), apoio do Projeto Paradiso, Pousada Fazenda Maristela e Navega. E produzido pela Saliva Shots e Claraluz Filmes.
Compartilhe:
- 0 medalha