Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mostra

27 Maio 2022 | Yuri Codogno

Estado de São Paulo comemora o Bicentenário da Independência com mostra de 200 filmes

Realizado pelo Governo estadual, festival traz sessões virtuais gratuitas e presenciais a preços populares

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo apresentará a mostra 200 anos da Independência em 200 filmes. Programada para ocorrer entre os dias 2 e 30 de junho, o projeto visa comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil com uma seleção de cem curtas e cem longas-metragens nacionais.

Publicidade fechar X

Há duas maneiras de participar do evento: online e presencial. O primeiro será através da transmissão gratuita pela plataforma de streaming e vídeo por demanda do Governo do Estado #CulturaEmCasa. E o acesso presencial será pelo cinema Petra Belas Artes, onde haverá a cobrança de R$ 4,00 (R$ 2,00, para meia-entrada) por ingresso. Serão pelo menos quatro sessões diárias compostas por um curta  + um  longa, sempre na sala 4 do Belas Artes.

A filmografia do Brasil é uma das mais antigas e contínuas do mundo. Sua primeira exibição aconteceu em 1896, no Rio de Janeiro. “O cinema é uma das expressões culturais mais relevantes e potentes do nosso país e tem uma incrível capacidade de nos representar e encantar. Nada mais significativo do que apresentar ao público, dentro da comemoração do Bicentenário, uma mostra retrospectiva que refaz a trajetória do nosso cinema, com clássicos de todos os movimentos, estilos e gêneros”, afirmou o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.

A mostra 200 anos da Independência em 200 filmes conta com obras de diversos períodos e movimentos, como Cinédia, Vera Cruz, Chanchadas da Atlântida, Cinema Novo pioneiros, Cinema Marginal do Rio, Cinema Marginal de SP, Boca do Lixo, Pornochanchadas, Cinema da Embrafilme, Novo Cinema Paulista, Cinema da Retomada, além da produção atual.

Apesar de iniciar somente no dia 2 de junho, a abertura oficial será antes, no dia 31 de maio, no Petra Belas Artes, com o filme Um Broto Legal. Para a programação completa, acesse a plataforma #CulturaEmCasa ou o site do Cine Belas Arte.

Compartilhe:

  • 0 medalha