26 Maio 2022 | Yuri Codogno
Vibra Open Air: o maior cinema a céu aberto do mundo retorna para seu 20º ano
Evento acontece entre os dias 25/05 e 12/06 no Jockey Club, em São Paulo
Compartilhe:
Depois de dois anos, o Vibra Open Air está de volta! Agora patrocinado pela Vibra Energia, o festival acontece no Jockey Club, em São Paulo, entre os dias 25 de maio e 12 de junho e celebra seu 20º ano. Ao longo das quase três semanas de evento, serão exibidos 23 filmes, além da realização de shows e de estandes de gastronomia.
Publicidade fechar X
Devido à pandemia do Covid-19, que afetou severamente os segmentos de festivais e de audiovisual, o Open Air aconteceu pela última vez no Brasil em 2019. Por essa razão, alguns obstáculos foram encontrados para voltar a realizá-lo. “As dificuldades foram todas que imaginamos, porque no Brasil tudo está muito difícil. Mas superadas as dificuldades, a gente está extremamente feliz de podermos contribuir para o mercado de exibição de cinema”, contou Renato Byington, idealizador do Vibra Open Air e sócio da D+3 Produções, responsável pela realização do evento.
Em relação aos filmes, há opções para todos os gostos. Em sua abertura, que ocorreu na última quarta-feira (25), foi exibido o recém-estreado Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Disney). Também haverá outros longas lançados este ano, como Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore (Warner) e Batman (Warner), animações, clássicos do cinema e também longas nacionais, como Cidade de Deus, que completa 20 anos de lançamento.
A curadoria foi feita especialmente para o Vibra Open Air e visa fixar sua posição para os diferentes tipos de cinema e de público. Além disso, também objetiva valorizar a experiência, como revelou Renato: “nós temos uma tela e um som que ninguém tem, então a gente precisa valorizar a experiência audiovisual. Filmes como Duna [que são desenvolvidos para exibição nas telonas] ganham imensamente aqui. Ou Encanto, com a beleza da animação. Ou Meu Amigo Totoro, que é um espetáculo e uma obra-prima e mal posso esperar para ver aqui na telona”.
O Vibra Open Air deste ano ainda reserva uma singela homenagem e agradecimento ao Paulo Gustavo. “Ele foi uma pessoa maravilhosa e incrível para o cinema nacional e era um grande apoiador e fã do Open Air. A gente vai exibir um dos maiores sucessos nacionais que é Minha Mãe é Uma Peça”, ressaltou Renato Byington.
A primeira edição do Open Air no Brasil aconteceu há mais de 20 anos. “A gente começou com rolos enormes de filmes de 35mm. ‘Opa chegou O Poderoso Chefão’ e aí chegava uma caixa de 30kg lá em casa. E agora não, tudo mudou, tem o download”, afirmou Renato. Ainda, segundo ele, chegar no 20º ano é uma marca bastante importante para os organizadores: “é extremamente simbólico. É a atividade profissional mais importante de nossa empresa. Eu estou nele desde o começo. Voltar com o Open Air 20 anos depois de ter começado é tudo diferente, mas ao mesmo tempo a experiência do cinema tem a mesma mágica lá dos Irmãos Lumière, de quando exibiram os primeiros filmes”.
Renato também ressaltou a importância do apoio dos estúdios, produtoras e distribuidoras que enxergam o Vibra Open Air como uma importante cena do cinema: “as parcerias com as distribuidoras estão cada vez mais frequentes. Isso é muito importante pra gente, porque estamos remando na mesma canoa e para a mesma direção, que é da ligação do público para com o cinema”.
Por fim, Renato salientou: “esse é um aspecto que para a gente é muito importante: valorizar a experiência audiovisual que só é possível no Vibra Open Air”.
Também, parceiro de longa data do evento, o Telecine é presença confirmada nesta edição do Vibra Open Air. As sessões Noite Telecine, que ocorrerão todas as sextas, a partir das 20h, promoverão uma homenagem ao cinema nacional, com exibições temáticas seguidas de shows inéditos. A ação será inaugurada nesta sexta-feira (27), com Cidade de Deus.
Outro destaque fica entre a parceria do Vibra Open Air com a Amázzoni, que tem um bar proprietário com posição de destaque no evento. No bar, mixologistas oferecerão ao público a chance de experimentar drinques muito especiais, que exploram ingredientes naturais e brasileiros, feitos com o Amázzoni Dry, gin tradicional da marca.
Para mais informações e compra de ingressos, acesse o site openairbrasil.com.br.
Os 20 anos do Open Air no Brasil em números:
- - Mais de 750 mil pessoas passaram pelo evento;
- - Aproximadamente 640 sessões, em 31 edições, com cerca de 20 sessões por edição;
- - 640 filmes (aproximadamente) exibidos;
- - 128 shows;
- - Mais de 1 milhão de sacos de pipocas distribuídos gratuitamente;
- - Cerca de 128 ações interativas em estandes e;
- - Atualmente conta com uma tela de 325m².
Compartilhe:
- 1 medalha