13 Maio 2022 | Yuri Codogno
Cinemateca reabre ao público com mostra e filme inédito de Zé do Caixão
Com ingressos gratuitos, programação ocorre entre os dias 13 e 15 de maio
Compartilhe:
Após dois anos fechada, a Cinemateca Brasileira reabre as portas para o público com mostra e filme inédito de José Mojica Marins, popularmente conhecido como Zé do Caixão. A programação será nos dias 13, 14 e 15 de maio. Os ingressos, por sua vez, são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.
Publicidade fechar X
A Praga, filme de Mojica, será exibido pela primeira vez ao público. O longa foi filmado em 1980, mas permaneceu inacabado por mais de 20 anos por falta de recursos. Para que fosse possível completar a obra, o produtor e diretor Eugênio Puppo pegou as cenas originais, filmou cenas adicionais - incluindo o retorno de Mojica como Zé do Caixão apresentando a história - dublou as falas através de leitura labial, inseriu efeitos visuais, editou e supervisionou o processo de pós-produção. A restauração d’A Praga foi finalizada somente após a morte de Mojica, em fevereiro de 2020, e foi apresentada em outubro do ano passado no Festival de Cinema de Sitges, na Espanha, considerado um dos maiores eventos de horror do mundo.
O filme será exibido no primeiro dia do evento, assim como o curta-metragem A Última Praga de Mojica (2021), dirigido por Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira. O fim de semana segue com filmes pouco exibidos do mestre do terror brasileiro, como A Encarnação do Demônio, Trilogia de Terror, O Despertar da Besta e Exorcismo Negro. Na programação também consta uma mesa de diálogo sobre vida e obra do cineasta, que serão discutidas com o biógrafo André Barcinski e com dois dos realizadores de A Encarnação do Demônio, o cineasta, produtor e editor Paulo Sacramento e o roteirista e diretor Dennison Ramalho.
Confira a programação completa:
Dia 13 de maio, sexta-feira, na área externa (500 lugares);
- 19h: Abertura;
- 20h: A Última Praga de Mojica (17 min) e A Praga (52 min).
Dia 14 de maio, sábado, na Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes);
- 16h: Mesa com André Barcinski, Dennison Ramalho e Paulo Sacramento;
- 18h: Encarnação do Demônio (94 min);
- 20h: Trilogia de Terror (101 min)
Dia 15 de maio, domingo, na Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes);
- 18h: O Despertar da Besta (Ritual dos Sádicos) (92min);
- 20h: Exorcismo Negro (100 min).
Compartilhe:
- 2 medalha