Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

04 Abril 2022 | Renata Vomero

"Morbius" faz abertura global de US$84 milhões e lidera as bilheterias

Carreira do longa nos cinemas pode ser ofuscada pelos próximos lançamentos

Compartilhe:

(Foto: Sony)

Morbius (Sony) fez uma estreia que pode ser considerada morna por muitos analistas do mercado, enquanto por outros está sendo considerada boa diante dos comentários negativos da crítica especializada, o que deixa os resultados da produção dentro das expectativas. O filme fez abertura global de US$84 milhões e liderou nos principais mercados em que estreou, incluindo o Brasil. Os dados são da Comscore.

Publicidade fechar X

Na América do Norte, o longa protagonizado por Jared Leto fez bilheteria de US$39,1 milhões, suficiente para liderar o ranking da região. Já no cenário internacional, foram US$44,9 milhões arrecadados, com destaque para Reino Unido (US$4,2 milhões), México (US$3,8 milhões), França (US$3,3 milhões), Oriente Médio (US$2,7 milhões) e Coreia do Sul (US$2,6 milhões).

No Brasil não foi diferente. Por aqui, o filme fez abertura de R$8,9 milhões, com a venda de 445,1 mil ingressos. É um bom número levando em consideração o cenário atual e mais uma boa vitória para a Sony, que vem conquistando bons resultados nos cinemas brasileiros, garantindo estreias que lideram a bilheteria. E mais, com esses valores, Morbius (Sony) se torna a segunda maior abertura do ano no Brasil, ficando atrás apenas de Batman (Warner) até o momento.

Quando falamos em morno, talvez seja interessante analisar pelo prisma da força da Marvel nos cinemas, sendo capaz de movimentar as bilheterias do mundo, o que deixa esta sensação de resultado abaixo do esperado neste caso. No entanto, é importante levar em consideração a crítica negativa que o filme está recebendo, ficando evidente que o resultado está sim dentro de um bom espectro, o que deve ser determinado por essa paixão pela Marvel.

No caso de Morbius, alguns analistas apontaram esse fator como crucial para o bom resultado do filme. No Rotten Tomatoes, Morbius está com aprovação de 16% da crítica especializada, enquanto está com 70% de aprovação do público. Tudo isso destaca o quanto o público se simpatiza com este universo que está se desenhando tanto pela Sony, quanto pela Disney, marcado por crossovers e a possiblidade do multiverso, já estabelecido no último filme do Homem-Aranha.

Outro ponto que a mídia especializada destacou, é que, embora tenha feito uma performance bastante decente, Morbius pode ser ameaçado pelas próximas estreias. A mais perto de acontecer é de Sonic 2 (Paramount), que nos 31 territórios que já estreou conseguiu ficar em segundo lugar na bilheteria global, com US$25 milhões. Tudo isso sem ter entrado em cartaz ainda na América do Norte e em outros importantes territórios para a saga, caso do Brasil, inclusive.

Já na semana seguinte acontecerá a estreia de Animais Fantásticos: Segredos de Dumbledore (Warner). Embora essa saga não tenha o mesmo apelo que a franquia original de Harry Potter, o universo bruxo estabelecido pela Warner tem grande potencia para movimentar os cinemas do mundo todo, ainda mais neste último lançamento, bastante aguardado pelos fãs depois de mudanças de elenco e adiamentos por conta da pandemia.

Por fim, daqui um mês chega aos cinemas Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura (Disney) próximo grande lançamento da Marvel e que promete dar bom andamento aos eventos retratados em Vingadores: Ultimato e que foram desenvolvidos nas últimas séries do Disney+, especialmente Wandavision. O filme terá pré-venda global a partir desta quarta-feira (6).

Brasil

Fora a estreia de Morbius (Sony), segue com boa performance Batman (Warner). Há um mês em cartaz, o filme já vendeu 5,5 milhões de ingressos, sendo 192 mil neste fim de semana. Em termos de renda, nesta semana foram arrecadados R$4 milhões, o que leva ao acumulado de R$108,6 milhões.

Dois filmes voltados para a família se destacaram na bilheteria, foram eles Os Caras Malvados (Universal) que levou 81,2 mil pessoas aos cinemas e Epa! Cadê o Noé? 2 (Playarte) que estrou oficialmente nesta semana garantindo 16,8 mil espectadores.

Já Ambulância – Um Dia de Crime (Universal) fez R$519,5 mil com a venda de 24,6 mil ingressos, com isso o filme se aproxima dos 150 mil de público. Outro título que vale ser ressaltado aqui é No Ritmo do Coração (Diamond), vencedor de Melhor Filme neste Oscar.

O longa estreou em setembro nos cinemas, para depois chegar ao Amazon Prime Video no Brasil e com a vitória na premiação voltou aos cinemas, garantindo público de 5,5 mil pessoas e bilheteria de R$155,4 mil. No total, 33,4 mil pessoas viram o filme nos cinemas.

 Morbius liderou o ranking de vendas da Ingresso.com entre os dias 31 de março e 3 de abril. A produção foi responsável por 34% de todos os tickets vendidos no período. Logo na sequência, apareceu Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, que teve sua pré-venda iniciada no dia 31 de março e chega aos cinemas em 14 de abril.

Batman, líder de vendas por quatro semanas consecutivas, ficou em terceiro, mas ainda é o filme mais comercializado do ano na plataforma. A animação Os Caras Malvados e a pré-venda de Sonic 2, com estreia marcada para 7 de abril, completam a lista.

São Paulo foi a cidade que vendeu mais ingressos no período. Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas e Fortaleza também se destacaram.

 

América do Norte

A bilheteria da América do Norte da semana passada contou com a grata surpresa da boa abertura de Cidade Perdida (Paramount), que fez bons US$31 milhões, considerando ser um filme de médio orçamento e fora de sagas e franquias. Neste fim de semana, a arrecadação do longa foi de US$14,8 milhões, 51% abaixo da estreia. O filme soma US$54,5 milhões.

Já Batman (Warner) ficou na terceira posição do ranking, o longa fez US$10,8 milhões no fim de semana e se aproxima de US$350 milhões apenas na região.

Global

Para além do bom resultado de Morbius (Sony), se destacou no cenário global a estreia de Sonic 2 (Paramount). O filme que estreou em 31 mercados, fez US$25,5 milhões, um excelente resultado considerando que ainda entrará em cartaz em muitos países. Com este desempenho, portanto, crescem as expectativas para os resultados da sequência na semana que vem.

Quanto ao Homem-Morcego, o longa bateu o valor de bilheteria global acumulada de US$700 milhões, embora não garantindo o melhor desempenho na China, o filme continua tendo uma boa performance. No fim de semana, o faturamento foi de US$24,2 milhões.

Compartilhe:

  • 0 medalha