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16 Março 2022 | Renata Vomero

Mercado de entretenimento global cresce em 2021 impulsionado por streaming e gradual recuperação dos cinemas

MPA divulgou relatório anual com panorama da indústria durante o ano

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(Foto: Disney)

A Motion Picture Association (MPA) divulgou relatório anual sobre o panorama da indústria de entretenimento audiovisual no mundo todo em 2021. Entre os valores trazidos, fica a marca de arrecadação em cinema e entretenimento doméstico de US$99,7 bilhões, número ainda maior de 2019, último ano antes da pandemia.

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Ainda assim, o que fica claro é o quanto este crescimento foi impulsionado pelo streaming, que cresceu em assinaturas e receita, o que, consequentemente, fez com que aumentasse o investimento das plataformas em produções originais e proprietárias, gerando um crescimento vertiginoso de lançamentos.

São 1,3 bilhão de assinaturas em streaming no mundo, o que levou ao faturamento de US$71,9 bilhões, corroborando para o montante dos quase US$100 milhões em receita no ano, tendo em vista que a bilheteria global foi de US$21,3 bilhões. A arrecadação com mídia física foi de US$6,5 bilhões e vem caindo ano a ano.

Este valor nos cinemas representou um crescimento de 81% com relação aos números de 2020, quando boa parte dos cinemas do mundo ficaram fechados ou sem grandes lançamentos disponíveis.

Ainda assim, a bilheteria registrada em 2021 ainda é 50% menor do que a de 2019 ou mesmo da média de antes de pandemia, o que denota que ainda há um longo caminho pela frente, embora ele se mostre promissor.

A bilheteria da América Latina cresceu 72% com relação ao valor de 2020, sendo responsável pela soma de US$900 milhões. O crescimento foi impulsionado pelo aumento de 104% no México e 17% no Brasil.

Isso porque por conta de toda a crise houve uma diminuição drástica de títulos lançados nos cinemas em 2021, se em 2019 o número de filmes lançados na América do Norte foi de 987, em 2021, este valor foi de 387. Muitos deles tiveram seus lançamentos adiados ou sofreram atraso na produção por conta da pandemia.

Quanto a isso, a MPA já divulgou que o número de títulos em produção no ano está em um valor bem acima de 2020: 943 títulos sendo produzidos e que devem chegar aos cinemas nos próximos anos.

Com relação ao streaming, no entanto, é possível ver um crescimento no número de conteúdos lançados. Foram 179 filmes originais lançados exclusivamente nas plataformas de streaming, em comparação foram 113 lançados em 2019. Isso denota o empenho das plataformas em atrair e fidelizar o consumidor.

O relatório também trouxe dados importantes sobre o perfil do consumidor na retomada de 2021. Segundo o documento, o público do cinema no ano foi majoritariamente masculino, diferente dos anos anteriores em que havia maior equilíbrio, alguns dos principais títulos lançados no ano tiveram maior presença de homens nas salas de cinema, foram eles: Velozes & Furiosos 9 (67%), Venom: Tempo de Carnificina (60%), Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (59%) e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (57%).

Sobre o recorte de idade, o relatório mostra que o público que voltou ao cinema é mais jovem, principalmente na faixa etária entre 12-17, 18-24 e 25-39. Isso revela o quanto o público mais adulto, acima dos 50 anos, ainda segue mais resistente nesta volta. Especialmente as mulheres.

Outro insight interessante trazido pelo documento mostra algo que os executivos dos estúdios anda reforçando em suas estratégias de cinema: as famílias estão ainda relutantes na volta. O que fica evidente no sucesso de títulos voltados para este grupo no streaming.

Segundo dados da Nielsen, Luca foi o filme mais visto no streaming nos Estados Unidos em 2021, a animação da Pixar contou com 10,5 milhões de minutos assistidos. O que deixa evidente a criticada decisão da Disney de lançar o recente Red: Crescer é Uma Fera exclusivamente na plataforma.

Entre os filmes mais vistos, já sabemos que Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa foi o recordista com arrecadação de US$1,8 bilhão e US$800 milhões na América do Norte. Para 2022, as expectativas são de crescimento, dado o cenário que aponta para a recuperação do setor.

“Este relatório demonstra claramente que nossa indústria é poderosa e resiliente, e estou orgulhoso de ver que a produção e lançamentos de novos programas e filmes continuam a disparar. Só no ano passado, mais de 940 filmes entraram em produção (mais que o dobro do número de 2020), quase 560 séries originais com roteiro foram lançadas para o público dos EUA (aumento de 13% em relação a 2020), e mais de 1.800 séries originais foram lançadas, incluindo programação infantil, dramas diurnos e shows sem roteiro. Esse tipo de ritmo de criatividade é uma prova do sucesso da saúde e segurança do nosso setor", ressaltou Charles Rivkin, Chairman e CEO da MPA, na introdução do relatório, que pode ser visto na íntegra aqui.

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