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10 Março 2022 | Renata Vomero

Rio2C retorna apostando na desaceleração e consumo inteligente de conteúdo

Evento reestrutura-se com onze palcos segmentados e celebra uma década do RioContentMarket

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(Foto: Rio2C)

O Rio2C volta em 2022 apostando na desaceleração – ou slow content – e no consumo inteligente como fios condutores da próxima edição, que acontece na Cidade das Artes, de 26 de abril a 01 de maio. Mesmo com a ampliação de eventos exibidos virtualmente durante a pandemia, o Rio2C insiste em preservar a sua essência de ser um lugar de encontro, de troca de experiências e de fomento de ideias in loco.

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“O que a gente mais ouve nos corredores do evento são os próprios artistas, os criadores e os produtores afirmando a loucura tão grande que vivem no dia a dia, sem tempo para respirar, encontrar os parceiros e amigos em um ambiente sem pressão. Isso está totalmente ligado à questão do slow content e do consumo inteligente que vêm como pano de fundo do conteúdo que estamos propondo para essa edição. A experiência de pausar a rotina diária para mergulhar num universo de conteúdos e discussões inspiradoras, lado a lado com algumas das mentes mais interessantes da indústria, é inigualável e irreplicável digitalmente.”, reflete Rafael Lazarini, criador do maior encontro de criatividade da América Latina, que celebra também em 2022 os dez anos do RioContentMarket, evento de mercado do audiovisual precursor do Rio2C.  

Mesmo após o hiato forçado de dois anos de pandemia que interrompeu as atividades ao redor de todo o planeta, o evento continua investindo no seu formato multidisciplinar – dividido entre os pilares conferência, mercado e festival –, contemplando novos temas e seções em sua programação. Se a última edição, em maio de 2019, movimentou mais de R$ 250 milhões a partir de uma extensa grade de palestras, shows, atividades e encontros de negócios voltados para um público de mais de 25 mil profissionais e entusiastas dos segmentos de tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, a edição de 2022 terá uma série de novidades.

Inteiramente repaginada, a estrutura interna do evento será composta por onze palcos separados por assuntos, de modo a receber os novos conteúdos da programação e para melhor atender aos interesses específicos do público (veja a lista de espaços e respectivas abordagens ao fim do texto).

Além dos setores de educação e mercado literário, já incluídos na programação do evento presencial que terminou não acontecendo em 2020, o próximo Rio2C incorporará outros campos da indústria criativa como arquitetura, design, moda e gastronomia, com foco nos processos e nas tendências das áreas aplicados à vida cotidiana. A pauta do evento contemplará ainda assuntos urgentes para a sociedade, como questões relacionadas à sustentabilidade, diversidade e à agenda ESG (Environmental, Social and Governance ou, em português, Ambiental, Social e Governança), bem como as tendências que redefinirão o trabalho e as empresas, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada (lifelong learning) e nas profissões do futuro.

“Não estamos inventando a roda, todos esses temas estão aí e vêm sendo muito falados, mas queremos trazê-los para serem discutidos debaixo do mesmo guarda-chuva. Se a última década foi um momento de reinvenção dos departamentos de marketing das empresas, acredito que agora veremos mudanças profundas nos departamentos de recursos humanos. As empresas terão um desafio gigante pela frente porque a administração de pessoas vai ser quase um trabalho artesanal. Os profissionais têm necessidades diferentes, desejos diferentes, estilos diferentes. Com esses movimentos da pandemia, em que foram estabelecidas novas formas de trabalhar e de produzir, as formas de remuneração e de incentivo serão cada vez mais customizados. O que motiva uma pessoa não necessariamente motiva o parceiro ali do lado”, pondera o criador do Rio2C.

Com a maior abrangência de conteúdo e o intuito de atrair um público ainda mais diversificado, o Rio2C passa a comercializar ingressos diários, uma vez que antes havia somente a opção da compra de um passaporte para todos os dias de evento.

Embora a pandemia não seja o tema matriz da conferência, seria impossível não abordar no evento os seus efeitos na indústria criativa, bem como as alternativas e soluções buscadas para contorná-los.    

“Não podemos colocar óculos cor-de-rosa e fingir que não existiu a pandemia, mas não queremos abordá-la como um tema. O que queremos entender é como a pandemia transformou as formas de se criar, pensar e produzir, e os impactos dessas transformações a médio e longo prazo”, explica.

Estabelecida dentro de algumas das áreas mais afetadas pela Covid-19, a de eventos, de entretenimento e da indústria criativa propriamente dita, o Rio2C também precisou buscar novos caminhos para conseguir se sustentar ao longo do período.

“A pandemia teve um impacto não só na indústria de eventos, mas na indústria criativa como um todo. Os setores nos quais nos encaixamos, principalmente o do audiovisual e o da música, passaram por um momento complicadíssimo. Precisamos fazer uma ginástica muito grande para manter o evento de pé. A pandemia chegou forte no Brasil a menos de dois meses da realização do evento, os patrocinadores já estavam todos fechados conosco e foram muito parceiros durante todo o período. Assim, o que conseguimos fazer basicamente foi congelar o projeto. Ou seja, o projeto que estamos entregando agora em 2022 é uma versão atualizada e turbinada daquele projeto de 2020 que não foi realizado”, conta.

Em 2020, na janela em que seria realizada o evento presencial, o Rio2C exibiu uma versão inédita e compacta do evento com conferências e rodadas de negócios em formato virtual, e na sequência lançou uma nova marca, o @live, com uma trilogia de novos programas veiculados no site e canal de youtube da marca.

A primeira foi uma série de oito episódios intitulada “Pretérito do Futuro”, em que o empreendedor e futurista Guga Stocco revisitou os futuros, tendências e novas tecnologias levantadas em edições anteriores do evento presencial. Em seguida, exibiu o programa “Você não Sabia”, em parceria com o “tiktoker” Antonio Miranda, onde ao longo de dez episódios de curta duração, foram abordados de maneira didática, leve e divertida, temas sobre tecnologia, ciência e educação. Para encerrar a safra, atualmente está em produção a série de 40 episódios “Diálogos”, um bate-papo informal com importantes nomes da indústria criativa das áreas do audiovisual, música, games e inovação, que pretende já servir como degustação do conteúdo que será apresentado no evento presencial em abril.

“Tivemos um retorno extremamente positivo da versão online do evento de 2020, inclusive alguns dos projetos inscritos foram negociados no mercado virtual. Depois, entendemos que não fazia mais sentido continuar realizando o evento no formato virtual, uma vez que o grande diferencial do Rio2C reside no presencial, na potência dos encontros, no abraço e no aperto de mãos. Decidimos então investir no desenvolvimento de conteúdos relevantes, em formatos e linguagens diferentes, para manter o público informado e conectado, enquanto a nossa nave mãe, o Rio2C presencial, não estivesse de volta”, afirma.

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