09 Março 2022 | Renata Vomero
Búzios Film Commission oferece Curso Básico de Audiovisual na rede pública de ensino
Curso teve início em 8 de março e contará com 12 horas online
Compartilhe:
O vereador Gelmires da Costa Gomes (Gugu de Nair), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Armação de Búzios, o secretário de Turismo, Dom de Búzios, e Steve Solot, presidente do Centro Latino-americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual (Latin American Training Center-LATC), anunciaram o primeiro curso básico de audiovisual gratuito para jovens da rede pública de ensino do município de Armação de Búzios.
Publicidade fechar X
Com o objetivo de oferecer uma primeira introdução ao mundo audiovisual, e incentivar os jovens a entrar no mundo profissional de cinema, o curso é uma iniciativa da Búzios Film Commission (Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual), vinculado à Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Centro Latino-americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual (Latin American Training Center-LATC), a ABC Cursos de Cinema, o Colégio Municipal Paulo Freire e o Gran Cine Bardot, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.
O curso terá início no 8 de março de 2022 e terá uma duração de 12 horas online, finalizando com uma mentoria presencial de 6 horas no Gran Cine Bardot. O curso vai abordar os seguintes tópicos:
1 - Ideia e desenvolvimento do roteiro
2 - A pré-produção - o plano de filmagem
3 - A filmagem
4 - Editando a imagem
5 - Editando o som
6 - Mixagem, colorização e exportação para diferentes formatos e utilizações
O curso gratuito para 20 estudantes entre 16 e 18 anos contemplados com bolsas completas na primeira turma será conduzido pelo professor Pedro Dannemann. Inclui material de divulgação e certificado de conclusão. O curso também será oferecido a três estudantes do Colégio Estadual João de Oliveira Botas e a três estudantes do Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral – INEFI.
Sobre a Búzios Film Commission
(Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual):
A “Búzios Film Commission”, vinculado à Secretaria Municipal de Turismo, atende todas as demandas de produções audiovisuais e promove o desenvolvimento do turismo regional, favorece o acolhimento de produções nacionais e internacionais, além de gerar emprego e renda para artistas, técnicos e prestadores de serviço na cidade. Além de movimentar a economia do audiovisual e a economia criativa como um todo, essas atividades vão gerar um impacto positivo em outros setores, como o turismo e o comércio local.
Sobre o Centro Latino-americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual
(Latin American Training Center-LATC):
Com sede na cidade do Rio de Janeiro e fundado em 2008 o Latin American Training Center-LATC é um centro de formação e consultoria para a indústria de conteúdo audiovisual. Sua missão é oferecer treinamento e suporte técnico para profissionais da área através de programas, publicações, concursos, workshops e seminários criativos sobre temas específicos, contribuindo assim para a expansão e profissionalização do setor. www.latamtrainingcenter.com
Sobre a ABC Cursos de Cinema:
A ABC Cursos de Cinema nasceu com o objetivo de ampliar a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais e estudantes do audiovisual. Oferece cursos relativos a todo fluxograma cinematográfico, desde a criação de um roteiro até a conservação dos originais produzidos, que são ministrados por um corpo de associados da ABC Cursos de Cinema e profissionais reconhecidos no mercado audiovisual brasileiro. Sua missão é ajudar na formação de estudantes e profissionais para que estejam preparados para atender a demanda do já sofisticado mercado audiovisual brasileiro, com a aplicação de um projeto pedagógico que valoriza tanto o conteúdo quanto o aprendizado. www.abcinecursos.org.br
Sobre o instrutor Pedro Dannemann
Se formou em Direito pela UFRJ. Em 2014 ingressou na Filmakademie Baden-Württemberg (Academia de Cinema) na Alemanha, onde estudou direção com foco em documentário por 3 anos e meio, e teve experiências nas mais diversas áreas e funções do cinema em inúmeros projetos. Assina 8 curta-metragens, entre ficção, documentário e animação. Desde 2019, faz uma oficina de cinema em abrigos da Prefeitura do Rio de Janeiro com adolescentes acolhidos institucionalmente. O resultado tem sido muito positivo, ao ponto de ter concorrido ao Prêmio Innovare pela prática. Em 2020, iniciou como instrutor do curso Fazendo Seu Primeiro Filme na ABC Cursos de Cinema.
Compartilhe:
- 0 medalha