Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Análise

09 Março 2022 | Renata Vomero

Pesquisa aponta Brasil entre maiores consumidores de pirataria em 2021

Estudo analisou comportamento dos usuários entre janeiro e fevereiro

Compartilhe:

(Foto: Warner)

A empresa de segurança digital Akamai divulgou relatório analisando o comportamento dos usuários no ambiente online no que se trata do consumo de conteúdos baixados ilegalmente em 2021. O Brasil ficou entre os cinco países que mais consomem pirataria no mundo, com mais de 4 bilhões de visitas em sites ilegais no ano.

Publicidade fechar X

A análise foi feita em parceria com a MUSO, empresa que analisa justamente o comportamento online dos usuários com relação a conteúdos de entretenimento. Os insights trazidos por eles nos dá bastante munição para entender o impacto da pirataria no mercado.

Segundo a análise, a maior parte dos usuários entra diretamente nos sites ou aplicações que oferecem esses conteúdos, sendo 61,5%, outros 28% fazem o consumo por meio de algum site de busca.

Quando falamos sobre o Brasil, nossa média de visitas está em 4,5 bilhões, ficando atrás de Estados Unidos (13,5 bilhões), Rússia (7,2 bilhões), Índia (6,5 bilhões) e China (5,9 bilhões). Aqui cabe fazer um adendo de que a Rússia nesta semana fez menção a liberar a pirataria no país para contornar as sanções e boicotes que está sofrendo para colocar fim à Guerra contra a Ucrânia.

Quanto ao tipo de conteúdo mais acessado, quem lidera são os títulos da televisão (sejam séries de TV ou streaming), com 67 bilhões de visitas no total. O segundo tipo de conteúdo são as publicações editoriais, com 30 bilhões de visitas.

E o terceiro tipo de conteúdo mais buscado, claro, são os filmes, com quase 15 bilhões de acessos aos sites especializados em oferecer os títulos ilegalmente. Entre os filmes mais pirateados, estão Godzilla vs. Kong, Liga da Justiça de Zack Snyder e Viúva Negra. Os três foram disponibilizados no streaming, o que tem facilitado o acesso ilegal.

Compartilhe:

  • 0 medalha