Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Parceria

03 Março 2022 | Renata Vomero

Bravoluz destaca as inovações de fonte de luz em projetores digitais

Empresa é reconhecida no mercado de iluminação de projeção em cinema

Compartilhe:

(Foto: iStock)

A Bravoluz é uma empresa reconhecida no mercado de iluminação de projeção em cinema, atuando há 35 anos com lâmpadas especiais e se atualizando, especialmente, sobre as novidades sobre fontes de luz que melhor atendam aos exibidores.

Publicidade fechar X

A empresa tem como CEO Leonardo Zanatta Baron, aficionado pelo assunto, busca se debruçar sobre o tema para tentar encontrar as melhores soluções de luz para a empresa e destaca os desafios de escolher os melhores formatos de projeção desde a digitalização do parque exibidor.

Desde então diversas tecnologias estão surgindo para poder facilitar a rotina dos exibidores do mundo todo, no entanto, cada uma delas tem suas especificidades e, claro, benefícios e malefícios.

Atualmente, as novidades se dividem principalmente entre os projetores com fonte de luz xênon e a laser. Sendo o primeiro ainda o mais tradicional, estando presente no mercado há mais de 60 anos e necessitando de lâmpadas específicas para seu uso.

Cada um deles tem seus prós e contras, o xênon normalmente exige maior manutenção pela questão da vida útil das lâmpadas, enquanto seu custo tende a ser mais acessível, o oposto se dá nos projetores à laser, que ainda estão entrando no mercado e ganhando novas tecnologias.

“Acho que a decisão maior é na hora da troca de um projetor com o seu tempo de vida vencido ou uma nova instalação, nesse momento vale sim fazer contas, pesar os benefícios de cada um e o que cabe melhor no seu bolso”, ressaltou Leonardo.

Especificidades, por Bravoluz

A tecnologia laser, seja ela a fosforo ou RGB (mais utilizada), traz um contraste melhor e cores muito mais vívidas. Por outro lado, esse brilho todo e cores tão vivas podem não ser tão agradáveis e confortável para o espectador.

Os projetores de lâmpada Xênon já são uma tecnologia tradicional e consolidada de muitos anos e que hoje em dia com as lâmpadas Longa vida da Ushio ou Christie requerem uma troca mínima de lâmpada, seja uma vez por ano ou até mais tempo no caso dos projetores de lâmpada 2000W, onde as lâmpadas duram em média 3500 horas ou mais. Um ponto importante a observar nesse caso, é que a cada troca de lâmpada você tem o brilho total novamente, com imagem e brilho perfeito para a exibição de filmes.

O futuro da exibição e inovações tecnológicas

Como todas as novidades que vieram para facilitar nosso cotidiano nas últimas décadas, os projetores também passam por uma rápida transformação que deve trazer ainda mais inovações para o futuro da projeção.

“Falando em fonte de luz a laser e tecnologia na projeção, temos diversos benefícios e inovações a caminho. Acho que a mais próxima promessa tecnológica inovadora que venha se concretizar com os projetores com fonte de luz laser deve ser as projeções de imagens 3D sem ter que usar nenhum equipamento adicional e nem mesmo os óculos hoje usados para assistir ao formato 3D. Inclusive, esta inovação está prevista para ser lançada em Avatar 2, que agora depois de muitos adiamentos está com data marcada para dezembro de 2022. Lembrando que o primeiro Avatar foi sucesso de bilheteria na época justamente pela inovação tecnológica de filmagem e exibição em 3D” ressaltou Leonardo, e acrescentou: “Tudo está cada vem mais integrado, mais rápido, optimizado e sendo atualizado. Por exemplo, hoje em dia já existem projetores a laser com servidores de imagem e som totalmente integrado nele mesmo. Outra tendência para o futuro é a eliminação das cabines de projeção, pois com a evolução dos equipamentos e dos projetores a tendência é que os projetores devam ser posicionados no teto da sala de cinema, assim sobrando espaço para colocar mais poltronas, trazendo mais faturamento para o exibidor”.

Compartilhe:

  • 2 medalha