16 Fevereiro 2022 | Renata Vomero
Festival Visões Periféricas traz programação em formato híbrido
Evento acontece até 21 de fevereiro
Compartilhe:
A 15ª edição do Festival Visões Periféricas acontece entre os dias 15 e 21 de fevereiro de 2022 com formato presencial e on-line e gratuito para todo o Brasil. O evento exibirá 48 filmes de longas-metragens, médias e de curtas-metragens exibidos em 4 Mostras Competitivas.
Publicidade fechar X
São elas: Fronteiras Imaginárias: filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil; Cinema da Gema: filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro; Panorâmica: filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens) e Visorama: filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no Ensino Básico, Ensino Médio e/ou projetos do terceiro setor, além dos longas de abertura e de encerramento do festival. As informações são da Agência de Notícias das Favelas.
A idealização do festival é de Marcio Blanco e a curadoria é de Kamilla Medeiros, Rosa Miranda, Lukas Nascimento e Marco Antônio. A iniciativa tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Niterói e a Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e com o apoio da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI).
Além das Mostras, o festival realiza o Visões Lab, que consiste num laboratório de desenvolvimento de projetos de longas de ficção que irão receber uma mentoria nas áreas de roteiro, direção e produção executiva. Os projetos dos participantes, selecionados em 2021 passarão por uma rodada de pitching com players do mercado ao final do projeto. Os projetos vencedores receberão prêmios em dinheiro e prestação de serviço.
A edição de 2022 será realizada de forma híbrida, exibindo o festival presencialmente no Museu de Arte Moderna (MAM), Cine Teatro Eduardo Coutinho (Biblioteca Parque Manguinhos) e CineCarioca Nova Brasília. Além da exibição presencial, todas as sessões da mostra competitiva serão exibidas no site do festival: www.visoesperifericas.org.br de forma simultânea e ficarão disponíveis online por 24 horas.
Considerado vanguardista por ter sido o primeiro festival no Brasil a oferecer ao público a sua exibição em formato híbrido (presencial e online) em 2014, o festival é pioneiro, também, em trazer como temática a periferia do Brasil e seus atores sociais. Ao longo das edições, o Festival exibiu cerca de 1200 filmes, entre curtas, médias e longas. Ao longo das edições nomes consagrados do audiovisual, como Aly Muritiba, André Novaes, Vincent Carelli, Chico Diaz, Regina Casé, passaram pelo Visões, além de ter homenageado os diretores Silvio Tendler, Adelia Sampaio (primeira diretora negra a dirigir um longa no Brasil) e Eduardo Coutinho.
“Em 15 anos de realização, o Festival Visões Periféricas se consolidou como projeto único e inovador de difusão audiovisual no país, formação de rede e inserção do jovem realizador de periferia no circuito nacional de festivais no mercado audiovisual. O Visões tem o mérito de ter sido o primeiro festival no Brasil a assumir a missão de revelar uma geração de jovens realizadores com origem nas periferias brasileiras. O conceito de periferia no festival é abrangente, incluindo filmes de realizadores de comunidades quilombolas, aldeias indígenas, favelas, negros e mulheres. Além disso, estamos sempre discutindo a periferia a partir dos filmes, selecionando aqueles que trazem um olhar inovador e esteticamente potente”, afirmou o idealizador do festival e um dos curadores, Marcio Blanco.
A Elo Company anunciou que está presente no evento com o Prêmio de Aquisição Elo Company e também participará de uma rodada de pitchings para projetos selecionados para o Visões Lab!
A distribuidora selecionará um longa-metragem inédito dentre os participantes da Mostra Panorâmica para receber o prêmio, que consiste na representação comercial da Elo em território nacional da obra escolhida pelo período de 12 (doze) meses.
Barbara Sturm, diretora de conteúdo da Elo Company, representará a Elo na banca de avaliação dos pitchings de projetos desenvolvidos na 3ª edição do Visões Lab. O laboratório, que acontece durante o festival, vai oferecer mentorias de roteiro, direção e produção executiva para 6 longas selecionados. Ao fim do processo de desenvolvimento, estes projetos apresentarão pitchings para uma banca de players do mercado. A rodada de pitching será online, no dia 18 de fevereiro, às 16h .
Compartilhe:
- 1 medalha