Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Lançamento

11 Fevereiro 2022 | Renata Vomero

Sucesso no teatro e internet, "Hermanoteu na Terra de Godah" pretende ampliar público com novo filme

Produção será lançada exclusivamente pelo Telecine neste sábado (12)

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Há quase 30 anos em cartaz no teatro, agora é a vez de Hermanoteu na Terra de Godah explorar o mundo do cinema. A peça, que é sucesso nos palcos e na internet, foi transformada em filme pelo diretor Homero Olivetto e chegará exclusivamente no Telecine, neste sábado, 12.

Publicidade fechar X

A peça é uma montagem da Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo, que tem seus criadores e atores envolvidos também no filme, são eles Welder Rodrigues, Ricardo Pipo, Victor Leal, Adriana Nunes, Jovane Nunes e Adriano Siri. Para além disso, o grupo também atuou no roteiro do filme, fundamental para a adaptação.

“Na peça, o Hermanoteu  é muito passivo, as pessoas chegam e conversam com ele. No cinema a gente precisava criar a trajetória do herói, então contamos a história dele desde o começo, até o momento em que acontece algo que leva até o clímax. Dividismo em dois períodos, presente e flash backs. O filme partiu da pergunte: Por que  Hermanoteu não está na bíblia? O filme responde isso. Então, criamos algo que não está na peça para ser diferente. São coisas diferentes, o Hermanoteu do teatro e o do cinema”, explicou  Jovane Nunes ator e roteirista em coletiva de imprensa mediada por Bruna Scot e com presença da equipe do filme.

Neste ponto também houve o desafio de trazer os personagens clássicos e os bordões conhecidos pelo público – que já soma 3 milhões de espectadores no teatro – ao mesmo tempo em que havia a necessidade de apresentar essa narrativa a novos espectadores, que talvez tenham contato com Hermanoteu pela primeira vez agora.

“A peça viralizou, as pessoas sabem o texto. Quando essa história foi ganhando o Brasil, nós pensamos como poderíamos atingir ainda mais pessoas”, comentou Adriana Nunes, que foi complementada por Jovane: “Fizemos o fan service e o ninguém nunca viu service”, brincou.

E se soma a estes detalhes do roteiro, também os desafios da produção em transpor uma narrativa épica para o cinema, algo que ganha uma escala completamente diferente do que no teatro.

Para isso, a equipe optou por fazer parte das filmagens no deserto do Atakama, no Chile. E as adversidades não pararam com o desafio que é escolher uma locação internacional, quando chegaram na região para fazer as filmagens, descobriram que o deserto passava por uma tempestade, que poderia fazer todo o planejamento de filmagem ser afetado por isso.

“A tempestade trouxe um impacto visual maravilhoso e não chovia ali há muito tempo. Então, trouxe um céu e uma imagem para o filme, muito bonito e diferente. A terra ficou com uma cor diferente”, comentou o ator Adriano Siri.

Após a chuva no deserto, o elenco enfrentou um incêndio durante as filmagens em uma pedreira no Rio de Janeiro, debaixo de muito sol. “Nós vimos um morador colocando fogo no lixo e pensamos ‘Vai dar problema’. Meia hora depois, tinha carro de bombeiro”, contou Augusto Casé. Seriam as pragas do Egito? “Não! Deus tem bom humor! E Ele ajudou muito. O céu estava lindo. Nem precisamos cancelar a diária”, brincou Jovane Nunes.

Depois de todo o sufoco e ter o filme finalizado, veio a oportunidade programa-lo nos cinemas, no entanto, com a pandemia e o gargalo de lançamento nas telonas, a produção que estrearia no circuito comercial, será lançada exclusivamente pelo Telecine, neste sábado (12), às 22h no Telecine Premium.

Tudo isso, para toda a equipe, é uma oportunidade de ampliar o público da produção, fazendo com que mais pessoas conheçam Hermanoteu e, quem sabe, não se interessem em conhecer a peça que deu origem ao filme, assim como todas as outras da companhia teatral.

“Acredito que o alcance no Telecine que pega diferentes classes e idades, tem tudo para abrir nosso público, que já é bastante plural. É um humor popular, que fala com diversas pessoas. As pessoas tinham preconceito com humor popular, sem falsa modéstia, nossos humor é muito inteligente e que comunica com todos os tipos de público, tendo esse acesso melhor pelo telecine, tenho certeza que muitas pessoas vão querer ver ao vivo, porque é diferente. Estamos ansiosos e otimistas”, comentou Victor Leal.

Mais do que isso, há o otimismo pelas dificuldades enfrentadas nestes dois anos de pandemia e de que a produção chegue em um momento em que o público está precisando deste humor. “Esse é um filme de comemoração! Estamos vencendo a pandemia com a arte. O humor é transformador e, nesses tempos, as pessoas estão precisando rir para passar pelas coisas. Rindo você é mais feliz, mais gentil”, comentou Adriana Nunes. “A primeira vez que eu assisti ao filme, tive a sensação de nostalgia que eu tinha quando via os filmes de Os Trapalhões. As pessoas vão gostar”, pontuou Welder Rodrigues. “O filme tem uma mensagem positiva de esperança e de amor. É necessário depois de tudo o que passamos”, finalizou Victor Leal. 

Hermanoteu na Terra de Godah tem direção de Homero Olivetto, produção de Augusto Casé, da Casé Filmes, e roteiro de Pedro Neschling, Jovane Nunes e Victor Leal. Além dos atores da companhia teatral e já conhecidos da produção, o filme também conta as participações especiais de Marcos Caruso, Milton Gonçalves e Jonas Bloch. 

Compartilhe:

  • 1 medalha