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09 Fevereiro 2022 | Renata Vomero

Cinemas da Europa registram crescimento de 42% na bilheteria em 2021

Relatório foi divulgado pela União Internacional de Cinemas

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(Foto: Sony)

A União Internacional de Cinemas (UNIC) divulgou o balanço da bilheteria europeia de 2021, os números ainda são preliminares, mas indicam crescimento de 42% na arrecadação dos cinemas da região em comparação a 2020.

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Segundo os dados obtidos pelos cinemas dos quais a UNIC representa, o faturamento foi de US$4,2 bilhões. E ainda mais do que isso, outro dado importante está no número de ingressos vendidos: mais de 590 milhões, o que representou um crescimento de 38%. Para a UNIC isso mostra o quanto o público esteve sedento pela tela grande.

No entanto, como temos visto em praticamente todos os territórios globais, os valores de 2021, embora denotem recuperação, ainda não alcançaram os números de 2019, ano anterior à pandemia e que registrou recordes de arrecadação e público.

Em comparação a esse ano, os valores de 2021 ainda estão abaixo, mais especificamente 56% atrás em venda de ingressos e 57% em bilheteria. Já comparando o segundo semestre de 2019 e o mesmo período de 2021, quando o mercado respirou mais aliviado, os números mostram queda de 35% na arrecadação.

Especificamente por território, comparando os segundos semestres destes dois anos, os valores indicaram queda de 22% na França, 26% no Reino Unido, 29,5% na Rússia e 24,3% na Polônia.

Para a UNIC estes valores são animadores, já que indicam o potencial da recuperação total do setor já o mais breve possível. Inclusive, pesquisas indicam que esta recuperação pode chegar já no ano que vem.

Entre os títulos que se destacaram, principalmente no segundo semestre, estão Velozes & Furiosos 9 (Universal), 007 – Sem Tempo Para Morrer (Universal), Duna (Warner), Venom: Tempo de Carnificina (Sony) e, claro, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Sony), que quebrou recordes da pandemia e de antes dela.

Mas também se precisa destacar a força dos títulos locais em diversos territórios europeus, que foram fundamentais para atrair público durante todo o ano, especialmente enquanto os blockbusters de Hollywood ficaram represados.

Essas produções representaram 40,8% da parcela do mercado da França, 38,3% na República Tcheca e 37% na Dinamarca. No relatório, a UNIC ainda destacou o longa sérvio Toma, que conseguiu bater Homem-Aranha no país.

Parte da recuperação também se deu com a ajuda de políticas públicas e diversos planos de emergência que vieram a auxiliar o setor de exibição e distribuição na região, altamente impactados pela pandemia. A UNIC reforça o quanto foram importantes e também ressaltou o quanto devem seguir funcionando nos próximos meses para garantir a recuperação total do setor.

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