Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

08 Fevereiro 2022 | Renata Vomero

"Ataque dos Cães" e Netflix lideram indicações ao Oscar 2022

Cerimônia será realizada em 27 de março

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Foram anunciados na manhã desta terça-feira (8) os indicados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ao Oscar 2022. A 94ª cerimônia do prêmio acontecerá em 27 de março e tradicionalmente fecha a temporada de premiações do ano.

Publicidade fechar X

Em um ano que marcou a retomada dos cinemas e, para além disso, da maior parte dos festivais em seus formatos tradicionais,  mais uma vez as especulações em torno dos nomeados estavam fortes e muitos deles não surpreenderam a mídia especializada e os críticos.

Caso, por exemplo, de Ataque dos Cães, da neozelandesa Jane Campion. O longa da Netflix acumula 12 indicações, incluindo nos principais prêmios, como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, além nas categorias de atuação, em que conta com Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons, Kodi Smit-McPhee e Kirsten Dunst.

A cineasta Jane Campion fez história com sua indicação pela direção do longa. Com ela, a diretora se torna a única mulher a receber duas indicações nos 94 anos do prêmio. A primeira delas foi por O Piano, filme de 1993.

E se falamos sobre Ataque dos Cães, que liderou em indicações, o mesmo se repete para a Netflix, que atua como distribuidora do filme. A plataforma somou 28 nomeações contando com títulos na maior parte das categorias. Outros dela que se destacam entre os indicados são Não Olhe Para Cima, A Filha Perdida, Tick, Tick... Boom! e Mães Paralelas.

Depois do filme de Campion, vem Duna (Warner) com dez indicações, incluindo na categoria principal. Além dele, se destacam Belfast (Universal) com sete nomeações, mesmo número de Amor, Sublime Amor (Disney).

Além da Netflix, as distribuidoras que acumulam o maior número de indicações são a Disney, com 22; Warner, com 16 e Universal, com 15. Neste ponto chama atenção a quantidade de títulos sem distribuidora no Brasil: 24.

E aí é importante ressaltar, entre estes está Drive My Car, longa japonês dirigido por Ryûsuke Hamaguchi. A produção soma quatro nomeações, incluindo Melhor Filme (primeira vez que um longa japonês alcança tal feito). Talvez já anestesiado do efeito Parasita – que venceu por Melhor Filme em 2020, garantindo a primeira estatueta para um filme falado em língua não-inglesa e da Coreia do Sul - , ou ainda dando braçadas para segurar o tsunami do impacto da pandemia na indústria, o mercado brasileiro não adquiriu o filme, mesmo depois das indicações na maior parte das premiações do ano e se destacando nos festivais internacionais. Para a tristeza dos cinéfilos que estão sedentos por uma boa maratona do Oscar nos cinemas, o longa, portanto, não tem data de estreia no país.

Para incluir mais um na lista está Flee, documentário de animação. A produção dinamarquesa é dirigida por Jonas Poher Rasmussen e conquistou o feito inédito de indicado por Melhor Animação, Melhor Documentário em Longa-Metragem e Melhor Filme Internacional. O título também não tem data para estrear no país.  

Entre os já clássicos esnobados, está Casa Gucci (Universal), com uma nomeação apenas por Cabelo & Maquiagem. O público achou que Lady Gaga e Jared Leto foram deixados de lado por suas atuações. Já entre as surpresas – ou talvez a surpresa maior seja a falta desta indicação nas outras premiações – está o nome de Kristen Stewart na lista de Melhores Atrizes por sua atuação em Spencer (Diamond).

 

Confira a lista de indicações por distribuidoras:

Netflix – 28

Disney - 22

Warner - 16

Universal - 15

Diamond - 4

Amazon - 3

Apple TV - 3

Sony - 2

Paramount - 1

Pandora - 1

Sem distribuidora no Brasil - 24

Conheça os indicados:

MELHOR FILME

Belfast (Universal)

No Ritmo do Coração (Diamond Brasil)

Não Olhe Para Cima (O2/Netflix)

Drive My Car (Sem distribuidora no Brasil)

Duna (Warner)

King Richard: Criando Campeãs (Warner)

Licorice Pizza (Universal)

O Beco do Pesadelo (Disney)

Ataque dos Cães (O2/Netflix)

Amor, Sublime Amor (Disney)

 

MELHOR DIREÇÃO

Kenneth Branagh - Belfast (Universal)

Ryûsuke Hamaguchi - Drive My Car (Sem distribuidora no Brasil)

Paul Thomas Anderson - Licorice Pizza (Universal)

Jane Campion - Ataque dos Cães (O2/Netflix)

Steven Spielberg - Amor, Sublime Amor (Disney)

 

MELHOR ATOR

Javier Bardem - Apresentando os Ricardos (Amazon)

Benedict Cumberbatch - Ataque dos Cães (Netflix)

Andrew Garfield - Tick, Tick... Boom! (Netflix)

Will Smith -  King Richard: Criando Campeãs (Warner)

Denzel Washington - A Tragédia de Macbeth (Apple TV)

 

MELHOR ATRIZ

Jessica Chastain - Os Olhos Tammy Faye (Disney)

Olivia Colman - A Filha Perdida (Netflix)

Penélope Cruz, por Mães Paralelas (O2/Netflix)

Nicole Kidman, por Apresentando os Ricardos (Amazon)

Kristen Stewart, por Spencer (Diamond Brasil)

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Ciarán Hinds - Belfast (Universal)

Troy Kotsur - No Ritmo do Coração (Diamond Brasil)

Jesse Plemons - Ataque dos Cães (O2/Netflix)

J.K. Simmons- Apresentando os Ricardos (Amazon)

Kodi Smit-McPhee - Ataque dos Cães (O2/Netflix)

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Jessie Buckley - A Filha Perdida (Netflix)

Ariana DeBose - Amor, Sublime Amor (Disney)

Judi Dench, em Belfast (Universal)

Kirsten Dunst - Ataque dos Cães (O2/Netflix)

Aunjanue Ellis - King Richard: Criando Campeãs (Warner)

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Kenneth Branagh -  Belfast (Universal)

Adam McKay - Não Olhe Para Cima (O2/Netflix)

Zach Baylin - King Richard: Criando Campeãs (Warner)

Paul Thomas Anderson - Licorice Pizza (Universal)

Eskil Vogt & Joachim Trier - The Worst Person in the World (Sem distribuidora no Brasil)

 

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Siân Heder -  No Ritmo do Coração (Diamond Brasil)

Ryûsuke Hamaguchi & Takamasa Oe - Drive My Car (Sem distribuidora no Brasil)

Jon Spaiths, Denis Villeneuve & Eric Roth - Duna (Warner)

Maggie Gyllenhaal - A Filha Perdida (Netflix)

Jane Campion - Ataque dos Cães (O2/Netflix)

MELHOR FOTOGRAFIA

Greig Fraser - Duna (Warner)

Dan Lautsen -  O Beco do Pesadelo (Disney)

Ari Wegner - Ataque dos Cães (O2/Netflix)

Bruno Delbonnel - A Tragédia de Macbeth (Apple TV)

Janusz Kominski -  Amor, Sublime Amor (Disney)

 

MELHOR TRILHA SONORA

Nicholas Britell - Não Olhe Para Cima (O2/Netflix)

Hans Zimmer - Duna (Warner)

Germaine Franco - Encanto (Disney)

Alberto Iglesias - Mães Paralelas (O2/Netflix)

Jonny Greenwood - Ataque dos Cães (O2/Netflix)

 

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

"Be Alive" - King Richard: Criando Campeãs (Warner)

"Dos Oruguitas" - Encanto (Disney)

"Down to Joy" - Belfast (Universal)

"No Time to Die" - 007 - Sem Tempo Para Morrer (Universal)

"Somehow You Do" - Four Good Days (Sem distribuidora no Brasil)

MELHOR EDIÇÃO

Hank Corwin - Não Olhe Para Cima (O2/Netflix)

Joe Walker - Duna (Warner)

Pamela Martin - King Richard: Criando Campeãs (Warner)

Peter Sciberras - Ataque dos Cães (O2/Netflix)

Myron Kerstein & Andrew Weisblum - Tick, Tick... Boom! (Netflix)

MELHOR FIGURINO

Jenny Beavan - Cruella (Disney)

Massimo Cantini Parrini & Jacqueline Durran - Cyrano (Universal)

Jacqueline West & Robert Morgan - Duna (Warner)

Luis Sequeira - O Beco do Pesadelo (Disney)

Paul Tazewell - Amor, Sublime Amor (Disney)

 

MELHOR CABELO & MAQUIAGEM

Um Príncipe em Nova York 2 (Paramount)

Cruella (Disney)

Duna (Warner)

Os Olhos de Tammy Faye (Disney)

Casa Gucci (Universal)

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

Patrick Vermette - Duna (Warner)

Tamara Deverell - O Beco do Pesadelo (Disney)

Grant Major - Ataque dos Cães (O2/Netflix)

Stefan Decbant - A Tragédia de Macbeth (Apple TV)

Adam Stockhausen - Amor, Sublime Amor (Disney)

MELHOR FILME INTERNACIONAL

Drive My Car (Japão) (Sem distribuidora no Brasil)

Flee (Dinamarca) (Sem distribuidora no Brasil)

A Mão de Deus (Itália) (Netflix)

A Felicidade das Pequenas Coisas (Butão) (Pandora)

The Worst Person in the World (Noruega) (Sem distribuidora no Brasil)

 

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM

Ascension (Sem distribuidora no Brasil)

Attica (Sem distribuidora no Brasil)

Flee (Sem distribuidora no Brasil)

Summer of Soul (... ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada) (Hulu)

Writing with Fire (Sem distribuidora no Brasil)

 

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM

Audible (Netflix) 

Lead Me Home (Netflix)

The Queen of Basketball (Sem distribuidora no Brasil)

Three Songs for Ben Azir (Netflix)

When We Were Bullies (Sem distribuidora no Brasil)

 

MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA METRAGEM

Encanto (Disney)

Flee (Sem distribuidora no Brasil)

Luca (Disney)

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinasn (Sony)

Raya e o Último Dragão (Disney)

 

MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA METRAGEM

Affairs of the Art (Sem distribuidora no Brasil)

Bestia (Sem distribuidora no Brasil)

Boxballet (Sem distribuidora no Brasil)

Robin Robin (Netflix)

The Windshield Wiper (Sem distribuidora no Brasil)

 

MELHOR CURTA METRAGEM EM LIVE-ACTION

Ala Kachuu - Take and Run (Sem distribuidora no Brasil)

 The Dress (Sem distribuidora no Brasil)

The Long Goodbye (Sem distribuidora no Brasil)

On My Mind (Sem distribuidora no Brasil)

Please Hold (Sem distribuidora no Brasil)

 

MELHOR SOM

Belfast (Universal)

Duna (Warner)

007 - Sem Tempo Para Morrer (Universal)

Ataque dos Cães (O2/Netflix)

Amor, Sublime Amor (Disney)

 

MELHORES EFEITOS VISUAIS

Duna (Warner)

Free Guy: Assumindo o Controle (Disney)

007 - Sem Tempo Para Morrer (Universal)

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Disney)

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Sony)

Compartilhe:

  • 1 medalha