Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

07 Fevereiro 2022 | Renata Vomero

"Moonfall – Ameaça Lunar" é o filme mais visto nos cinemas do Brasil neste fim de semana

Filme catástrofe vendeu mais de 150 mil ingressos e liderou a bilheteria nacional

Compartilhe:

(Foto: Diamond)

Depois de mais de um mês na liderança da bilheteria brasileira, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Sony) agora ocupa a segunda posição no ranking de renda e público do país. A estreia de Moonfall – Ameaça Lunar (Diamond) garantiu a liderança, sendo o filme mais visto no fim de semana por 157,2 mil pessoas. Os dados são da Comscore.

Publicidade fechar X

O filme catástrofe, dirigido pelo especialista no gênero Roland Emmerich, estreou na última quinta-feira, 3 de fevereiro, e mostra o quanto este tipo de filme vem agradando ao público ao longo da pandemia. Isso tudo somado à robusta campanha da Diamond e Galeria Distribuidora.

“Estamos felizes por termos realizado o maior fim de semana de abertura de uma distribuidora independente no ano, em número de salas e resultado, ainda mais em meio a um cenário tão complexo como o que estamos vivendo. Acreditamos no cinema como principal meio de lançamento dos nossos projetos e agradecemos especialmente aos nossos parceiros exibidores por todo o apoio. Respeitando uma janela longa, seguiremos com uma forte campanha de marketing ao longo das próximas semanas, aproveitando, principalmente, o boca a boca positivo das redes sociais para alcançar cada vez mais pessoas”, comemorou Gabriel Gurman, CEO da Galeria Distribuidora e codiretor geral da Diamond Films no Brasil.

Os dados consolidados registraram venda de 157,2 mil ingressos, o que gerou renda de R$3,1 milhões na bilheteria. O longa veio seguido, claro, por Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Sony), que levou 152 mil espectadores à sala escura, garantindo R$3 milhões. O longa já tem o acumulado de 16,7 milhões de ingressos vendidos.

E tem outra estreia que fez bonito na bilheteria e estamos falando aqui do cinema nacional. A produção Tô Ryca! 2 (Downtown/Paris) fez abertura de R$2,2 milhões e 123,9 mil de público. O que anima bastante o mercado quanto ao aquecimento do nosso audiovisual.

E pensando assim, é importante destacar outros títulos nacionais que tiveram bom desempenho no fim de semana. Eduardo e Mônica (Downtown/Paris), que estreou em 20 de fevereiro, vendeu 44,9 mil ingressos e ultrapassou os 300 mil espectadores. Já Turma da Mônica – Lições (Downtown/Paris) levou mais de 20 mil pessoas aos cinemas, ultrapassando os 770 mil ingressos vendidos, o longa estreou em 31 de dezembro.

Para além deles, Pânico (Paramount) segue com boa performance. Neste fim de semana, a sequência do clássico do slasher levou 71,8 mil pessoas aos cinemas, gerando renda de R$ 1,3 milhão. Mais de 800 mil espectadores já foram conferir o longa na telona.

E direcionado ao público infantil e as famílias, Sing 2 (Universal) também continua trazendo bons números para os cinemas do país. A animação faturou R$ 1,2 milhão com a venda de 68,4 mil ingressos. Com isso, o longa bateu a marca de 1 milhão de ingressos vendidos.

O ranking da Ingresso.com também refletiu o resultado consolidado do fim de semana. Moonfall - Ameaça Lunar tomou a frente e foi o mais comercializado entre os dias 3 e 6 de fevereiro, sendo responsável por 22% de todos os ingressos vendidos no período. Em segundo ficou Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, que esteve por dois meses no topo de vendas da Ingresso.com, seguido pela estreia nacional Tô Ryca! 2, o terror Pânico e a animação Sing 2.

América do Norte

Já na América do Norte o cenário foi diferente e bastante surpreendente. Quem liderou a bilheteria na região foi Jackass Para Sempre (Paramount). O longa que traz o grupo de comédia absurda de volta fez abertura de US$23,5 milhões, não dando espaço para Moonfall liderar por lá.

Ainda assim, o filme catástrofe fez excelente performance, garantindo faturamento de US$10 milhões em sua estreia, devendo ganhar fôlego ainda nas próximas semanas. O longa custou US$140 milhões para ser realizado, entrando no hall dos filmes independentes mais caros da história do cinema.

E seguindo firme e forte entre as melhores bilheterias está Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Sony), com arrecadação de US$9,6 milhões no fim de semana e soma de US$748,9 milhões. Desta forma, o filme está próximo de se tornar a terceira maior bilheteria da história da América do Norte, devendo em breve ultrapassar Avatar, que tem soma de US$760 milhões na região e é a atual maior bilheteria global. Nada mal.

Global

Agora é o momento de irmos para o outro lado do globo, pois estamos em período de Ano Novo Chinês ou Ano Novo Lunar. Tradicionalmente, este é o feriado com maior rentabilidade para os cinemas da região, já que por questões de política interna é apenas permitida a exibição de filmes locais. O feriado dura cerca de duas semanas.

Bom, não à toa, ao analisarmos o ranking global da Comscore, vemos filmes chineses na liderança. São eles The Battle At Lake Changjin II, que fez abertura de US$152,4 milhões. O longa é seguido por Too Cool to Kill, que fez US$111,4 milhões; e Nice View, com US$45,5 milhões. Segundo cálculos da Variety, mesmo diante de restrições por conta da Covid-19, os cinemas chineses faturaram em torno de US$940 milhões apenas no feriado.

Entre os filmes de Hollywood, se destacou Jackass Para Sempre (Paramount), que abriu em dez territórios, incluindo a América do Norte, o que levou a arrecadação de US$28,7 milhões, sendo US$5,2 milhões do mercado internacional.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Sony) faturou US$25,2 milhões, o que o deixa bastante próximo também de bater os US$2 bilhões na bilheteria global, o que o deixa mais do que consolidado como a melhor performance da pandemia e, claro, entre as melhores da história da indústria.

Compartilhe:

  • 1 medalha