04 Fevereiro 2022 | Juliane Albuquerque
Bilheterias fecham o mês de janeiro com boa arrecadação
Renda do primeiro mês do ano foi 5x maior que janeiro do ano passado
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O mês de janeiro de 2022 fechou em um cenário animador para bilheteria nacional, com a segunda melhor arrecadação mensal desde o início da pandemia, em março de 2020. Segundo dados da Comscore e do Filme B, os cinemas brasileiros arrecadaram cerca de R$ 157 milhões no primeiro mês do ano – sendo, este, um valor 43% abaixo do mês anterior, dezembro de 2021, que foi uma exceção neste período pandêmico (muito alavancado pelo lançamento do “filme fenômeno de bilheterias” Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Sony).
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A tendência de boa arrecadação sinaliza uma recuperação do setor e, mesmo com o avanço da variante ômicron neste início do ano, janeiro seguiu contando com o herói aracnídeo levando milhões às salas de cinema (4,6 milhões de pessoas). Com mais de um mês em cartaz, a produção segue sendo a mais assistida nos cinemas brasileiros – sendo o maior lançamento da história da Sony no país, tendo acumulado até então 16,7 milhões em público.
Se compararmos o mesmo período de 2022 com o mês de janeiro de 2021, podemos observar um cenário ainda mais promisso, já que tivemos público e renda 5 vezes maior este ano. É importante ressaltar que naquela época, vale lembrar, o mercado dava pequenos passos em direção a uma retomada, mas o país convivia com a presença da variante delta e um parque exibidor reduzido (com cerca de 30% de cinemas a menos).
Produções como Sing 2 (Universal), Pânico (Paramount), Turma da Mônica - Lições (Downtown/Paris), Eduardo e Mônica (Downtown/Paris) e Matrix Ressurrections (Warner) foram os outros filmes que mais contribuíram para a boa renda de janeiro. Mas acredita-se que as bilheterias dos próximos dias devem aumentar, com a chegada de títulos fortes ao mercado nas últimas semanas, como O Beco do Pesadelo (Disney), Spencer (Diamond/Galeria) e Moonfall- Ameaça Lunar (Diamond/Galeria).
Produções nacionais
Desde a reabertura dos cinemas as produções nacionais foram aos poucos retomando seu espaço nas salas de cinema. A diferença entre a realidade da pandemia em janeiro de 2021 e de 2022 também explica o market share dos filmes nacionais terem saltado de 4,7% para 13,2%. Foi só a partir de Marighella (Downtown/Paris), lançado em novembro de 2021, que o cinema nacional passou a figurar nas primeiras posições do ranking por várias semanas.
O longa Turma da Mônica - Lições (Downtown/Paris) puxou as produções brasileiras a ultrapassarem a marca simbólica de 1 milhão de ingressos vendidos no mês de janeiro. Sendo também que os filmes Eduardo e Mônica (Downtown/Paris) e Juntos e Enrolados (Imagem Filmes) contribuíram muito, figurando entre os 10 mais vistos no Brasil ao longo de todo mês. O lançamento da comédia Tô ryca 2 (Downtown/Paris) nesta semana, promete manter a boa presença dos filmes nacionais nas bilheterias do país, já que é o 5º filme com maior presença nas salas de cinema esta semana.
Market Share* das salas de cinema desde 03/02:
Moonfall – 32,57% das salas
Homem-Aranha – 25,13% das salas
Sing 2 – 20,22% das salas
Pânico – 18,30% das salas
Tô Ryca 2 – 20,46% das salas
*fonte: Equinox
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