Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cinema Nacional

04 Fevereiro 2022 | Juliane Albuquerque

Diretora carioca é a representante brasileira no festival argentino FIDBA

Manuh Fontes concorre a prêmio no 9º Festival Internacional de Cinema Documental de Buenos Aires

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A diretora de cinema e TV, Manuh Fontes, está representando o Brasil na edição 2022 do FIDBA- Festival Internacional de Cinema Documental de Buenos Aires, que reúne filmes de 43 países. Ela concorre ao Prêmio de Melhor Direção de Primeiro Longa-Metragem, pelo documentário Mise-en-Scéne – A Artesania do Artista. O longa, que está disponível no país na plataforma Globoplay, será exibido na Argentina de 07 a 14 de fevereiro. O filme da carioca Manuh Fontes concorre com produções da Alemanha, França, Portugal, Espanha, Argentina, Itália, Geórgia e Rússia.

Publicidade fechar X

O filme Mise-en-Scéne – A Artesania do Artista, que foi também produzido por Manuh Fontes em parceria com o fotógrafo Leandro Pagliaro e a atriz Mayte Piragibe, mostra o processo criativo de diversos atores, com histórias de Antônio Fagundes, Camila Pitanga, Cássia Kiss, Marco Nanini, Dira Paes, Gabriel Leone, entre outros, e a narração é de Glória Pires. A produção busca ressaltar a importância da arte, que é pensada a partir da obra do filósofo Rainer Maria Rilke, por meio do processo criativo de diversos artistas.

Manuh Fontes, além de dirigir e produzir, também assinou o roteiro que procura tratar a arte como modo fundamental da existência e se define como um manifesto pela arte, sendo um documentário que retrata a melancolia das reflexões de um artista até a criação e o mergulho em seus personagens. 

O festival argentino

O FIDBA – Festival Internacional de Cinema Documental de Buenos Aires é um dos principais eventos dedicados à produção de documentários no mundo. A edição de 2022 irá acontecer de 18 a 31 de julho e busca uma abordagem não só entre o público, cineastas e pensadores de documentários, mas também abre possibilidades estimulantes para abrir este espaço para outras expressões artísticas enquadradas dentro do que chamamos de “não-ficção”.

A FIDBA prestará especial atenção aos cineastas para os quais o cinema está ligado a uma forma de pesquisa e conhecimento do mundo que nos rodeia quanto ao retrato de seres humanos cujas condições de vida, em certos contextos históricos e sociais. O festival argentino pretende tornar-se um ponto de apoio aos cineastas que buscam ampliar a percepção da realidade e para filmes que representam um passo em frente no esforço de compreendê-la e antecipá-la.

Compartilhe:

  • 1 medalha