31 Janeiro 2022 | Juliane Albuquerque
Mostra Tiradentes fecha sua 25ª edição com prêmio para o filme "Sessão Bruta"
Mostra Tiradentes apresenta seus vencedores e comemora mais de 350 mil acessos de 83 países
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Na noite do último sábado, 29/01, a Mostra de Cinema de Tiradentes anunciou os vencedores da sua 25ª edição do evento. O longa-metragem mineiro Sessão Bruta, produzido por coletivos artísticos, conquistou o Troféu Barroco de Melhor Filme da Mostra Aurora. Já o filme capixaba Os Primeiros Soldados, dirigido por Rodrigo de Oliveira, recebeu o Troféu Carlos Reichenbach de Melhor Filme da Mostra Olhos Livres. O curta-metragem Uma Paciência Selvagem nos Trouxe até Aqui, dirigido por Érica Sarmet, foi eleito Melhor Curta da Mostra Foco e ganhou também o Prêmio Canal Brasil de Curtas.
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Essa edição da Mostra de Cinema de Tiradentes ficou marcada pela pluralidade de olhares, corpos e representações – e que mesmo sendo transmitida virtualmente, conseguiu passar sua mensagem ao público. O filme mineiro Sessão Bruta, que tem direção coletiva assinada por As Talavistas e ela.LTDA, foi o grande vencedor na categoria Melhor Longa-metragem da Mostra Aurora na 25a Mostra de Cinema de Tiradentes. A cerimônia de encerramento, transmitida pelo site do evento justamente no Dia da Visibilidade Trans (29/01), revelou a escolha de um trabalho que transita fortemente entre identidades, empoderamentos e reconhecimentos.
O prêmio foi concedido pelo Júri Oficial, formado por críticos, pesquisadores e profissionais do audiovisual. O júri apontou os méritos de Sessão Bruta: “a recusa do embrutecimento que assola o presente, confrontado no filme com uma inventividade poética múltipla e transformadora, na qual a brutalidade de um mundo fundado na violência contra vidas trans e negras”.
O Troféu Carlos Reichenbach, dado pelo Júri Jovem ao melhor longa da Mostra Olhos Livres, foi para Os Primeiros Soldados, filme do Espírito Santo dirigido por Rodrigo de Oliveira. Na justificativa, o Júri Jovem, formado por estudantes, defendeu o trabalho do filme de “convocar as potencialidades da arte frente aos apagamentos da memória e apresentar uma maturidade fílmica na construção da linguagem”.
Demais premiações
Já o Prêmio Helena Ignez 2022, oferecido pelo Júri Oficial a um destaque feminino nos filmes das Mostras Aurora e Foco, foi dado a Juliana Soares, produtora executiva e coprodutora do filme Seguindo Todos os Protocolos (PE). Em sua justificativa, o júri reconhece a produtora por “viabilizar e apoiar a criação de filmes disruptivos em um momento de crise política e econômica do audiovisual brasileiro, expressando a vitalidade do cinema diante dos efeitos econômicos e sociais derivados da pandemia da Covid-19 e a efetividade de mecanismos como a Lei Aldir Blanc de forma criativa e inventiva”.
Na Mostra Foco, o Júri Oficial escolheu o curta-metragem Uma Paciência Selvagem nos Trouxe até Aqui (SP), de Érica Sarmet. Para os jurados, a “bravura política e estética com que produz um sentido de comunidade e mesmo de futuridade na imaginação da vida em conjunto”, foram alguns dos motivos de premiação ao curta. O mesmo filme também ganhou o Prêmio Canal Brasil de Curtas, que oferece R$ 15 mil a um curta também da Mostra Foco em júri formado pelo próprio canal.
Novidade da Mostra de Tiradentes em 2022, a Conexão Brasil CineMundi contou com a categoria Work In Progress (WIP), a partir de projetos enviados previamente e analisados por um júri especial. O Troféu Horizonte da categoria foi para A Transformação de Canuto (PE), de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho. Por sua vez, o Prêmio WIP Meeting selecionou o projeto O Rancho (SP), com direção de Guilherme Martins e produção de Bruna Epiphanio.
Oferecido pelo Festival de Málaga na Conexão Brasil CineMundi, a categoria WIP Exibição foi para Nada (DF), de Adriano e Fernando Jayme Guimarães. E o Prêmio Vitrine Filmes, que garante distribuição do longa vencedor, foi para Mugunzá (BA), de Ary Rosa e Glenda Nicácio.
Grande alcance online
A 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes finalizou comemorando também o feito de alcançar mais de 4 milhões de acessos nas redes sociais do evento e ainda mais de 350 mil acessos de 83 países em sua plataforma oficial. O formato digital ampliou o alcance da ação cultural. Em nove dias de programação abrangente, intensa e gratuita, a Mostra Tiradentes promoveu reflexões e apresentou a multiplicidade de conteúdos audiovisuais.
O público pôde conferir virtualmente (e de graça) a diversidade da produção audiovisual contemporânea em 169 filmes (64 longas, 3 médias e 102 curtas-metragens), oriundos de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal, em pré-estreias mundiais, nacionais e mostras temáticas. Além também de ter realizado o 25o Seminário do Cinema Brasileiro, que promoveu 38 debates, a série Encontro com os Filmes e rodas de conversa, com a participação de 119 convidados, entre profissionais do audiovisual, críticos e pesquisadores.
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