Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

21 Janeiro 2022 | Juliane Albuquerque

Bob Cuspe está na corrida para disputar o prêmio de Melhor Animação no Oscar 2022

Animação brasileira recebe patrocínio da Fresh People para exibição aos membros da Academia, em Los Angeles

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O longa de animação Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente, dirigido por Cesar Cabral, que tem como protagonista o clássico personagem do cartunista Angeli, está na firme na corrida para disputar a categoria de “Melhor Animação” do Oscar 2022. A animação está dando um passo importante nessa disputa: no sábado, dia 22/01, haverá uma sessão do filme aos membros da Academia, em Los Angeles, patrocinada pela recém-lançada Fresh People. É a primeira iniciativa da produtora de linguagens, novo hub dentro da agência de comunicação Press Pass, liderada por Christine Caterina e Emmanuel Filho.  

Publicidade fechar X

No final de 2021, os realizadores do filme fizeram uma campanha de financiamento coletivo para divulgar o filme e colaborar na campanha de concorrência ao Oscar. Inclusive, o Cine Marquise apoiou a iniciativa, com sessão especial para os apoiadores da campanha do Bob Cuspe no dia 12/01.

A campanha deu certo, o filme ganhou maior visibilidade e patrocínio para viabilizar a corrida ao prêmio. A escolha da Fresh People em apoiar o filme, que não tem investimento da iniciativa pública, mostra o principal objetivo da produtora: fomentar a contracultura, a arte e a produção independente resistente ao retrocesso do cenário atual do país. 

Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente é uma animação stop-motion que mistura documentário, road-movie e o humor presente na obra de Angeli. O personagem surgiu em 1983, auge no movimento punk paulistano, como uma espécie de alter ego do autor, transformando-se em uma das suas criações mais queridas pelos fãs de HQ.

Bob Cuspe teve destaque nas páginas da revista de quadrinhos independente criada pelo próprio Angeli, a “Chiclete com Banana”, que também reunia trabalhos de cartunistas clássicos, como Laerte e Glauco. Aos 65 anos, Angeli já foi eleito o melhor chargista brasileiro por mais de 16 vezes. Suas tiras já foram publicadas em veículos de grande circulação no Brasil, Espanha, França, Itália e Argentina. 

O filme Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente é o único filme brasileiro que disputa uma das cinco vagas de “Melhor Animação” para o Oscar 2022, ao lado de 25 produções dos Estados Unidos, República Tcheca, Japão, China e Dinamarca. A obra já foi premiada pelos festivais Annecy e Ottawa, dois dos mais importantes do gênero, e estreou na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo de 2021.  

Compartilhe:

  • 2 medalha