17 Janeiro 2022 | Juliane Albuquerque
Mostra “Oju-Roda Sesc de Cinemas Negros” destaca a produção de cineastas negros
De 19/01 a 09/02, a mostra irá apresentar filmes no formato híbrido: em sessões presenciais no Cinesesc e em filmes disponíveis na plataforma Sesc Digital
Compartilhe:
A partir de 19/01 até 9/02, o Sesc São Paulo realiza a OJU - Roda Sesc de Cinemas Negros para apresentar ao público uma seleção de filmes realizados por cineastas negras e negros. Com sessões presenciais no CineSesc, em São Paulo, e exibições online na plataforma Sesc Digital, a mostra se dedica a promover a diversidade de criadoras e criadores brasileiros e destacar a importância histórica do audiovisual em sua potência poética e política, e sua contribuição para a decolonização do olhar. Foi essa ideia que pautou a escolha do nome da mostra: Oju. Do Yorubá, “ojú” significa “olho” e o cinema se inicia pelo olhar, sensibilizado pela luz da projeção.
Publicidade fechar X
A mostra exibe uma programação de curtas, médias e longas-metragens nacionais, no cinema e na internet, além de debates, cursos e oficinas on-line gratuitos, com objetivo de ampliar a difusão e o acesso a diversas criações, formatos e pensamentos sobre as questões raciais. Para abrir a programação, foi escolhido o filme O Pai de Rita, dirigido por Joel Zito, para uma sessão especial dia 19/01 (quarta-feira) às 20h no CineSesc. No longa, os atores Ailton Graça e Wilson Rabelo interpretam dois amigos que partilham o amor pela escola de samba Vai-Vai e um amor de juventude.
Entre os destaques da programação estão a ficção Cabeça de Nêgo, dirigida por Déo Cardoso, que conta a história de um aluno que, após sofrer insultos racistas na sala de aula, tenta impor mudanças em seu colégio ao enfrentar a direção e colocar em foco o racismo presente na instituição de ensino; e também o documentário Chico Rei Entre Nós, de Joyce Prado, que narra a história e legado do rei congolês escravizado que lutou pela liberdade — a sua e a de seu povo — durante o Ciclo do Ouro em Minas Gerais.
Ao todo, OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros terá com 43 sessões presenciais no Cinesesc com venda de ingressos pelo site sescsp.org.br/cinesesc e na bilheteria do cinema. Já a plataforma Sesc Digital receberá 9 títulos da mostra, que poderão ser assistidos gratuitamente pelo público de todo o Brasil, no endereço sescsp.org.br/oju.
Já os debates, cursos e oficinas acontecem em formato online e serão gratuitos, com a intenção de promover trocas entre o público e profissionais do cinema, pesquisadores e pensadores sobre diversos temas e contam com a participação de nomes como a da produtora Lilian Solá Santiago, do realizador Joel Zito Araújo, das cineastas Renata Martins e Glenda Nicásio, da atriz Naruna Costa e do ator Christian Malheiros. Entre os cursos e oficinas serão oferecidas atividades que abordam Roteiro Infantil, Montagem e Financiamento. As inscrições pelo site sescsp.org.br/inscricoes.
Compartilhe:
- 1 medalha