12 Janeiro 2022 | Renata Vomero
Estudo mostra queda no número de diretoras mulheres em 2021
Análise foi aplicada sobre as 100 melhores bilheterias nos EUA
Compartilhe:
Anualmente o Centro de Estudo de Mulheres na Televisão e Cinema da Universidade de San Diego divulga relatório analisando a presença feminina nos filmes de maior bilheteria daquele ano, principalmente, na direção das produções.
Publicidade fechar X
Depois de mostrar um crescimento progressivo que encontrou seu auge em 2020, a tendência não se manteve em alta em 2021. Enquanto em 2020 16% das 100 melhores bilheterias do ano foram comandadas por mulheres, em 2021 esse número foi de 12%.
O número cresce um pouco mais quando se observa uma amostragem de 250 filmes, chegando a 17% - sendo 18% em 2020. Ou seja, diminui a discrepância de um ano para o outro, mas ainda assim quebra a tendência de aumento.
A diretora executiva do Centro, Martha Lauzen, destacou que a nossa percepção geral pode nos enganar quanto a um aumento entre as cineastas, tendo em vista que elas estão ganhando mais destaque nas premiações e festivais, no entanto, ainda não cresceram quantitativamente de forma equilibrada no mercado.
Como exemplo ela citou Nomadland, de Chloé Zhao, que venceu por Melhor Filme e Direção, bem como o Ataque dos Cães, de Jane Campion, destaque na temporada de festivais de 2021 e que deve estar entre os indicados na maioria das premiações deste ano. Em 2021, Chloé Zhao também foi responsável pelo longa da Marvel, Eternos.
Quando falamos em outros cargos por trás das telas, os números se mantêm parecidos, tanto para produtoras (30 a 33%), que tende sempre a crescer, mas principalmente de roteiristas (17%), editoras (22%) e diretoras de fotografia (6%).
Outro apontamento interessante é da quantidade de mulheres nas equipes, 61% das produções não empregava mais de quatro profissionais nestas posições citadas acimas, enquanto 72% tinham ao menos 10 homens nestes cargos, apenas 8% das produções tinham essa quantidade de mulheres nas equipes.
Desde que a pandemia começou, o Centro vem analisando também os lançamentos digitais. Dos 92 filmes analisados – a análise da conta dos 20 mais assistidos por semana – as mulheres ocuparam 20% das posições principais, em 2020 esse número era de 19%.
Compartilhe:
- 1 medalha