20 Dezembro 2021 | Renata Vomero
Estudo alemão aponta baixo risco de infecção por Covid-19 nos cinemas
Segundo análise, sistema de ventilação garante segurança do ambiente
Compartilhe:
Um estudo realizado na Alemanha pelo Fraunhofer Institute for Building Physics (Fraunhofer IBP) observou o nível de segurança dentro do ambiente da sala de cinema para a infecção de covid-19, também de outras doenças virais transmitidas pelo ar.
Publicidade fechar X
A análise constatou que a ventilação regular de um cinema comum é suficiente para garantir um baixo risco de infecção pela doença. O projeto intitulado CineCov tem objetivo justamente de testar o nível de transmissão e dispersão pelas partículas aerossóis eliminadas pelas pessoas, que já se sabe ser como se transmite a doença. As informações são do Celluloid Junkie.
Os profissionais envolvidos no estudo fizeram rigorosos testes para entender justamente o comportamento dessas partículas e a constatação foi a de que a tendência é de que elas sejam direcionada para cima e, por conta do sistema de ventilação das salas, sejam rapidamente renovadas.
“O ar aquecido pelas pessoas sobe para cima. Especialmente a chamada ventilação de deslocamento típica das salas de cinema faz uso desse efeito ”, diz o professor Dr. Gunnar Grün, gerente de projetos do CineCov, em um resumo das descobertas iniciais. “Isso tem a vantagem decisiva de que os aerossóis e os vírus que eles contêm são removidos com eficácia”.
O projeto CineCov é financiado pela Comissão do Governo Federal da Alemanha para a Cultura e a Mídia (BKM) por iniciativa da Organização Principal da Indústria Cinematográfica da Alemanha (SPIO), com vários parceiros envolvidos.
Toda esta análise foi desenvolvida para dar sustentação ao argumento do mercado de cinema de que este vem sendo imposto a cumprir com medidas muito mais rígidas do que outros setores, como o de restaurantes.
O estudo corrobora alguns mapeamentos realizados na Europa constatando de que não houve nenhuma infecção de Covid-19 que pudesse ser rastreada até alguma exposição dentro da sala de cinema.
Mais do que isso, neste momento a Alemanha vem passando por uma nova onda da doença, impulsionada pela variante Ômicron, então, as autoridades responsáveis por estabelecer as regras de controle da doença pretendem juntar as informações trazidas neste estudo para reunir e implementar o melhor conjunto de medidas que sejam totalmente efetivas para os cinemas, para além do uso de máscaras e vacinas, já comprovados como eficazes.
Compartilhe:
- 1 medalha