13 Dezembro 2021 | Leandro Matos
"Amor, Sublime Amor" chega aos cinemas criando grandes expectativas para o Oscar
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A temporada do Oscar está chegando às suas últimas estreias em dezembro, e um dos títulos mais esperados e enigmáticos era Amor, Sublime Amor, refilmagem conduzida por Steven Spielberg de um dos maiores ganhadores do Oscar de todos os tempos. O original levou os prêmios de filme, direção, ator e atriz coadjuvantes e vários técnicos, e havia uma grande expectativa em saber se a nova versão faria jus ao clássico dos anos 60.
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De acordo com as primeiras críticas, a aposta de refilmar um título tão reverenciado – o que é sempre um risco - deu certo. A nova versão foi muito elogiada, e as incertezas sobre sua força na temporada de prêmios se desfez: Amor, Sublime Amor é considerado um dos títulos mais fortes para o Oscar no início do ano que vem.
Amor, Sublime Amor conta a história de Tony (Ansel Elgort) e Maria (Rachel Zegler), dois jovens que se apaixonam apesar da rivalidade de seus grupos, os Jets e os Sharks. A história, inspirada em Romeu e Julieta, foi um sucesso na Broadway no final dos anos 50 e gerou uma primeira versão cinematográfica que se tornou reverenciada.
Como acontece todos os anos, o Oscar movimenta conversas, atenções e, principalmente, movimenta dinheiro. Os principais títulos ganham uma sobrevida nos cinemas e em casa, gerando mais receita e elevando o passe de seus atores e diretores. Como sempre acontece também, alguns títulos muito falados acabam perdendo força na corrida final, como foi o caso de Hurricane – O Furacão, em 1999, enquanto outros surgem sem muita expectativa e se tornam grandes indicados, como aconteceu com O Lobo de Wall Street e Vice.
Esse ano, os grandes favoritos já estão relativamente claros. Além de Amor, Sublime Amor, Belfast, de Kenneth Branagh e Ataque dos Cães, de Jane Campion, saíram do circuito dos festivais com grande popularidade e um excelente boca-a-boca, e Belfast ganhou o prêmio de público no Toronto International Film Festival, uma das prévias mais certeiras do Oscar. Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson e Nightmare Alley, de Guillermo del Toro, são os últimos filmes do Oscar a estrear, e o filme de Anderson está particularmente bem cotado.
Entre os atores, Will Smith está chamando a atenção com King Richard, e é considerado o favorito já há alguns meses. Benedict Cumberbatch, de Ataque dos Cães e Andrew Garfield, por Tick, Tick... Boom também estão muito bem cotados. Não Olhe para Cima trouxe Leonardo DiCaprio para várias listas, e se ele for realmente indicado, é bem possível que algum coadjuvante de seu filme suba na lista junto com ele. DiCaprio puxou atores para uma indicação de coadjuvante em todas as suas indicações: Alan Alda por O Aviador, Djimon Hounsou por Diamante de Sangue, Jonah Hill em O Lobo de Wall Street, Tom Hardy por O Regresso e Brad Pitt em Era uma Vez... em Hollywood. Em alguns desses casos, como Alda e Hill, ninguém estava esperando pelas indicações. Ou seja, DiCaprio tem esse poder, e não se deve desconsiderar que ele faça o feito novamente.
Já entre as atrizes, o campo está mais bem definido do que entre os atores. Kristen Stewart é a franca favorita por Spencer desde que as primeiras imagens surgiram, ainda no trailer. Stewart é uma atriz que tem crescido nos últimos anos, e finalmente chegou a hora de ela ser reconhecida por seu talento. Jessica Chastain, por The Eyes of Tammy Faye também entrou na lista desde os festivais, e o apoio ao trabalho de Nicole Kidman, interpretando Lucile Ball, está crescendo com força.
Houve, no entanto, um filme que estava com grande expectativa e implodiu depois de lançado: Casa de Gucci. Todo mundo esperava que o longa dominasse a temporada, mas depois das primeiras exibições aconteceu com ele o que também acontece todo ano com pelo menos um título: chegou cheio de expectativa, mas não conseguiu converter isso em sucesso nas indicações. Parece difícil, nesse momento, imaginar que Gucci chegue ao Oscar com muitas indicações. As duas maiores possibilidades, por enquanto, são Lady Gaga e Jared Leto.
Amor, Sublime Amor estreou no dia 9 de dezembro nos cinemas brasileiros, e os últimos títulos da temporada do Oscar estreiam nas próximas semanas.
Leandro Matos: Formado em Cinema e em Roteiro pela Estácio de Sá, com cursos de roteiro na Columbia University, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e com Robert McKee, é roteirista dos longas-metragens Amor.com, Divã a 2 e Minha Família Perfeita. Estreou na tv escrevendo para o seriado Cilada, criou as séries Os Figuras e De Cabelo em Pé e participou de diversas outras séries como Samantha!, A História Bêbada e Se Eu Fosse Você – A Série. Fora de roteiro, trabalhou no Festival do Rio por 11 anos na equipe de Eventos Sociais e no Show Búzios como coordenador de Receptivo e Hospedagem. Atualmente mora em Toronto, onde escreve seu primeiro longa para o mercado canadense, além de projetos para a Imagem Filmes e Disney Plus.
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