07 Dezembro 2021 | Renata Vomero
Telecine lança estudo sobre hábito de consumo de filmes do brasileiro
O gênero ainda está entre as maiores preferências do público
Compartilhe:
Em parceria com a Plataforma Gente, o Telecine divulgou um estudo realizado em outubro de 2021 sobre os hábitos de consumo de filmes do brasileiro. Segundo a análise, 94% dos entrevistados dizem gostar ou gostar muito de filmes.
Publicidade fechar X
E tem mais, 53% dos brasileiros dizem assistir de 4 a 7 filmes na semana, número alto, não é? Mas isso é: em casa. O estudo do Telecine traz um importante apontamento e que sempre é preciso ser ressaltado, há no Brasil um número ainda muito baixo de salas com relação à população. Os números atualizados de outubro divulgados pela Ancine apontaram para 2772 salas em operação no Brasil. Valor que pode crescer devido ao abrandamento da pandemia, mas antes dela o número era de 3500 salas, ainda um resultado baixo para o tamanho do país e sua população.
Um dado relevante trazido pela análise é de que apenas 10% dos municípios brasileiros contam com salas de cinema, o que deixa muita gente com a televisão como única opção para ver filmes. 53% das salas de cinemas estão concentradas no sudeste, enquanto 7% estão no norte.
Filme é o gênero favorito do público, representando 25% do favoritismo, seguido por séries (15%), infantil (11%) e reality show (11%). Na TV por assinatura este também é o gênero favorito do público, com 94% de aprovação, seguido de séries com 90%.
Outras informações interessantes levantadas é de que 43% dos brasileiros preferem assistir a filmes na TV por assinatura comparado a outros meios, como o próprio streaming. 60% gostam de ver um filme que nunca tenham visto antes, mas não precisa ser necessariamente um lançamento. Já 59% prefere zapear do que procurar por um filme ou séries nos apps de streaming e 58% não gostam de ter que pensar para se planejar antes de ver um filme, ou seja, é uma atividade que surge muitas vezes de forma espontânea.
O Telecine também mapeou as emoções que as pessoas sentiram ao ver um filme na plataforma, 28% sentiram prazer, 27% encantamento e também 27% disseram ser “meu momento”. Nesse sentido, ver filmes é apontado como uma ótima atividade para relaxar e desconectar da realidade e dos problemas.
Quanto à relação com a tela grande, 73% disseram que muitas vezes a possibilidade de ver algo em casa, no sofá, os faz desistir de ir ao cinema. A preferência por filme também se dá pela facilidade de ter início, meio e fim, além de ser uma atividade que pode ser compartilhada entre amigos e família.
E nesse sentido, 81% preferem assistir a filmes acompanhados, seja daquele crush, da família, amigos ou outros. A comida não pode faltar e aquele famoso snack, que inclui a tradicional pipoca, é a preferência dos consumidores, sendo apontado por 84% deles, acompanhado de suco ou refrigerante, apontado por 91% dos entrevistados.
O público mais jovem prefere uma boa maratona e já aqueles com mais de 55 anos gostam da ideia de ter um momento com um conteúdo que tenha início meio e fim. Os jovens entre 35 e 44 anos são fãs de rever filmes e acham que isso não tem um ritual.
O estudo ajuda o mercado a entender alguns dos mais importantes caminhos para se chegar ao grande público. Se a preferência por filme está consolidada, existe aí um trabalho importante que pode ser feito para levar mais opções de cinema para as audiências. Se o sofá de casa ainda é o lugar preferido, talvez seja questão de tempo até que a poltrona da sala escura também ocupe um espaço importante no coração do brasileiro, afinal, há vontade, talvez falte maior acesso e facilidade para que estes conteúdos sejam consumidos nesses espaços.
Para conferir a pesquisa completa, é só acessar o link
Compartilhe:
- 2 medalha