08 Novembro 2021 | Thiago Pavarino
"Querido Evan Hansen"
Compartilhe:
Distribuído pela Universal, “Querido Evan Hansen” será lançado nos cinemas no próximo dia 11 de novembro. O filme é uma adaptação do famoso musical da Broadway, que teve sua estreia em 2016 e venceu seis prêmios Tony, incluindo melhor musical e melhor ator para Ben Platt.
Publicidade fechar X
O personagem do título, Evan Hansen, é aluno do último ano do ensino médio e possui transtorno de ansiedade, o que inibe sua capacidade de se conectar com outras pessoas e fazer amigos. Após a morte de um de seus colegas de classe, ele inventa uma mentira que o aproxima da família do menino, ao mesmo tempo que permite que Evan ganhe seu próprio senso de propósito.
A versão musical para a Broadway foi aclamada pela crítica em sua estreia, principalmente pela atuação principal de Ben Platt, pelas letras e pelo libreto, e se tornou um grande sucesso de público. A obra também encorajou discussões relevantes sobre temas como doenças mentais e o suicídio de jovens ao abordá-los em sua história. Contando com canções originais compostas por Benj Pasek e Justin Paul (responsáveis pelas trilhas de “La La Land” e “O Rei do Show”) e escrito por Steven Levenson (showrunner da minissérie “Fosse/Verdon”), o musical ganhou diversos prêmios. Além de levar um Tony por seu papel como Evan Hansen, Ben Platt também foi vencedor de um Grammy (dividido com o elenco e compositores) e um Emmy por sua performance da música “You Will Be Found” no programa de TV estadunidense Today.
Novas montagens da peça teatral logo começaram a ser produzidas, originando uma turnê pelos Estados Unidos e novas produções em locais como Canadá e Londres. Em 2018, também foi lançada uma adaptação para a literatura, permanecendo por uma semana na lista dos livros mais vendidos do The New York Times.
Em novembro de 2018 foi anunciado que a Universal Pictures produziria uma versão cinematográfica baseada no musical. Logo, o diretor Stephen Chbosky (de “As Vantagens de ser Invisível” e “Extraordinário”) foi contratado, e o autor do musical Steven Levenson começou a escrever o roteiro do filme. Curiosamente, Marc Platt, pai do ator Ben Platt, é um dos produtores do filme. Indicado três vezes ao Oscar, a carreira do executivo inclui sucessos tanto no cinema com “Legalmente Loira”, “Ponte de Espiões” e “La La Land”, quanto na Broadway com “Wicked”.
Após ter trabalhado por duas temporadas com Ryan Murphy na série “The Politician” para a Netflix, Ben Platt se comprometeu a reprisar o papel de Evan Hansen na versão para os cinemas. Em entrevista à Vanity Fair, Stephen Chbosky explicou que o objetivo principal do longa-metragem era capturar e imortalizar a atuação de Platt. Logo, mais nomes famosos em Hollywood se juntaram ao elenco, como Amy Adams, Julianne Moore e Kaitlyn Dever.
Com as filmagens iniciadas em agosto de 2020, durante a pandemia do COVID-19, o filme foi rodado em Los Angeles e Atlanta. As performances vocais foram gravadas quase inteiramente ao vivo no set, especificamente para garantir que os vocais de Ben Platt soassem tão reais e autênticos quanto possível quando ele canta em cena.
Após o lançamento do primeiro trailer, a aparência do protagonista foi duramente criticada, com os espectadores comentando que Platt, aos 27 anos, parecia velho demais para interpretar um adolescente. O ator comentou sobre a polêmica à Variety, comparando sua idade a dos atores que interpretaram os estudantes do clássico musical “Grease”.
O filme teve sua estreia mundial como a apresentação de gala da noite de abertura do Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2021, de forma híbrida, virtualmente e nos cinemas. Após o anúncio da escolha do longa-metragem, o codiretor e diretor artístico do TIFF, Cameron Bailey, declarou: “Não havia dúvidas de que Querido Evan Hansen era o filme ideal para lançar o festival este ano...Este filme é basicamente sobre cura, perdão e reafirma quão conectados e essenciais todos nós somos uns com os outros. Não poderíamos pensar em uma ideia mais importante para comemorar este ano, pois nos reunimos mais uma vez para compartilhar o poder e a alegria do cinema nos cinemas.”
O filme foi lançado nos EUA no dia 24 de setembro, se deparando com uma bilheteria abaixo do esperado e enfrentando duras críticas. As performances de Adams, Moore, Dever e Amanda Stelberg foram elogiadas, enquanto Platt defendeu a sua escolha para o papel principal. O ator explicou que o filme dificilmente seria feito sem a sua presença, já que ele originou o papel no teatro com grande sucesso e anteriormente o desenvolveu em workshops por três anos.
Depois de “Em um Bairro de Nova York”, lançado em junho, “Querido Evan Hansen” é o segundo grande musical da Broadway a chegar na tela grande em 2021. O próximo da fila é a nova adaptação de “Amor, Sublime Amor”, dirigida por Steven Spielberg.
Confira “Querido Evan Hansen” nos cinemas a partir de 11 de novembro e verifique as medidas restritivas relativas à pandemia do coronavírus na sua cidade.
Thiago Pavarino: Formado em Cinema pela PUC-Rio, foi responsável por análise e desenvolvimento de projetos na Total Entertainment de 2013 a 2018. Thiago coordenou de 2012 a 2017, o RioMarket, área de negócios do Festival do Rio. Compôs a equipe de outros eventos dedicados ao mercado audiovisual como a Expocine, Rio2C, CCXP e Escola de Séries. Também serviu como diretor de produção para o documentário “Streetkids United II - The Girls from Rio”, produzido por Stephen Daldry, e foi assistente de produção executiva dos longa-metragens “Amor.com” (2017), “Não se Aceitam Devoluções” (2018), “Crô em Familia” (2018) e “Minha Família” (2021).
Compartilhe:
- 0 medalha