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21 Outubro 2021 | Renata Vomero

WarnerMedia divulga balanço financeiro e reafirma compromisso com os cinemas

Números da HBO e HBO Max cresceram no mercado internacional

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(Foto: Warner)

O terceiro trimestre fiscal da WarnerMedia teve fim em setembro e com isso o conglomerado apresentou os principais resultados do período. Um dos destaques foi a queda de assinantes da HBO e HBO Max na América do Norte, de 1,8 milhão de clientes, mas equilibrada pelo crescimento internacional.

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Os executivos da empresa, no entanto, atribuem essa queda pelo fato de terem tirado a assinatura do serviço dos Canais Prime da Amazon, para investirem na relação direta com os clientes. Desta forma, na América do Norte, a plataforma conta com 45,2 milhões de assinantes.

Já com o mercado internacional, o caminho foi o inverso, a HBO Max soma agora 69,4 milhões de clientes globais, um crescimento de quase 2 milhões no período. Muito disso impulsionado justamente pelo lançamento do serviço na América Latina no fim do segundo trimestre. Na região os filmes não contam com lançamento simultâneo entre o streaming e os cinemas.

Com isso, a expectativa da empresa é chegar até o fim do ano com aproximadamente 70 a 73 milhões de clientes e, claro, está investindo alto para conseguir isto. As apostas estão em Duna, que chega esta semana na plataforma na América do Norte, a série Succession e em Matrix Resurrections, que marca a volta da saga 20 anos depois de sua estreia.

E aí entra aquilo que já foi dito diversas vezes: no final de dezembro acaba este acordo com os cinemas de as estreias serem simultâneas na HBO Max e o mundo da exibição pode voltar a girar normalmente, ou assim esperamos.

“O que aprendemos é que o cinema continua a importar, acreditamos que eles farão diferença nas próximas décadas e estamos orgulhosamente investindo neles”, disse o CEO da WarnerMedia, Jason Kilar, que já admitiu diversas vezes que se arrepende da forma como conduziu a decisão dos lançamentos simultâneos.

No entanto, a Warner destaca que, embora possa ter havido este erro, a major, por meio desta estratégia, conseguiu oferecer aos exibidores títulos super atrativos ao público, no momento em que eles precisavam disso para movimentar as salas.

“Em termos de caminho a seguir, nos comprometemos com 2022, e essa é a visibilidade que temos, com uma combinação de duas coisas”, disse Kilar. Reforçando, desta forma, o planejamento do ano que vem. Para além dos lançamentos exclusivos nos cinemas, que chegarão na plataforma 45 dias depois da estreia, a Warner também investirá em produções originais para o streaming, também pensando em atrair assinantes.

A empresa, que está caminhando para se fundir com a Discovery (ainda faz parte da AT&T),  tem como meta ser um dos maiores streamings do planeta, ou melhor, um dos três. “Podemos servir a família inteira, bem como dar às pessoas aquele tipo incrível de séries e programas centrados no fã. Estamos realmente reforçando os esforços e investimentos em ambas as áreas e é por isso que estamos gastando tanto dinheiro em nosso conteúdo”, comentou Ann Sarnoff, CEO da WarnerMedia Studio. 

Ela reforçou o line-up dos próximos meses, como The Batman, Adão Negro e Aquaman 2, todos lançamentos muito esperados nos cinemas e parte do universo da DC. Além disso, chegará na TV e no streaming o derivado de Game of Thrones, um dos maiores fenômenos dos últimos anos, que se chamará The House of Dragon e estreará no primeiro trimestre do ano que vem.

Quando Sarnoff diz que quer estar entre os três maiores serviços, deve se referir à Netflix e Disney+, apontados como os líderes no meio. Para além disso há diversas análises que apontam que no futuro pós-pandemia os espectadores ficarão saturados dos streamings, também de seus pagamentos, e deverão ficar com cerca de três assinaturas apenas, a briga é para estar neste top 3. Desta forma, os executivos da WarnerMedia projetam que a HBO Max chegue em 150 milhões de assinantes até 2025.

Voltando aos números do trimestre, a receita da empresa cresceu 14,2% chegando a US$8,4 bilhões. O aumento foi impulsionado pela maior oferta de conteúdos, bem como a recuperação parcial da pandemia, o que tem feito os cinemas ficarem mais movimentados. Sendo assim, o lucro da Warner cresceu 16%, indo de US$1,9 bilhão para US$2,2 bilhões.

Brasil

Os investimentos para conteúdos originais e locais estão altos. Nesta mesma semana a HBO Max do Brasil anunciou a contratação de Flávia Lacerda e Joana Jabace. Flávia atuará no desenvolvimento de títulos de ficção, além de dirigir projetos futuros para a plataforma de streaming. Joana será responsável por desenvolver projetos para toda a América Latina, da escolha do tema, do artístico e da equipe, até supervisionar orçamentos e assinar a direção artística de filmes e séries.

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