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04 Outubro 2021 | Renata Vomero

Fim de semana de recordes anima indústria e eleva otimismo para o futuro

Estreia internacional de 007 e abertura doméstica de "Venom" são os grandes destaques

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(Foto: Universal/Sony)

Outubro mal começou e já vem mostrando ao que veio. Com alguns dos aguardados títulos adiados durante a pandemia finalmente chegando ao público, os números estão dando a resposta que muitos queriam ouvir. O cinema voltou mesmo!  Pois é, na América do Norte, Venom: Tempo de Carnificina (Sony) fez a maior abertura da pandemia, maior inclusive que seu antecessor. Já 007 – Sem Tempo Para Morrer (Universal) bateu recorde de abertura internacional. Os dados são da Comscore.

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Os números deste fim de semana estão soando como música para os ouvidos dos estúdios e exibidores. Começando pela estreia de Venom: Tempo de Carnificina, na América do Norte, onde o longa foi antecipado depois do sucesso de Shang-Chi. E o reposicionamento funcionou demais já que 007 – Sem Tempo para Morrer (Universal) estreia apenas nesta sexta-feira (8) por lá, exatamente o inverso da programação brasileira.

De qualquer forma, o longa da Sony, que traz Tom Hardy de volta ao papel do simbionte alienígena, faturou nada mais, nada menos do que US$90,1 milhões em sua abertura na região, tornando-se, assim, a maior estreia da pandemia e a segunda maior estreia para o mês de outubro, que tende a ser mais fraco. O primeiro lugar até o momento pertence ao Coringa (Warner), de 2019, que fez abertura doméstica de US$96,2 milhões.

O resultado de Venom fica ainda mais impressionante quando comparado ao seu antecessor, lançado em 2018 e que somou bilheteria global de mais de US$850 milhões. O filme fez abertura doméstica de US$80,3 milhões na época. Ou seja, Venom: Tempo de Carnificina não só se torna a melhor abertura da região durante a pandemia, como também vai além e supera os números de antes dela.

O filme é dirigido pelo queridíssimo Andy Serkis e teve orçamento de cerca de US$110 milhões, ou seja, está bem próximo de se pagar tendo estreado apenas em dois territórios, alcançando neles a soma de US$103,9 milhões. O filme estreia na maior parte dos mercados nesta semana, incluindo no Brasil, onde a Marvel tem uma presença inegável.

Já quando falamos de 007 – Sem Tempo Para Morrer (Universal), os resultados não são menos impressionantes. O longa entrou em cartaz no mercado internacional (sem a América do norte), em 54 territórios, garantindo o número recorde de US$119 milhões. Primeira abertura internacional de Hollywood na pandemia a ultrapassar os US$100 milhões, sem a crucial estreia na China. Mas ela virá, diferente da maior parte dos blockbusters de Hollywood, já que o novo filme de James Bond está programado para estrear na China em 29 de outubro, o que deve alavancar ainda mais os resultados.

Bom, o que ambos os títulos têm em comum que anima ainda mais a indústria? Isso mesmo, a exclusividade dos cinemas. Ambos chegam provocando expectativas enormes no público, um prometendo a amarração com universo do Homem-Aranha e o outro trazendo a despedida de Daniel Craig no papel do agente secreto mais famoso dos cinemas, e os fãs só podem ver isso nas telonas.

Brasil

Depois de semanas de queda sem uma grande estreia desde Shang-Chi. 007 – Sem Tempo para Morrer faz os números crescerem novamente. O longa faturou R$6,9 milhões com a venda de 321,8 mil ingressos e deve crescer mais, tendo em vista o feriado do próximo fim de semana.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis consolida seu sucesso ultrapassando a marca dos 2 milhões de espectadores, único título entre as dez melhores performances do fim de semana a conseguir o feito, inclusive, de chegar a casa do milhão de ingressos vendidos.  O longa faturou agora R$1,9 milhão e fez público de 106,3 mil pessoas.

Patrulha Canina – O Filme (Paramount) vem sendo a opção preferida das famílias há um mês. O longa já soma quase R$9,5 milhões com a venda de 570 mil ingressos. Agora, a animação faturou R$883,4 mil e contou com 51,2 mil espectadores.

A estreia de Ainbo – A Guerreira da Amazônia (Paris) vem como a novidade também para este público. O filme, que traz uma importante mensagem de conscientização, fez abertura de R$581,2 mil e vendeu 34 mil ingressos.

A Casa Sombria (Disney) se destacou entre os longas de terror. O filme arrecadou R$552,9 mil e levou 30,7 mil pessoas aos cinemas.

A soma dos dez filmes de melhor performance deste fim de semana levaram a uma renda de R$11,6 milhões, com a venda de 584,4 mil ingressos.

Refletindo os números trazidos pela Comscore, a  Ingresso.com divulgou os filmes que mais venderam ingressos em sua plataforma. 007 - Sem Tempo Para Morrer dominou com folga o ranking entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. Em seu final de semana de estreia, o 25º longa da franquia foi responsável por 76% dos tickets vendidos no período, seguido por Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, que liderava até então a preferência dos fãs por quatro semanas consecutivas.

Destaque para Venom: Tempo de Carnificina, na terceira posição, ainda em pré-venda. O longa da Marvel chega às salas na próxima quinta-feira, dia 7. Patrulha Canina - O Filme se manteve entre os mais adquiridos, agora em quarto lugar e Ainbo: A Guerreira da Amazônia, que estreou neste final de semana, completa o ranking.

América do Norte

Como já dito acima, a estreia de Venom: Tempo de Carnificina foi responsável por faturar US$90,1 milhões e se tornar a maior abertura da região na pandemia.

Seguido dele, no entanto, vem outra abertura que fez um desempenho bastante simpático.  É a animação A Família Addams 2 – Pé na Estrada (Universal) que faturou US$18 milhões em sua estreia na região. No Brasil, o longa será lançado próximo ao Halloween, em 28 de outubro.

Há cinco semanas nos cinemas, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Disney) arrecadou US$6 milhões, conquistando o acumulado de US$206 milhões. Impressionante performance dentro dos padrões da pandemia, até o momento a melhor delas na América do Norte.

Global

Embora Venom e 007 tenham se destacado no fim de semana, a liderança da bilheteria global não ficou com nenhum dos dois, mas sim com The Battle at Lake Changjin’, longa chinês que abriu no país com nada mais, nada menos do que US$201,3 milhões, estando em cartaz apenas no território.

E aí, de fato chega 007 – Sem Tempo Para Morrer (Universal) que faturou seus  US$119,1 milhões no mercado internacional, mirando em uma boa abertura na América do  Norte nesta sexta-feira (8) e na China no fim do mês.

Venom: Tempo de Carnificina (Sony) soma US$103,9 milhões, sendo US$13,8 milhões da abertura na Rússia, único território fora da América do Norte onde o filme entrou em cartaz. Na maior parte do mundo o longa estreia nesta semana, incluindo no Brasil.

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