30 Setembro 2021 | Renata Vomero
Fundação CSN e DOCSP lançam podcast Documentários Transformam
Programa é apresentado pela jornalista Ana Paula Sousa
Compartilhe:
O Edital Documentários Transformam, recentemente lançado em uma parceria entre a Fundação CSN (projeto Histórias que Ficam) e o DOCSP (Good Pitch Brasil), é o ponto de partida do podcast Documentários Transformam, apresentado pela jornalista Ana Paula Sousa.
Publicidade fechar X
O programa tem como proposta trazer uma série de conversas semanais com realizadores, produtores e distribuidores para debater sobre o potencial das campanhas de impacto no mercado audiovisual.
O primeiro episódio já está disponível em todas as plataformas digitais e também no site oficial do projeto. “Documentários são capazes de transformar a realidade?” é o tema do primeiro papo entre Ana Paula e os convidados Luis Zaffaroni, fundador da DOCSP e responsável pelo Good Pitch Brasil; e Natasha Neri (Auto de Resistência), jornalista, cineasta, Mestre em Antropologia e pesquisadora nas áreas de Justiça Criminal e Direitos Humanos.
O podcast caminha ao lado do edital, aberto em 16 de setembro até 15 de outubro, e que tem como objetivo fomentar estratégias de distribuição que colaborem na discussão de temas relevantes para a sociedade brasileira, além de habilitar profissionais e produtoras do meio audiovisual para o desenvolvimento de campanhas de impacto.
Confira abaixo os temas e convidados dos próximos episódios:
Episódio 2 - Que tipo de impacto um documentário pode causar?
Um filme pode causar impacto de formas diferentes. Ele pode trazer um tema à tona, destacando algo que é familiar a muita gente, mas não teve ainda a esperada relevância. Pode investigar aquilo que ainda está oculto. Ou pode também humanizar visões arraigadas sobre determinados assuntos. Os documentários de impacto têm diferentes propósitos e formas e a semente da transformação está sempre na origem do projeto. Mas para que a mudança efetivamente aconteça, são necessárias também estratégias de distribuição capazes de potencializar o alcance do filme e do tema.
Convidados: Marcelo Diaz, diretor de “Maria Luiza”; e Sabrina Nudeliman, diretora de conteúdo da Elo Company.
Episódio 3 - Como engajar o público e conquistar novas audiências?
Assim como o filme, a campanha de impacto deve ter uma narrativa capaz de gerar engajamento. Essa narrativa deve estar colada àquilo que o documentário apresenta e o potencial da campanha dependerá sempre do próprio potência artístico do filme.
Para construir uma audiência nova é preciso buscar públicos que se mostrem sensíveis ao tema e sejam capazes de promover mudanças. Muitas vezes, pessoas, empresas ou intituições que já trabalham com determinada causa são incluídas nessas ações de engajamento.
Convidados: Estela Renner, diretora e co-fundadora da Maria Farinha Filmes; e Belisario Franca, diretor de Menino 23 e Paradoxo da Democracia.
Episódio 4 - Como desenvolver uma campanha de impacto?
Um documentário, para ser considerado de impacto, precisa necessariamente carregar em sua estratégia de comunicação e distribuição uma campanha de impacto. Esse trabalho, na maioria das vezes, é feito por um produtor especializado, que deve articular o contato com públicos específicos e estabelecer alianças e parcerias. Caberá a esse profissional criar oportunidades de inserir o documentário no mercado de diferentes formas e desenvolver estratégias, complementares ao plano de distribuição tradicional.
Convidados: Rossana Giesteira, diretora de Mobilização e Engajamento do Good Pitch Brasil; e Rodrigo Díaz Diaz, produtor de impacto de Limiar.
Compartilhe:
- 1 medalha