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23 Setembro 2021 | Renata Vomero

Com heroína feminina, "Garota da Moto" leva sucesso da televisão para o cinema

Lançado em duas temporadas no SBT, produção busca novos públicos nas telonas

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(Foto: Divulgação)

Lançada entre 2016 e 2019, a série A Garota da Moto, exibida pelo SBT, fez sucesso entre o público jovem na televisão, o que levou seus criadores, David França Mendes e João Daniel Tikhomiroff, a pensarem em expandir este universo para as telonas, criando uma sinergia de público e mídia. Desta ideia, saiu o filme Garota da Moto (Downtown/Paris), que estreia hoje nos cinemas.  

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Já foi durante a segunda temporada que a ideia começou a ganhar corpo, com a série batendo 16 pontos de audiência no horário nobre e sendo vista, em maior parte, pelo público jovem, herdeiro das novelas infanto-juvenis da emissora.  

Produzido pela Mixer Filmes, o conceito do filme não demorou a agradar os parceiros da Downtown Filmes e Paris Filmes, que cuidam da distribuição, além da Fox, que entrou como coprodutora. No entanto, o longa enfrentou alguns desafios, como o imbróglio da Ancine, em 2019, e o fato da atriz principal ter engravidado logo quando as filmagens iam começar. Foi aí que os produtores optaram por trazer Maria Casadevall para viver a protagonista Joana.  

“Criamos uma história totalmente inédita e, como era para cinema, fugimos do folhetim e fomos para a linguagem mais de cinema, buscando uma linha até mais próxima de história em quadrinhos, com contrastes fortes. Foi quando convidei Luís Pinheiro para dirigir o filme, já tínhamos trabalhado juntos algumas vezes. Achei que ele traria um outro olhar para o projeto, porque queríamos mudar. Ele que sugeriu a Maria Casavedall, e nas entrevistas e trocas vimos que ela seria incrível, o mesmo aconteceu com o Kevin Vechiatto, que tinha acabado de fazer o Cebolinha”, ressaltou João Daniel Tikhomiroff, em entrevista ao Portal Exibidor.  

As mudanças de elenco reforçam essa ideia de sinergia ou crossmedia na opinião do produtor, da mesma forma que diversas franquias já fizeram, inclusive as de super-heróis, um universo que este longa bebe diretamente da água.  

Com essas transformações - não todas, já que parte do elenco seguiu no filme -, existe a possibilidade de manter o público fiel à série, mas também atrair novas audiências, essas que podem passar a consumir toda a franquia, que ainda pode continuar. Inclusive, depois do sucesso no SBT, a série ganhou distribuição mundial pela Amazon Prime Video. 

“Cada vez mais, até o próprio fenômeno dos streamings estão comprovando isso, as formas de consumir e contar histórias estão se ampliando e se misturando. A distância entre um filme de cinema, de streaming ou para a televisão, está menor, misturada. A decisão está na mão do espectador, de quem vai consumir, ele que escolhe como vai ver, que hora. Isso faz com que ele se habitue a transitar entre as telas e isso ajuda com que este conteúdo, que também transita, converse com essa variação de público.  Cada vez mais esse trânsito entre as janelas é maior, temos ótimos exemplos internacionais nesse sentido”, explicou João.  

Outro ponto positivo para o filme, claro, é o protagonismo feminino, que ganha vida na personagem Joana, uma mulher que luta por justiça, cuida e protege o filho sozinha e garante uma boa dose de ação na telona. Um banquete completo para o público, principalmente o feminino, ainda tão carente de se ver em tela.  

“Ter uma personagem como a Joana, que tem essa postura da justiceira, é um momento importante, porque as mulheres vendo que podem se defender, que não podem admitir serem agredidas, seja como for. Ela tem seu espaço, é uma mãe solteira, tem todos os elementos que compõem o personagem, que exemplifica muito as mulheres brasileiras, também de mostrar às mulheres que podem se empoderar e ter seu espaço. Ter uma personagem como a Joana, tendo essa jornada de herói, é muito importante, porque as mulheres brasileiras são grandes heroínas, frente a tantos problemas que elas superam”, finalizou o produtor.  

Estrelado pela atriz Maria Casadevall, o filme de ação é dirigido por Luís Pinheiro e foi produzido pela Mixer Films, com co-produção da 20th Century Fox. A distribuição é da Paris Filmes/Downtown Filmes. No elenco estão também Duda Nagle, Naruna Costa, Roberto Birindelli e Kevin Vechiatto, entre outros atores. 

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